em

Benefícios da lichia para a saúde

Essa fruta é saborosa e nutritiva, aproveite para consumir no verão
lichia
Crédito: Pixabay

De nome científico Litchi chinensis, a lichia é uma fruta originária das regiões quentes da Ásia. Ela tem uma polpa branca macia, enquanto sua casca é avermelhada e mais rústica. Justamente por ser nativa de climas mais quentes, é muito adaptável ao solo do Brasil e já caiu no gosto dos brasileiros. Conheça quais são os benefícios dessa fruta à saúde e veja dicas de como consumir.

Benefícios da lichia

benefícios da lichia
Crédito: Pixabay

Rica em vitaminas e minerais, ela atua em benefícios de várias partes do corpo. Especialmente quando inserida em uma alimentação bem saudável, combinando com outros vegetais.

1. Ajuda a reduzir o colesterol ruim no sangue

O colesterol chamado de ruim é o LDL, que fica acumulado na parede das artérias dificultando a passagem do sangue. Nela tem uma substância chamada proantocianidina, que estimula o bom colesterol a percorrer as paredes das artérias limpando o colesterol ruim.

2. Melhora a saúde da pele, das unhas e dos cabelos

O efeito antioxidante das vitaminas B e C nessa fruta são ótimos para manter as células saudáveis. Logo, a pele, as unhas e os cabelos também são beneficiados.

3. Mantém a boa saúde intestinal

Os vegetais ricos em fibras contribuem para um melhor processo digestivo, o que inclui o bom funcionamento dos intestinos. Esse efeito é obtido quando a fruta faz parte da dieta, combinada a outros alimentos ricos em fibras e em água.

4. Reduz o risco do desenvolvimento de tumores

Não há apenas uma razão que faz tumores se desenvolverem. Porém, ajuda muito manter as células saudáveis. Uma forma de fazer isso é comendo alimentos ricos em antioxidantes, que vão impedir que as células envelheçam precocemente e adoeçam.

5. Ajuda a controlar a pressão sanguínea

Como já mencionado, o colesterol ruim que fica preso nas paredes das artérias é um vilão para a saúde cardíaca. Para além dessa redução no colesterol, essa fruta também é rica em potássio, que ajuda a controlar o sódio no sangue. Assim, a pressão sanguínea se mantém mais equilibrada.

6. Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C é uma das mais populares quando o assunto é fortalecimento do sistema imune. Como ela tem uma boa dose dessa vitamina, se torna aliada de um organismo mais resistente para combater doenças.

7. Tem ação anti-inflamatória

Esse benefício está relacionado ao fortalecimento do sistema imune. Quando o corpo está pronto para tratar problemas de saúde ou ferimentos, fica mais fácil combater e reduzir as causas de inflamações. Isso não quer dizer que a fruta seja um remédio, apenas um reforço de manutenção do corpo.

Propriedades nutricionais

Por oferecer tantos benefícios ao organismo, a pequena e adocicada fruta é feita de um bom conjunto nutricional. Em cada 100 gramas, consome-se:

  • Valor energético: 62,5 calorias;
  • Proteínas: 0,83 grama;
  • Fibras: 1,04 grama;
  • Vitamina C: 71,88 miligramas;
  • Potássio: 166.67 miligramas;
  • Cálcio: 0 microgramas;
  • Magnésio: 10,42 miligramas;
  • Fósforo: 31,25 miligramas.

Se quiser ter o seu próprio pé dessa fruta, veja como plantar lichia em casa.

Lichia emagrece?

lichia emagrece ou não
Crédito: Pixabay

Pode-se dizer que ela é uma boa aliada do emagrecimento, pois contém polifenóis que ajudam a queimar gordura abdominal. Além disso, é pouco calórica e, com suas fibras, contribui com o prolongamento da saciedade e o bom funcionamento do intestino. Tudo isso é importante no processo de emagrecimento, dentro de uma dieta saudável e equilibrada.

Como consumir?

Além de comer a fruta pura, outra forma muito comum para consumo é em suco ou vitamina. Pode adicionar em receitas de sobremesas, como pudins e sorvetes, ou mesmo em recheios de bolos.

Contraindicações e cuidados a ter

cuidados no consumo de lichia
Crédito: Pixabay

De modo geral, não há toxidade que faça a lichia ser perigosa para pessoas saudáveis, mas é bom evitá-la ou consumir apenas se o médico permitir, nos casos de problemas de saúde. Esses problemas são alergia alimentar, doenças de rins crônicas e diabetes.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida saudável e alimentação equilibrada.

Conteúdo verificado clinicamente por Drª Dafne Oliveira

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
água termal caseira como fazer
Água termal caseira: como fazer e quando usar
suco de couve com limão
5 Receitas de suco de couve com limão