Menu

5 Benefícios da lentilha e uma deliciosa receita de sopa

Essa delícia de leguminosa não precisa ser consumida só nas festas de fim de ano. Aproveite mais os seus benefícios

Crédito: Freepik

Publicidade

Se não tem o hábito de comer lentilha no dia a dia, certamente conhece esse alimento dos jantares de Natal e réveillon. Ela é servida como prato típico para atrair a sorte no ano novo e se depender das suas propriedades nutricionais, vai trazer sorte mesmo, pelo menos para a saúde.

Ela é uma leguminosa muito antiga. Há registros arqueológicos do seu consumo datados de mais de 8 mil anos no passado. Foram um dos primeiro alimentos cultivados no Oriente Médio, espalhando-se depois pela Europa e África.

Fazer lentilha é bem fácil e ela é muito versátil também, podendo ser consumida quente ou fria depois de cozida. Por esse motivo, e também por sua riqueza nutricional é que você deveria comer mais no seu dia a dia. Veja a seguir os benefícios dessa leguminosa e conheça também uma receita de sopa deliciosa para se inspirar.

Benefícios da lentilha

Crédito: Pixabay

Existem diferentes tipos dessa leguminosa, identificadas com as cores preta, vermelha, amarela, marrom, verde e laranja. As mais tradicionais no Brasil são a marrom e a verde. Conheça alguns dos seus principais benefícios.

Publicidade

1. Contribui com o ganho muscular

Quem faz academia e vive em busca de alimentos proteicos para ajudar no crescimento e na recuperação muscular, deve tê-las no cardápio. Elas são uma ótima fonte de proteínas e ferro, ajudando também a melhorar o desempenho durante o treino.

2. Colabora com as dietas de emagrecimento

Se está fazendo dieta para emagrecer de forma saudável, coloque-a entre as opções de alimento para almoço e jantar. Ela é rica em fibras, que melhoram todo o processo digestivo e prolongam a sensação de saciedade.

3. Protege o sistema cardiovascular

O que as faz serem boas para todo o sistema cardiovascular são as vitaminas do complexo B, o magnésio, o potássio e também as fibras. Tudo isso contribui para a redução do colesterol e, com isso, minimiza-se o risco de pressão alta, aterosclerose, derrame e infarto.

4. Faz bem para o feto

Mulheres grávidas devem comer essa leguminosa por ser uma rica fonte de ácido fólico, um nutriente importante para a formação do tubo neural do feto. Inclusive, devem começar a comer com mais frequência assim que souberem da gravidez, pois elas também reduzem o risco de um parto prematuro.

Publicidade

5. Previne a anemia

Mais uma vez o ferro entra em ação. Ela fornece uma quantidade relevante de ferro, que é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue. A maior parte dos casos de anemia ocorre por deficiência de ferro no organismo.

Propriedades nutricionais

Crédito: Pixabay

Há muito mais nutrientes dentro de uma porção de 100 gramas, do que foi mencionado acima na lista de benefícios. Confira:

  • Valor energético: 165 calorias;
  • Carboidratos: 18,7 gramas;
  • Proteínas: 8,4 gramas;
  • Gorduras: 6,8 gramas;
  • Fibras: 7,4 gramas.

Contém também vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina K, vitamina E, manganês, ferro, ácido fólico, fósforo, cobre, magnésio, selênio, zinco e cálcio.

Publicidade

Lentilha engorda?

Ela engorda se você comer de forma exagerada e misturar com ingredientes mais calóricos, como o bacon. Dentro de uma dieta saudável e equilibrada, ela contribui com o emagrecimento, pois é rica em fibras e nutrientes essenciais para uma boa saúde.

Contraindicações e cuidados a ter

Crédito: Pixabay

Mesmo sendo tão benéfica, deve ser consumida com cautela, pois o excesso pode gerar problemas como gases, pois suas fibras não são digeridas. Também não é recomendado o consumo por pessoas com problemas de rins e pessoas alérgicas ao amendoim, pois podem desenvolver alergia a essa leguminosa também.

Outros pontos a considerar é que seu consumo em exagero deixa no organismo um excesso de lisina, substância que irrita o organismo, causando cólica, diarreia e podendo aumentar o colesterol. O excesso de potássio é outro problema que pode ocorrer, gerando efeitos colaterais como problemas respiratórios, fadiga, vômito, formigamento e arritmia cardíaca.

Publicidade

Receita de sopa de lentilha

Crédito: Cantinho Vegetariano

Para finalizar, é hora de aprender uma deliciosa receita de sopa para começar a introduzir essa leguminosa no cardápio.

Ingredientes

Lentilha: 100 gramas;
Cebola: 1 unidade picada;
Abobrinha: 1 unidade pequena em cubos;
Cenoura: 1 unidade em cubos;
Linguiça: 1 unidade picada;
Alho: 2 dentes picados;
Aipo: 2 hastes picadas;
Caldo de galinha: 1 cubo;
Sal e pimenta: a gosto.

Modo de preparo

  1. Leve ao fogo uma panela com um fio de azeite ou um pouco de manteiga e doure o alho e a cebola;
  2. Adicione a linguiça e deixe dourar também. Adicione a cenoura, a abobrinha e o aipo e deixe dourando junto por mais uns dois minutos;
  3. Dissolva o caldo em um pouco de água, suficiente para a quantidade de sopa que quiser, e deixe ferver;
  4. Por fim, adicione as lentilhas e deixe-as cozinhando por cerca de cinco minutos ou até que estejam macias. Tempere e já está pronto para servir.

Leave a Reply

Sair da versão mobile