mitos e verdades sobre jardinagem
Crédito: Freepik

Jardinagem: 5 mitos e verdades para ajudar os iniciantes

As dicas para quem está começando surgem de todo lado. Mas nem todas fazem sentido. Veja algumas bem comuns

Publicidade

Para quem está começando no mundo da jardinagem, as dúvidas são frequentes. Aliás, mesmo para quem já tem certa experiência, sempre vai surgir uma dúvida sobre alguma planta ou a forma de cultivo. Como cada planta tem suas particularidades, é impossível saber de tudo.

Mas, as pessoas experientes têm mais coragem de tentar e errar, e isso é o que faz diferença. Os experimentos fazem parte da vida do cultivador de plantas, e são a melhor forma de tirar dúvidas, ainda que o resultado possa demorar a aparecer.

Mesmo assim é bom tirar algumas dúvidas básicas sobre jardinagem para evitar erros que podem comprometer as plantas e desmotivar quem está começando. Veja se você já sabia desses mitos e verdades.

1. É bom regar orquídeas com pedras de gelo

Mito. As orquídeas gostam de umidade e calor. A água em temperatura ambiente é ideal, pois reproduz com mais fidelidade o habitat natural da planta. Além disso, você precisaria de várias pedras de gelo para conseguir a quantidade de água necessária em uma rega. A planta seria prejudicada com uma temperatura tão baixa até o gelo todo derreter.

Publicidade

2. Canela em pó faz bem para as plantas

Verdade. A canela em pó é usada principalmente para afastar pragas. Quando você poda uma planta, deve salpicar um pouco de canela em pó nas partes cortadas para prevenir a entrada de fungos. Além disso, a canela tem nutrientes que ajudam a alimentar a planta.

E tem mais. No caso das orquídeas Phalaenopsis, a canela dá uma ajudinha para acelerar o surgimento de flores, desde que estejam em ambiente com sol. Basta polvilhar uma colherinha de canela em pó na parte superficial do substrato.

3. Adubo de restos de comida queima as raízes das plantas

Mito. O adubo de cozinha é ótimo para as plantas, quando feito do jeito certo. É aquele que você coloca misturado na terra e deixa apodrecer para virar alimento das minhocas, que vão transformá-lo em húmus.

Para isso, o ideal é que você faça um minhocário na sua casa, evitando o cheiro de comida podre no jardim e garantindo minhocas o suficiente para obter um bom resultado.

Publicidade

Porém, não é qualquer tipo de resto de alimento que você pode colocar no minhocário. Você deve evitar frutas cítricas, cebola, alho, carnes, gorduras e alimentos com excesso de sal. Tudo isso prejudica o pH do solo e compromete a qualidade do adubo.

4. Suculentas não podem pegar chuva

Mito. Algumas pessoas pensam que suculentas não podem pegar chuva porque elas são acostumadas com ambientes secos, e é por isso que armazenam água nas suas estruturas. Mas, não é bem assim.

Mesmo as suculentas precisam de água para sobreviver, e na natureza a fonte de água é a chuva. Se você tiver suculentas plantadas no solo, não tem problema. Se estiverem no jardim, mas em vaso, precisam ter furos para escoar a água da chuva. Só isso.

Publicidade

5. Cortar o cabo na diagonal faz a rosa durar mais

Depende. Se você já ouviu aquela dica de que cortar o cabo da rosa na diagonal faz com que ela dure por mais tempo, saiba que não é tão simples.

O motivo de cortar na diagonal é para criar uma área maior de entrada de água na flor. Mas, isso só funciona quando você faz o corte com o cabinho da planta embaixo da água, dentro de uma bacia, para que a água entre imediatamente após o corte.

Do contrário, o que vai entrar primeiro é o ar, e vai sobrar menos espaço para a água. Aí essa dica não vai fazer sentido.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM