em

Como fazer lentilha na panela normal e de pressão

Saiba como fazer lentilha para usá-la em saladas, sopas, caldos ou misturada com o arroz.
fazer lentilha
Crédito: Pixabay

Durante as comemorações de Ano-Novo é comum fazer lentilha e servir na ceia para atrair fartura, uma tradição que é passada de geração em geração. No entanto, essa leguminosa pode ser consumida ao longo do ano, principalmente por aqueles que não comem alimentos de origem animal, já que é uma fonte riquíssima de proteína vegetal.

No geral, a lentilha substitui o feijão e é uma boa opção para saladas e sopas. Aprenda a preparar essa delícia.

2 Formas de fazer lentilha

Assim como o feijão, a lentilha é rica em ferro e fibras e contribui tanto para combater a anemia quanto para proporcionar um bom funcionamento do intestino.

Ela também tem vitaminas do complexo B em abundância, potássio e magnésio, que fazem bem ao coração e reduzem os riscos de doenças cardíacas.

Dá para fazer lentilha de duas formas: na panela de pressão e na panela normal. Em ambos os casos é recomendado lavar e escolher a dedo os grãos para eliminar aqueles que parecem estragados ou qualquer resíduo que tenha ficado no meio.

É uma leguminosa macia, que pode ficar menos tempo de molho que o feijão. Uma hora imersa em água é suficiente, e se for preparar na panela de pressão pode até ignorar essa parte.

Lentilha na panela de pressão

A lentilha cozinha rápido, portanto só use a panela de pressão se tiver experiência. Não deixe passar o tempo, caso contrário terá uma papa.

Use uma média de uma xícara de lentilhas, devidamente temperada e coberta com água, e tampe a panela. Assim que pegar pressão conte cinco minutos e deixe o vapor sair. Desligue o fogo e confira a textura dos grãos.

Se achar que ainda está duro continue cozinhando em fogo médio e semitampado. Prove aos poucos.

Lentilha na panela normal

A panela de pressão pode até ser mais rápida, mas a panela normal permite conferir de tempos em tempos se a lentilha está do jeito que você deseja.

Cozinhe uma xícara de lentilha para duas de água em fogo médio. Quando levantar fervura retire as espumas brancas com uma escumadeira e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por mais 30 minutos com a panela tampada.

O tempo de cozimento aqui informado vale para o tipo de lentilha mais comum, que é a verde. A lentilha vermelha fica pronta em até 20 minutos na panela normal e a lentilha libanesa em 10 minutos. Essas duas não são recomendadas para panela de pressão, pois podem desmanchar.

Como temperar a lentilha?

A lentilha pode ser refogada com azeite de oliva, cebola e alho, assim como o feijão, e fica ainda mais gostosa com pedacinhos de bacon frito e folhas de louro. Não se esqueça do sal e pimenta, além de ervas aromáticas, se desejar, e até curry!

Se for fazer lentilha para sopas ou caldos, pode temperar na mesma panela na qual cozinhou a leguminosa. Já se preferir uma salada de lentilhas,, escorra os grãos depois de tirar da panela e tempere no prato com vinagre, azeite, sal e pimenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

unhas cuidadas no ambiente de trabalho
8 Dicas para deixar as unhas cuidadas no ambiente de trabalho
o que comer com intoxicação alimentar
O que comer com intoxicação alimentar? Dicas e como prevenir