em

Como lavar tapete peludo? Veja as melhores dicas

Você pode tirar a umidade, dar um jeito em manchas e remover odores, tudo isso sem encher o tapete de água.
lavar tapete peludo
Crédito: Freepik

Os tapetes peludos, ou felpudos, são aqueles bem fofos que deixam os ambientes mais bonitos e aconchegantes, especialmente no inverno. Na hora de escolher e decorar, são uma maravilha. O problema vem na hora em que precisa lavar tapete peludo. Você sabe como fazer? Essas dicas vão ajudar.

3 Dicas para lavar tapete peludo e deixá-lo como novo

Nada de evitar tapetes em casa porque dão trabalho. Os tapetes são objetos decorativos que ajudam a delimitar o espaço de cada ambiente, melhoram o conforto termoacústico, dão o acabamento na decoração e deixam a casa mais acolhedora.

Em contrapartida, principalmente os peludos, acumulam mais poeira, sujeira e umidade, por isso é importante mantê-los limpos, da mesma forma que precisa fazer para limpar sofá. Então, o melhor é saber como lavar tapete peludo e deixá-lo como novo para usar sempre. Essas três dicas ajudam muito.

1. Limpeza a seco

Dependendo do tamanho do tapete, além do fato de ser peludo, é melhor não arriscar uma lavagem com água nele completo. Essa só é uma boa ideia quando você tem os materiais necessários, espaço e muito sol. Como alternativa, pode fazer uma limpeza a seco até chegar a hora de levar para um profissional lavar.

Para fazer esse tipo de limpeza você vai usar amido de milho com bicarbonato de sódio em partes iguais. Misture os dois ingredientes e polvilhe por todo o tapete. Deixe a mistura agindo por meia hora. Tanto o amido quanto o bicarbonato vão absorver a umidade entre os fios.

Passado o tempo, aspire todo o tapete. Se os fios forem muito sensíveis, coloque um lençol por cima e aspire sobre o lençol.

2. Limpeza com vinagre

O vinagre tem muitas utilidades na limpeza doméstica porque neutraliza odores e é bactericida e fungicida. Essas propriedades são exatamente o que você quer para lavar tapete peludo. Esse método também é apenas para a manutenção da peça. Não substitui uma lavagem completa profissional.

Para fazer a aplicação, misture partes iguais de vinagre e água em um borrifador. Vá borrifando por todo o tapete depois de já ter passado um aspirador. Se possível, coloque o tapete em um lugar que pegue sol por algumas horas ou pelo menos mantenha o ambiente arejado. Depois de um tempo o cheiro vai neutralizar e está pronto.

3. Remoção de manchas

Nem sempre você precisar levar o tapete para a lavagem completa por causa de uma pequena mancha. Tente primeiro resolver em casa, de preferência com a mancha bem recente. Sempre que possível, faça a limpeza de um produto que caiu no tapete assim que tiver acontecido. A remoção é muito mais fácil antes de deixar o produto secar.

O que você tem a fazer é pegar umas folhas de papel toalha para absorver o máximo possível do que tiver sido derramado. Depois misture um pouco de água morna com sabão líquido. Molhe essa mistura em um pano branco e macio e aplique sobre a mancha, esfregando gentilmente. Se o pelo do tapete permitir, escove com uma escova de roupas de cerdas macias.

Quando a mancha tiver saído ao máximo, aplique mais um pouco de água morna, mas dessa vez sem sabão, para enxaguar. Não precisa aplicar muito. Em seguida, seque com um secador de cabelo para evitar o surgimento de fungos e mofo.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

evitar o bullying
Como evitar o bullying? Tudo começa com a conscientização
sucos detox para emagrecer
10 Receitas de sucos detox para emagrecer