em

Ladrão devolve exames de menina com doença rara

A mãe fez um apelo nas suas redes sociais depois de ter sua casa invadida e assaltada

Ladrão devolve exames de menina com doença rara
Crédito: Cláudia

Ter a sua casa invadida e assaltada nunca é uma surpresa boa. Porém, quando o bandido se arrepende e faz a boa ação em devolver pertences importantes, pode até ser perdoado. Isso foi o que aconteceu com a família de Karis Bertuzo. O ladrão devolveu os exames da sua filha, que tem uma doença rara.

Entenda o caso

A casa de Karis Bertuzo, que é antropóloga, fica em Sertãozinho, no interior do estado de São Paulo. Ela teve a sua casa invadida e assaltada. Dentre os pertences levados, havia um notebook, um HD externo, aparelho de televisão, máquinas fotográficas, entre outros. Tanto no notebook, quanto no HD externo de Karis, havia informações muito importantes sobre os exames médicos que sua filha havia feito.

Ladrao devolve exames de menina com doenca rara internet
Crédito: Estadão

A filha de Karis, Luiza, que tem apenas 6 anos, sofre de uma doença rara. Os exames contidos nos artigos roubados eram de extrema importância para os médicos e também para a família. Por isso, em um ato de desespero, Karis fez uma publicação em suas redes sociais.

Dias depois de sua publicação, alguém veio até a casa de Karis, tocou a campainha e lhe devolveu o HD externo. Ela não pôde conter a sua emoção e acabou por abraçar a tal pessoa. Ela nem sequer pensou que esse entregador poderia ser quem invadiu e assaltou sua casa. O coração de mãe falou mais alto nesta hora.

A doença que a pequena Luiza sofre afeta seriamente o desenvolvimento motor e neurológico. Ela tinha apenas 3 anos quando a doença começou a se manifestar. Começou a perder a fala e ter dificuldade em compreender as pessoas, assim como sofreu desorganização de memória e também problemas motores.

Veja também: menina treina pássaro de estimação para atacar pessoas

O HD que foi roubado e devolvido era de extrema importância para a família. Isso porque ele continha muitos vídeos e relatórios sobre o avanço de um tratamento feito no México. A família de Karis, antes do incidente, tinha lançado uma campanha nas redes sociais para arrecadar fundos para levar a pequena Luiza para fazer esse tratamento com células-tronco no México. Assim, eles conseguiram o valor de R$ 160 mil.

Em um depoimento, a família disse que “sem esse histórico, ficava difícil acompanhar o desenvolvimento dela e fornecer dados para a comunidade científica encontrar o diagnóstico. Quando vimos que tinha sido levado, entramos em desespero e, como sabemos a força das redes sociais, fizemos o apelo”.

Apesar dos outros itens levados não terem retornado à família, o item que mais causou desespero pela perda acabou por voltar às mãos deles. Assim, Karis diz: “felizmente, estava tudo lá, não foi mexido. O que era essencial foi recuperado. Só temos que agradecer”.

mitos e verdades sobre a caspa

10 Mitos e verdades sobre a caspa que você não sabia!

Modelo americana desenvolve câncer embaixo de unha de gel

Modelo americana desenvolve câncer embaixo de unha de gel