lasanha de bacalhau
Crédito: Freepik
em

Lasanha de bacalhau: 3 receitas para incluir no seu cardápio

Essas lasanhas levam ingredientes fáceis de encontrar. Veja quantas combinações de sabores pode fazer

A lasanha, mesmo tendo origem italiana, é um dos pratos mais adorados pelos brasileiros que apreciam massas. Hoje em dia, de tão popular, muita gente consome lasanhas industrializadas, congeladas e prontas para assar. Mas a verdade é que essas versões não substituem o sabor de uma boa lasanha com massa fresca. Quanto aos recheios, também são muitos. As receitas que você vai aprender agora são de lasanha de bacalhau. As texturas da massa, do peixe, do molho e do queijo derretido formam uma combinação impagável. Já ficou com água na boca? Então escolha uma dessas delícias para fazer em casa.

Veja também: como preparar escondidinho de bacalhau

Receitas deliciosas de lasanha de bacalhau

Veja como preparar lasanhas cremosas, aromáticas e cheias de sabor para ter o prazer de ver todos à mesa pedirem mais um pedacinho.

1. Lasanha de bacalhau com molho branco

Para ficar com um sabor digno de lasanha de restaurante, essa receita leva molho bechamel e raspas de limão. Veja o que mais vai precisar para fazer essa sugestão do Panelinha:

receita de lasanha de bacalhau e molho branco
Crédito: Panelinha

Ingredientes

Bacalhau dessalgado, desfiado e congelado: 500 gramas;
Leite: 2 litros;
Cebola: 1 unidade;
Alho: 1 dente;
Manteiga: 7 colheres (sopa);
Farinha de trigo: 6 colheres (sopa);
Louro: 1 folha;
Limão siciliano: raspas das cascas de 2 unidades;
Cebolinha francesa: a gosto;
Noz-moscada ralada na hora: a gosto;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora: a gosto;
Massa seca para lasanha: 200 gramas;
Queijo parmesão ralado: 1 ½ xícara.

Modo de preparo

  1. Leve uma panela média com água ao fogo alto. Quando ferver, adicione o bacalhau, a folha de louro e deixe cozinhar por 15 minutos – o bacalhau vai descongelar e cozinhar ao mesmo tempo. Enquanto isso, prepare o molho bechamel.
  2. Numa panela grande, coloque 6 colheres (sopa) da manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, junte a farinha e mexa por 2 minutos – essa mistura, chamada roux, vai engrossar o molho. Desligue o fogo e acrescente 1 litro do leite de uma só vez. Misture bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Volte a panela ao fogo alto, junte o restante do leite e mexa com o batedor de arame até ferver.
  3. Assim que ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando até engrossar. Atenção: o molho não deve ficar muito grosso, ele termina de espessar no forno. Desligue o fogo e tempere com noz-moscada e sal a gosto. Transfira o molho para uma tigela, raspando bem o fundo da panela (se tiver muito molho grudado, passe uma água para limpar, pois vai usar a mesma panela para refogar o bacalhau).
  4. Assim que estiver cozido, passe o bacalhau por uma peneira e deixe escorrer bem a água – caso os pedaços estejam muito grandes, desfie. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave e fatie fino a cebolinha.
  5. Leve a mesma panela (não precisa lavar) ao fogo médio para derreter 1 colher (sopa) de manteiga. Acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos até murchar. Junte o alho e mexa  por 1 minuto para perfumar. Acrescente o bacalhau, tempere com pimenta-do-reino e misture bem. Deixe cozinhar por 2 minutos.
  6. Desligue o fogo e misture a cebolinha picada e as raspas de limão. Regue com 1 ½ xícara (chá) do molho bechamel e misture bem. Prove e acerte o sal. Transfira para uma tigela e reserve para a montagem.
  7. Preaqueça o forno a 200 graus (temperatura média). Separe um refratário de 25 cm x 35 cm.
  8. Para montar a lasanha: preencha o fundo do refratário com cerca de 1 e ½ xícara (chá) do molho bechamel. Faça uma camada de massa sobre o molho, cubra com metade do recheio de bacalhau, polvilhe com parte do queijo parmesão ralado e regue com um pouco mais do molho.
  9. Continue alternando camadas de massa, com recheio, molho e parmesão ralado. Cubra a última camada de massa com o restante do molho bechamel – é importante que a massa fique completamente coberta por molho. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até gratinar. Sirva a seguir.

2. Lasanha com tomates

Essa receita, compartilhada do Sabor Intenso, também leva um molho branco, mas é uma opção com mais tomates, além de contar com temperos diferentes.

receita de lasanha de bacalhau e tomate
Crédito: Sabor Intenso

Ingredientes

Massa fresca para lasanha: 250 gramas;
Bacalhau dessalgado: 800 gramas;
Azeite: 80 ml;
Cebola grande picada: 1 unidade;
Alho picado: 4 dentes;
Louro: 2 folhas;
Tomates maduros em cubos: 380 gramas;
Polpa de tomate: 2 colheres (sopa) cheias;
Vinho branco seco: 125 ml;
Manjericão fresco picado: a gosto;
Manteiga: 50 gramas;
Farinha de trigo sem fermento: 2 colheres (sopa) cheias;
Leite: 250 ml;
Creme de leite: 200 gramas;
Sal, noz-moscada e pimenta: a gosto;
Mistura de queijos ralados (muçarela, emmental): 150 gramas.

Modo de preparo

  1. Numa panela com água fervente, coloque uma folha de louro e o bacalhau. Deixe cozinhar durante 10 minutos.
  2. Depois de cozido, retire o bacalhau para um prato e deixe esfriar.
  3. Reserve 650 ml de água do cozimento do bacalhau.
  4. Depois de frio, retire a pele e as espinhas ao bacalhau e desfie.
  5. Numa panela, leve ao fogo o azeite, 2/3 da cebola picada, os alhos picados e a outra folha de louro. Mexa e deixe refogar ligeiramente.
  6. Ao refogado, adicione o tomate, o manjericão, a polpa de tomate, o vinho branco e uma concha da água do bacalhau reservada. Mexa e deixe cozinhar em lume médio, aproximadamente 10 minutos, até que o tomate fique cozido.
  7. Por fim, junte o bacalhau e mexa. Tempere com pimenta. Deixe cozinhar mais 2 minutos.
  8. Numa outra panela, leve ao fogo a manteiga e a restante cebola. Mexa e deixe refogar ligeiramente. Junte a farinha e misture bem.
  9. Aos poucos e sem parar de mexer, adicione a restante água do bacalhau reservada. Misture também o leite e o creme de leite.
  10. Quando começar a ferver, tempere com pimenta e noz-moscada. Retifique o sal. Mexa e desligue o fogo.
  11. Numa travessa de ir ao forno, coloque camadas alternadas de bacalhau, um pouco de molho e uma folha de lasanha. Repita o processo, sendo a última camada uma folha de lasanha. Regue tudo com o restante do molho. Polvilhe com o queijo ralado.
  12. Leve ao forno preaquecido a 170 graus e deixe cozinhar aproximadamente 30 minutos. Depois da lasanha douradinha, retire e sirva.

3. Lasanha com legumes, camarão e bacalhau

Para uma lasanha mais robusta e colorida, essa sugestão do Vaqueiro é uma delícia.

receita de lasanha com camarão e legumes
Crédito: Vaqueiro

Ingredientes

Camarão congelado: 150 gramas;
Cebola: 1 unidade;
Alho-poró: 1 talo;
Cenoura: 2 unidades;
Manteiga: 50 gramas;
Alho: 1 dente;
Sal: a gosto;
Trigo: 50 gramas;
Leite: 250 ml;
Pimenta e noz-moscada: a gosto;
Espinafres: 150 gramas;
Lascas de bacalhau cozido: 1 xícara;
Massa fresca para lasanha: quando bastar;
Queijo muçarela ralado: 100 gramas.

Modo de preparo

  1. Ligue o forno nos 200 graus.
  2. Passe o miolo de camarão por água até descongelar e deixe a escorrer dentro de uma peneira.
  3. Descasque a cebola e pique-a finamente. Corte o alho-poró em rodelas, lave e escorra bem.  Descasque as cenouras e rale-as em fios.
  4. Derreta a manteiga e o dente de alho numa panela, junte os legumes preparados e tempere com sal. Tampe e deixe cozinhar até os legumes estarem moles. Adicione o miolo de camarão e, passados cerca de 5 minutos, junte o trigo, mexa e regue com o leite.  Deixe engrossar, mexendo de vez em quando.
  5. Retifique o sal e tempere com pimenta moída e noz-moscada. Retire do fogo, junte as folhas de espinafres e as lascas de bacalhau e misture bem.
  6. Cubra o fundo de uma travessa, previamente untada com manteiga, com placas frescas de lasanha. Por cima coloque 1/3 do cozido e repita as camadas mais 2 vezes, terminando com a mistura de legumes e bacalhau.
  7. Polvilhe com o queijo e leve ao forno durante cerca de 30 minutos.

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

bacalhau a lagareiro

Bacalhau a lagareiro: uma receita portuguesa sensacional

como espantar lagartixa

Como espantar lagartixa de casa sem machucar: 5 dicas simples