como lavar louça passo a passo
Crédito: Freepik
em

Como lavar louça com agilidade e organização

Lavar a louça com eficiência é uma questão de organização. Veja as dicas

Para quem está acostumado, lavar louça é simplesmente mais uma das atividades rotineiras que se faz de forma automática. Mas sempre tem alguém precisando aprender a como lavar louça sem quebrar, de forma organizada e com agilidade para que não fique uma hora inteira do dia nessa função. Então, se for o seu caso, veja as dicas a seguir e comece a praticar.

Veja também: como lavar roupa colorida

10 Dicas para facilitar na hora de lavar a louça

dicas de como lavar louça corretamente
Crédito: Freepik

O tipo de louça mais complicada de lavar costuma ser aquela dos almoços e jantares quando são feitas refeições mais gordurosas. Também, quando a quantidade é grande e mal cabe na bancada da pia. As dicas começam por organizar o espaço e, depois, é uma questão de cada um ir adaptando conforme prefere.

1. Organize as louças

O primeiro passo para aprender a lavar louça com eficiência é organizar tudo o que está sujo. Comece colocando mais perto da cuba os copos. Depois, ao lado, os talheres, pratos e, por fim, panelas e louças maiores.

2. Remova as sobras de comida

Ao mesmo tempo em que vai organizando as louças já deve ir removendo os restos de comida e jogando no lixo. Nada de jogar restos no ralo da pia, a menos que seja líquidos, pois além de entupir vai causar mau cheiro.

3. Água quente nos gordurosos

Se tiverem louças com gordura, aqueça água em uma panela ou chaleira. Quando ferver, com muito cuidado, vá colocando nas louças gordurosas para que a gordura se solte e fique bem mais fácil de lavar. Deixe a água na louça até a hora de lavá-la.

Outra dica é que evite colocar pratos com gordura uns sobre os outros, pois a gordura de um vai acabar pegando na parte de baixo do outro, dando mais trabalho para limpar.

Se tiver uma torneira com água quente, pode pular essa etapa e deixar para passar a louça pela água quente na torneira quando chegar a vez de lavá-la.

4. Desengordurante

Se tiver um spray com produto desengordurante em casa, borrife um pouco nas louças gordurosas antes de passar a água quente e deixe agindo durante alguns minutos.

5. Comece pelos copos

A ideia de começar pelos copos é que eles costumam ser os menos engordurados. Se deixá-los por último, eles vão acabar pegando um pouco da gordura que vai ficar na esponja, então a limpeza não será tão boa e vai demorar mais para ficar bem limpo.

Coloque uma pequena quantidade de detergente líquido na parte verde da espoja e umedeça-a com um pouco de água da torneira. Aperte fazendo movimentos de abre e fecha para formar espuma. Então, comece a passá-la nos copos, segurando com firmeza para não escorregar, mas sem apertá-los para não quebrar, especialmente se tiver taças.

Se quiser, já pode enxaguar e colocar no escorredor, todos emborcados (com a boca para baixo) para escorrer bem. O escorredor é melhor do que colocar sobre um pano, pois o pano não deixa o copo secar por dentro. Mas também pode ir deixando os copos do outro lado da bancada, caso tenha espaço, e enxaguar a louça toda no final.

6. Lave os talheres

Depois dos copos, dê uma escorrida na esponja, fazendo movimentos de abre e fecha embaixo da torneira, para remover o excesso de resíduos. Depois coloque mais um pouquinho de detergente. Sempre pouco, por isso que os concentrados são melhores, ajudam a economizar.

Lave os talheres sempre tendo o cuidado para não se cortar com as facas nem se furar com a ponta dos garfos.

7. Lave os pratos

Depois, vá pegando os pratos, um a um, e lavando tanto na parte de cima quanto na de baixo. Esfregue a esponja neles com movimentos circulares e vá enxaguando para ver se está bem limpo ou se ainda precisa esfregar mais. Lave, enxague, escorra, pegue o próximo.

8. Lave as peças maiores

Feitos os pratos, chega a hora das panelas. Tome cuidado, pois alguns tipos de panelas não pode ser lavadas com a parte verde da esponja nem esfregar muito forte, pois pode estragar o esmalte que faz elas serem antiaderentes. Use mais água quente e detergente se for preciso.

Para as panelas com comida grudada, como carne, se não conseguir remover com facilidade, deixe de molho com água fervente e desengordurante por algumas horas, depois tente lavar de novo.

9. Não precisa secar

Se toda a louça já lavada tiver espaço para ficar escorrendo e secando sozinha, melhor. Nem sempre o pano de prato seca bem a louça, fazendo com que seja guardada úmida e fique com mau cheiro. Se decidir secar, sempre use um pano limpo bem seco.

10. Organize a bancada

Para finalizar, passe um pano na bancada, deixando-a limpa e seca. Se ficou com gordura, use um pouco de detergente e outra esponja só para isso. Se tiver que usar a mesma que usou na louça, depois de terminar o serviço ferva a esponja em um pouco de água por 10 minutos, depois retire-a com cuidado da água e deixe sobre a bancada até esfriar. Aperte para remover o excesso de água e pronto, serviço feito.

Para ver como essa tarefa pode ser menos cansativa e mais divertida, confira um vídeo humorístico com esse passo a passo e outras dicas espertas e anime-se para ir para a cozinha fazer o serviço.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como limpar lixeira

Como limpar a lixeira e evitar o cheiro ruim na cozinha

sorvete de abacate

Como fazer sorvete de abacate com 6 receitas fáceis e deliciosas