em

Saiba como lidar com a ingratidão

Não tome para você um sentimento ruim que não é seu. Continue sendo bom e grato por si mesmo

lidar com a ingratidão
Crédito: Freepik

Muitas pessoas vivem magoadas porque não têm suas expectativas de gratidão atendidas. Ajudaram alguém querido em um momento difícil e sentiram-se descartadas quando a situação melhorou para a pessoa. Mas felizmente (sim, felizmente) você não tem total controle sobre os sentimentos e pensamentos dos outros. Cada um tem momentos e motivos para fazer o que faz. Saber lidar com a ingratidão é essencial para não se deixar abalar por essas situações.

Desprenda-se desse sentimento sofrido e deixe ir. Cada um cumpriu um papel na vida do outro e você não depende de uma demonstração de gratidão para seguir em frente. Inclusive, talvez tenha sido exatamente esse o papel do outro na sua vida naquele momento. Ensiná-lo a como lidar com a ingratidão. Portanto, tire bom proveito disso.

4 Dicas para lidar com a ingratidão

dicas de como lidar com a ingratidão
Crédito: Freepik

É ainda mais comum que relacionamentos afetados pela ingratidão sejam entre pessoas bem próximas, como familiares ou melhores amigos. Isso porque você costuma ter maior apreço e consideração pelo que alguém próximo sente, então, quando uma pessoa desse grupo é ingrata com você, também dói mais. Acontece que você precisa pensar sobre o tipo de ingratidão que sofreu. Nem sempre é por mal, pois cada um tem um jeito de ser e está tudo bem.

1. Entenda que as pessoas nem sempre estão conectadas

A ingratidão que uma pessoa sente no dia a dia, por pequenos cuidados que têm com o bem-estar de todos ao redor, é a mais comum e a que menos deveria afetar. Em um local de trabalho, por exemplo, ser gentil faz parte, mas nem sempre todos estarão conectados uns com os outros para perceberem que estão recebendo gentilezas e não vão ser gratos por isso. E não tem maldade nessa atitude, então não vale a pena sentir algo negativo pela pessoa. Essa é uma ótima maneira de lidar com a ingratidão.

2. Seja grato por si mesmo

Quem quer realmente praticar o bem e a gentileza, faz isso naturalmente porque faz parte do seu comportamento, sem esperar nada em troca. É claro que receber um reconhecimento de gratidão por algo bom que você fez é animador e aumenta a vontade de continuar fazendo. Porém, mesmo assim, você não pode depender dessa gratidão demonstrada para que a sua bondade faça sentido. Faça por você, em primeiro lugar. Porque essas atitudes fazem você ter orgulho de si mesmo.

3. A culpa não é sua

Quando sente que alguém foi ingrato com você, não pense que a culpa foi sua por não ter sido bom o suficiente. Se você deu o seu melhor, cumpriu sua parte. Não é sua responsabilidade como o outro vai se sentir. Gratidão e ingratidão têm significados diferentes para cada pessoa e precisa saber que nem todos vão reagir como você espera. Apenas deixe que cada um seja como é e siga em frente.

4. Converse

Às vezes você acha que está sendo injustiçado pela ingratidão alheia, mas quando resolve falar a respeito disso com a pessoa, acaba recebendo sinceras desculpas. Muitas vezes você fica criando monstros na mente, quando na verdade a outra pessoa nem percebeu que agiu com ingratidão. Nunca deixe de dizer o que está sentindo, pois quase sempre é disso que você precisa para resolver as coisas e ficar melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

cuidar de cabelo curto

Como cuidar de cabelo curto: 10 dicas para facilitar o dia a dia

garra-do-diabo

Garra-do-diabo: descubra para o que serve essa planta medicinal