fazer lentilha
Crédito: Pixabay
em

Como fazer lentilha: 7 receitas para todas as ocasiões

A lentilha é ainda mais versátil do que o feijão. Pode estar na mesa do almoço todos os dias de várias formas

Durante as comemorações de ano-novo é comum fazer lentilha e servir na ceia para atrair fartura, uma tradição que é passada de geração em geração. No entanto, essa leguminosa pode ser consumida ao longo do ano, principalmente por aqueles que não comem alimentos de origem animal, já que é uma fonte riquíssima de proteína vegetal. No geral, ela substitui o feijão e é uma boa opção para saladas e sopas. Aprenda como fazer lentilha.

7 Receitas com lentilha

Assim como o feijão, a lentilha é rica em ferro e fibras e contribui tanto para combater a anemia quanto para proporcionar um bom funcionamento do intestino.

Ela também tem vitaminas do complexo B em abundância, potássio e magnésio, que fazem bem ao coração e reduzem os riscos de doenças cardíacas.

Dá para fazer de diferentes formas, algumas na panela de pressão e outras na panela normal. Em ambos os casos é recomendado lavar e escolher a dedo os grãos para eliminar aqueles que parecem estragados ou qualquer resíduo que tenha ficado no meio.

É uma leguminosa macia e que pode ficar menos tempo de molho que o feijão. Uma hora imersa em água é suficiente. Se for preparar na panela de pressão pode até ignorar essa parte. Então, veja a seguir, como fazer lentilha sem tempero e no tempo necessário para cozinhar, depois veja ideias de receitas para montar o cardápio da semana.

1. Como fazer lentilha simples na panela de pressão

Na pressão ela cozinha rápido, portanto, use a panela de pressão com atenção para não deixar passar o tempo, caso contrário terá uma papa. Veja as instruções compartilhadas do Tempo de Cozimento.

Ingredientes

Lentilhas: 1 xícara;
Água: 1 vez e meia o volume das lentilhas;
Óleo: 1 colher de sopa.

Modo de preparo

  1. Coloque a lentilha na panela de pressão com 1,5 vezes o seu volume de água fria. Coloque a colher de sopa de óleo para não levantar espuma;
  2. Não adicione sal. Deixe para temperar depois de cozida. Essa é uma dica de cozimento para usá-la em outras receitas, então deve ficar neutra, sem tempero;
  3. Deixe cozinhar de 10 a 15 minutos, caso ela seja marrom, ou de 5 a 8 minutos, caso seja vermelha.

2. Como fazer na panela comum

A panela de pressão pode até ser mais rápida, mas a panela comum permite conferir de tempos em tempos se ela está do jeito que você deseja.

Ingredientes

Lentilha: 1 xícara;
Água: 2 xícaras (ou um pouco mais).

Modo de preparo

  1. Cozinhe uma xícara de lentilha para duas de água em fogo médio;
  2. Quando levantar fervura retire as espumas brancas com uma escumadeira e reduza o fogo;
  3. Deixe cozinhar por mais 30 minutos com a panela tampada;
  4. Esse tempo de cozimento vale para o tipo de lentilha mais comum, que é a verde. A vermelha fica pronta em até 20 minutos na panela normal e a libanesa em 10 minutos. Essas duas não são recomendadas para panela de pressão, pois podem desmanchar.

3. Arroz com lentilha e frango assado

Agora que já sabe duas formas simples de apenas cozinhá-la, sem nenhum tempero, veja essa receita de uma refeição completa que é um arroz com lentilhas e sobrecoxa de frango. É uma ótima pedida para quando receber convidados para um almoço ou jantar. Sirva com salada mista, bem colorida.

4. Sopa com carne moída

Na forma de uma sopa mais incrementada elas também ficam deliciosas. Essa sopa é uma ótima pedida para prato principal do almoço num dia frio, muito nutritiva, pois contém todos os nutrientes necessários para uma refeição completa. Veja como fazer essa versão.

5. Com bacon e calabresa

Essa é uma receita maravilhosa e fácil para substituir o feijão. Então, pode preparar seu arroz normal, a salada de couve refogada e até uma farofa. Mudando só o prato principal já vai surpreender a todos. Essa receita fica bem temperadinha, mas só com ingredientes básicos que você já deve ter na cozinha.

6. Cozido de lentilha com legumes

Para uma versão sem carne de prato principal para o dia a dia, essa receita vem a calhar. É feita com cenouras, batatas, azeite, alho, cebola, pimentão, sal e pimenta. É um daqueles cozidos básicos que ficam deliciosos e fazem um almoço completo, só precisa de uma saladinha crua para acompanhar.

7. Salada de lentilha

Depois de cozinhar a lentilha na panela comum ou de pressão, veja no que ela também pode se transformar. Uma salada fria com lentilhas bem macias é uma ótima pedida para servir com arroz integral e um franguinho assado. Para deixar a salada mais gostosa use ingredientes como cebola, tomate, salsinha, cebolinha, alho, sal e azeite. Veja como fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

brigadeiro de pistache

Brigadeiro de pistache: receitas com um sabor surpreendente

bolo de milho salgado receita

Bolo de milho salgado: 3 receitas para almoçar ou lanchar