jeito certo de guardar o morango
Crédito: Freepik
em

Qual o jeito certo de guardar morango para não estragar rápido?

Veja como armazenar morangos frescos e congelados para usar nas receitas ao longo do mês

Publicidade

O morango é uma fruta bonita, cheirosa e deliciosa, perfeita para uma infinidade de preparações. Mas, ao mesmo tempo, é uma fruta delicada que precisa de um armazenamento correto para não estragar tão rápido. Veja como guardar morangos para que durem por mais tempo, de acordo com a finalidade que deseja dar a essa fruta.

Como guardar morangos frescos

  1. Lave os morangos em água corrente. Não precisa remover as folhas, se não quiser. Os morangos devem estar inteiros, sem partes cortadas nem batidos, de preferência não muito maduros.
  2. Em uma tigela, misture 500 mililitros de água + 50 mililitros de vinagre de maçã.
  3. Coloque os morangos lavados dentro da solução de água e vinagre por 1 minuto. Não deixe mais do que isso, pois os morangos podem absorver o sabor do vinagre.
  4. Passado o tempo, remova os morangos da solução e coloque-os sobre algumas camadas de papel-toalha.
  5. Coloque mais algumas folhas de papel por cima dos morangos e vá secando as frutas, delicadamente.
  6. Pegue outra tigelinha seca e com tampa e forre com uma ou duas folhas de papel-toalha.
  7. Coloque os morangos já secos na tigela. O papel serve para eles se manterem bem sequinhos.
  8. Tampe a tigela e armazene na geladeira por até 2 semanas.

Como guardar morangos congelados

Essa dica é para usar os morangos congelados mesmo, em receitas de smoothies, sorvetes, sobremesas ou molhos doces. Não fica bom descongelar morangos inteiros para comer como se fossem frescos, pois pode mudar a textura.

  1. Escolha os morangos que já estão maduros, bons para consumo. Os verdes não podem ser congelados, pois não irão mais amadurecer.
  2. Lave os morangos em água corrente. Se quiser, pode fazer o mesmo processo da água com vinagre da dica anterior para desinfetá-los.
  3. Em seguida, remova as folhas e corte os morangos em lâminas.
  4. Armazene porções, de acordo com a quantidade que pretende usar nas receitas. Use potinhos de plástico ou vidro e cubra os morangos com plástico-filme ou com a tampa do pote.
  5. É melhor fazer porções pequenas e usar duas ou três do que congelar uma grande quantidade e ter dificuldade para separar só um pouco sem descongelar tudo.
  6. Os morangos podem ficar 3 meses, em média, no congelador. Coloque uma etiqueta com a data do congelamento para não deixar que fiquem esquecidos e velhos.

O que fazer quando já compra os morangos amassados ou mofados?

Muitas vezes você não consegue ver todos os morangos dentro da caixinha, pois tem um plástico-bolha no fundo ou um rótulo em volta da caixa que impede de ver as frutas.

Por conta disso, é bem comum acontecer de os morangos mais maduros serem dispostos no fundo da caixa e, só quando você chega em casa e abre, descobre que há frutas estragadas.

Publicidade

Se os morangos estiverem mofados ou bichados, jogue fora. Não adianta remover só a parte que parece estar estragada, pois a parte do mofo que você está vendo é a que está pior, mas a fruta toda está contaminada.

Tome cuidado, inclusive, com os morangos que estiverem ao redor do mofado, pois se estiverem em contato direto entre eles, também já estão contaminados.

Se os morangos do fundo estiverem só batidinhos por causa do transporte ou do peso dos outros morangos que ficaram por cima, mas a aparência e o cheiro estão normais, então pode remover a parte batida e consumir o restante.

Publicidade

Veja essas receitas com morango:

organizar a casa com ganchos

13 Ideias práticas para organizar a casa com ganchos

o que é a Desprogressiva

Desprogressiva: saiba para que serve e como é feito esse procedimento