como lidar com filhos desobedientes
Crédito: Freepik
em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo

Como lidar com filhos desobedientes com dicas essenciais

As crianças precisam de limites, mas sem agressividade. O que fizer a elas, é o que acreditarão ser o correto a fazer com os outros

A educação dos filhos é uma tarefa diária e mesmo que tenha mais de um, não existe padrão, pois cada criança possui uma personalidade diferente. A atenção e a conversa são dois fatores primordiais para criar filhos conscientes de como seu comportamento afeta sua vida e das pessoas em volta. Essa é, inclusive, a mesma regra para lidar com filhos desobedientes. É, sim, possível voltar atrás em maus hábitos praticados com os filhos para que eles se tornem pessoas melhores e mais felizes.

Veja também: como criar filhos gentis

4 Dicas para lidar com filhos desobedientes

Se você tem um filho que o desafia, negando obedecer as regras da casa, talvez ele esteja precisando de uma atenção especial, com paciência e dedicação.

Não há outra forma mais rápida ou simples de fazê-lo entender como a vida em sociedade funciona. Mesmo que você seja uma pessoa ocupada, seu pior erro é tratar a criança com indiferença ou como se fosse um adulto. Afinal, é em você que ele se espelha.

1. Lidar com filhos desobedientes exige paciência

As crianças precisam ser vistas como aprendizes, não como adultos que estão fugindo às regras que já conhecem. Por isso, os pais precisam ser pacientes, entretanto, devem combinar a paciência com os limites necessários para que os filhos entendam até onde podem ir. Faça isso sempre com atenção e respeito para que essas características sejam repetidas por eles.

2. Dar atenção e tratar com respeito

Uma grande falha dos pais na hora de lidar com filhos desobedientes é acreditar que eles não percebem quando são deixados de lado ou desrespeitados. Tratar a criança com grosseria, seja quando está sozinho com ela ou na frente de outras pessoas, irá machucá-la, criando uma visão negativa e de falta de confiança dela sobre você. É aí que se gera a desobediência.

3. Como lidar com a birra

Ter uma criança obediente é diferente de ter uma criança com medo e retraída, que não conseguirá se desenvolver sozinha ao longo da vida. Por isso que quando uma criança faz birra é importante explicar para ela a razão do “sim” e do “não”. Apenas dizer essas palavras vai deixá-la confusa, apelando para a birra novamente em uma próxima situação em que não puder fazer o que quiser.

Não force seu filho a mudar de comportamento imediatamente quando estiver com raiva. Deixe que ele se acalme para conversar sobre o que aconteceu, permitindo que ele reflita sobre a situação. Conversar em detalhes, ouvir e oferecer explicação sobre é o que traz resultados a longo prazo, além de acostumar a criança a agir assim com outras pessoas, sem agressividade, mas com compreensão.

4. Conheça o TOD – Transtorno Opositivo Desafiador

Há situações que se tornam um pesadelo para os pais, evoluindo para agressão. Nesse caso é válido considerar que a criança sofra de Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), que se manifesta pelos 6 ou 8 anos de idade.

As crianças com TOD não reagem bem à palavra “não”, sejam em casa, na escola ou outros ambientes de convívio social. São continuamente desobedientes às figuras de autoridade. Passam por momentos de explosão de raiva, buscam formas de irritar as pessoas e culpá-las pelas situações erradas.

Tratar essa série de comportamentos como uma simples birra pode tornar mais difícil a recuperação. Esse transtorno é uma patologia psiquiátrica que reúne fatores genéticos e ambientais. Por isso, apesar de as crianças terem uma predisposição ao problema, a atitude correta dos pais pode fazer com que nunca se manifeste ou apareça de forma bem leve.

Se os pais não souberem como lidar, um psiquiatra ou psicólogo poderá ajudar, sem a necessidade de medicamentos, mas com exercícios e práticas diárias que favoreçam a formação da empatia e da consciência da criança para com o mundo à sua volta.

Veja no vídeo mais dicas de como tornar mais eficiente e eficaz a sua comunicação com seus filhos para que eles deixem de ser desobedientes em qualquer idade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como preparar aveia

Como preparar aveia para incluir esse alimento saudável no cardápio

enroladinho de presunto e queijo

Enroladinho de presunto e queijo: 10 receitas deliciosas