em

Usar álcool na limpeza doméstica: sim ou não?

Mais do que usar álcool para limpar a casa, precisa saber qual tipo de álcool escolher
pode usar álcool na limpeza doméstica
Crédito: Freepik

O álcool é usado por muitas pessoas como produto de limpeza na cozinha, no banheiro, na sala e afins. Parece que serve para tudo. Com tantos produtos próprios para limpeza de cada parte da casa, será que deveria usar álcool na limpeza doméstica? Saiba agora e conheça os tipos mais adequados.

Álcool pode ser usado na limpeza doméstica?

usar álcool na limpeza doméstica
Crédito: Freepik

Sim, o álcool pode ser usado na limpeza doméstica, mas antes de tudo é importante saber que existem, três tipos de álcool: 46%, 70% e 92,8%.

O álcool 46% é o recomendado para limpeza geral da casa, mas ele não desinfeta. Se a intenção for matar as bactérias do ambiente, use do tipo 70%. Pode parecer o contrário, mas o álcool 92,8% não faz uma boa desinfecção dos ambientes, além de ser muito mais caro e proibido de ser vendido no mercado.

Mesmo sabendo quando usar cada tipo de álcool, deve ter em mente que esse produto resseca ou solta a tinta de determinados revestimentos, então poderá comprometer a estética da sua casa. Use apenas quando for necessário.

Dicas e cuidados a ter ao usar álcool na limpeza

Não há segredo na hora de usar, agora que sabe quando optar pelo álcool 46% e pelo 70%. Apenas veja esses cuidados que deve ter:

Respeite a dosagem do produto

Quando for utilizar o álcool na limpeza, precisa ler no rótulo qual é a quantidade recomendada para cada tipo de uso. Se usar de menos ou mais do que o necessário, o efeito do produto pode ser anulado e ele não vai matar as bactérias.

Evite álcool no piso e tecidos

Prefira usar álcool para fazer a limpeza de superfícies pequenas, sempre aplicando apenas sobre a mancha. Quando for fazer isso, use um pano branco, pois o álcool pode fazer desbotar um tecido colorido e ele vai manchar ainda mais a superfície.

Evite misturas

Quando o álcool 46% é misturado com o desinfetante para que o piso da cozinha fique limpo, cheiroso e seque mais rápido, não é isso que acontece. Ao misturar o álcool, o desinfetante vai perder o seu efeito bactericida. Como o álcool 46% só serve para limpar e não para desinfetar, o piso vai continuar cheio de bactérias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
o que causa verrugas
O que causa verrugas?
drinks com catuaba
Drinks com Catuaba: 8 receitas para provar