Lavar louça na mão ou na máquina qual é mais econômico
Crédito: Freepik
em ,

Lavar louça na mão ou na máquina: qual é a opção mais econômica?

A diferença no gasto de água é enorme, e pode valer o investimento em uma máquina

Quem é acostumado a lavar louça na mão pode até estranhar a máquina de lavar louças. No começo ela parece uma inimiga que não lava a louça tão bem quanto as suas mãos, e você precisa ficar acumulando louça suja lá dentro até encher para só depois poder lavar.

Porém, depois que você acostuma a tirar bom proveito desse investimento, a vida muda. Você percebe que estava perdendo um bom tempo lavando a louça na mão, tempo esse que poderia estar se dedicando a outras tarefas.

Mas, antes de optar por investir em uma lava-louças, que não é assim tão barata, será que vale mesmo a pena comprar uma? A máquina economiza só tempo ou também economiza dinheiro? Veja agora.

Pesquisas apontam a máquina como mais econômica

As empresas fabricantes de lava-louças encomendam pesquisas para tirar a prova de que as máquinas gastam menos água do que lavar louça à mão. Claro, como são pesquisas pagas pelos fabricantes, pode parecer fraude. Mas, o resultado é tão diferente ao comparar a eficiência da máquina com a lavagem à mão, que vale a pena levar em consideração.

Por que a máquina lava melhor do que as mãos?

Basicamente, existem dois fatores que fazem a máquina de lavar louça ser mais econômica do que lavar à mão.

Primeiro que a máquina usa água em alta temperatura, cerca de 60 graus, e sabão mais concentrado para limpar a louça usando menos quantidade de água. Você sabe que, quando usa água quente, a gordura e toda a sujeira sai muito mais rápido da louça. E quando o detergente é bom, também oferece melhor resultado.

Segundo que as máquinas mais modernas são capazes de perceber quando a louça já está limpa e finalizar a lavagem, sem gastar água à toa. Elas fazem isso porque são equipadas com um sensor de turbidez que identifica se a água ainda está turva (suja) ou se já está limpa e a lavagem pode ser terminada.

Diferença de gasto de água entre máquina e lavagem na pia

Uma máquina lava-louças bem eficiente gasta, em média, 8 litros de água em um ciclo de lavagem para lavar até 60 itens. Já se você lavar a louça na pia, com a torneira meio aberta, durante 15 minutos (tempo mínimo para lavar 60 itens), vai gastar em média 117 litros de água em casa e 243 litros em apartamento (porque a pressão da água é mais forte), conforme dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Cuidados que fazem a diferença para economizar

É claro que essa economia de água na hora de lavar a louça também vai depender de como a louça é lavada. Se você colocar a máquina lava-louças para funcionar em um ciclo mais pesado e demorado, com pouca louça dentro, não estará economizando.

Da mesma forma, se lavar a louça na pia mantendo a torneira aberta o tempo todo, ou usando uma água para lavar e outra água para enxaguar, o gasto será maior.

Economizando na máquina

No caso da máquina de lavar, o ideal é esperar que ela encha de louça para depois colocá-la para funcionar, em um ciclo médio e com um bom detergente concentrado próprio para máquina de louça. Além disso, é melhor remover o excesso de comida da louça usando papel-toalha antes de botar na máquina.

Economizando na pia

No caso de lavar a louça na pia, a forma mais econômica é retirar o excesso de comida das louças usando papel-toalha, depois ensaboar tudo com a esponja molhada, começando pelas louças sem gordura e deixando as engorduradas por último. Por fim, encher a pia de água e enxaguar tudo na mesma água, com a torneira fechada.

Aproveite e veja: como lavar louça do jeito mais econômico e prático

Famosos brasileiros dos anos 90 que botaram tudo a perder

Famosos brasileiros dos anos 90 que perderam tudo

beijar cão e gato faz mal

Beijar gato e cachorro na boca faz mal?