em

Como limpar sofá: produtos certos para cada tipo de material

Descubra qual tipo de produto serve para limpar sofá de tecido, camurça, suede, couro e veludo.

como limpar sofá
Designed by Freepik

Na hora de comprar um sofá novo para compor a decoração da casa é importante escolher o tecido que funciona para o seu estilo de vida. Quer dizer que não basta apenas comprar o que achar mais bonito se não for tomar os cuidados necessários para mantê-lo limpo e preservado. Para essa tarefa, saiba como limpar sofá de diferentes tipos de materiais.

Limpar sofá de tecido

dicas de como limpar sofá de tecido
Crédito: Freepik

Mesmo aqueles tecidos que camuflam a sujeira do dia a dia acabam absorvendo poeira, farelos de comida, umidade a sujeira vinda da rua na roupa de quem senta. Então, mesmo que você não veja, ela está lá. Veja como limpar sofá de tecido.

Para deixar o seu sofá sempre limpo, toda semana passe aspirador nele para remover as sujeiras maiores. Em seguida, aplique uma solução caseira contendo 1 litro de água morna e 250 mililitros de vinagre branco de álcool. Molhe um pano limpo e macio nessa solução e vá passando por todo o sofá, sem deixar que o líquido penetre demais.

Faça isso de preferência em um dia de sol e deixe a casa aberta até que o sofá seque por completo sozinho. Não se preocupe, pois o cheiro do vinagre não demora muito para neutralizar o odor do sofá, e logo o cheiro desaparece.

Limpar sofá de camurça

dicas de como limpar sofá de camurça
Crédito: Freepik

O sofá de camurça é muito bonito, trazendo uma visual de sofisticação ao ambiente. Porém esse tecido é delicado e sensível à objetos cortantes ou muito ásperos. Então evite comprar um sofá de camurça caso você tenha animais de estimação ou crianças pequenas.

Uma alternativa é, assim que comprar, passar um produto impermeabilizante que vai impedir a penetração de líquidos e aumentar a durabilidade.

Mas de modo geral, para a limpeza semanal, comece passando um aspirador por todo o sofá ou tirando o excesso de poeira e farelos com uma escova de cerdas macias. Em seguida, faça uma mistura com 2 colheres de sopa de detergente neutro em 1 litro de água.

Molhe um paninho macio nessa mistura e aplique por todo o sofá, sem deixar que penetre, apenas passando no sentido das fibras do tecido.Depois deixe que o móvel seque naturalmente em um ambiente arejado, de preferência durante um dia de sol forte para que a secagem seja mais eficiente.

Limpar sofá de suede

dicas de como limpar sofá de suede

Crédito: Freepik

O suede é um tecido parecido com a camurça, porém é sintético. Mas também é mais delicado do que um tecido comum. Embora seja fácil fazer a limpeza do suede, precisa se atentar ao uso dos produtos certos, já que se manchar, vai ser bem difícil de remover a mancha.

A primeira dica de como limpar sofá de suede e evitar manchas, assim como para a camurça, é impermeabilizar a peça logo que fizer a compra. Assim ele ganha uma camada protetora contra líquidos e fica ainda mais prático de fazer a limpeza e mantê-lo sempre como novo.

Para a limpeza do dia a dia, o primeiro passo é remover o excesso de poeira com um aspirador de pó ou uma escovinha limpa e de cerdas macias. Depois, misture 500 mililitros de água com 8 gotas de detergente neutro, mexa para fazer espuma e use um pano branco para aplicar a mistura nos locais de sujeira. Depois seque o máximo que conseguir com um pano branco seco, mas sem esfregar.

Se preferir, no lugar do detergente neutro também pode ser usado vinagre ou álcool, sempre diluídos em água e aplicados com um pano branco e macio, no sentido das fibras do suede.

Limpar sofá de couro

dicas de como limpar sofá de couro
Crédito: Freepik

Sofá de couro é muito prático, porque é um tipo de material fácil de limpar e é mais resistente. Porém, não está isento de cuidados com manchas e objetos perfurantes. A desvantagem é que o couro absorve mais o suor do corpo e outros líquidos que venham a cair sobre a superfície.

Para evitar o desenvolvimento de fungos por causa da absorção de umidade, a primeira dica de como limpar sofá de couro é aspirar. Se possível, retire todas as almofadas e deixe-as no sol por um tempo. Aspire por completo.

Depois, as opções para a limpeza básica são detergente neutro, amaciante, vinagre de álcool ou sabão neutro, sempre diluídos em água e aplicados com um pano macio. Então a escolha é sua. Depois dessa limpeza, utilize um pano macio e seco para remover o excesso de água que ficou. Deixe o sofá secar naturalmente.

Por fim, como o couro natural pode começar a apresentar rachaduras por causa de ressecamento, pode passar um produto especial para hidratá-lo a cada 6 ou 8 meses, conforme o estado e o uso da peça.

Limpar sofá de veludo

dicas de como limpar sofá de veludo
Crédito: Freepik

Assim como a camurça e o suede, o veludo também é um tecido bem macio e mais delicado. Então, os cuidados são os mesmos. Nunca usar produtos abrasivos, que não sejam feitos para esse tipo de tecido, nem escovas ou esponjas ásperas.

A impermeabilização é muito recomendada para preservar o veludo. E a dica de como limpar sofá nesse material é simples: água morna misturada com vinagre branco. Essa solução não mancha, neutraliza odores, amacia e desinfeta. Aplique com um pano limpo e bem macio, deixando secar naturalmente depois, na sombra.

Essa limpeza pode ser feita apenas mensalmente, sendo que durante a semana pode só passar o aspirador para evitar umedecer o tecido com muita frequência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

frontline caseiro

Como fazer frontline caseiro e prevenir pulgas e carrapatos nos pets

chás para pedra nos rins

5 Chás para pedra nos rins que você vai gostar de conhecer