em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

O que é necessário para manter um jardim bonito com praticidade

Veja essas 10 dicas que vão trazer mais praticidade para a manutenção do seu jardim

como ter jardim bonito
Crédito: Pixabay

Ter uma casa com jardim é um privilégio. Então, se você tem essa sorte, trate de ver essas dicas para manter um jardim bonito e não ter desculpas para descuidar. Claro, a jardinagem dá um pouco de trabalho, as plantas exigem atenção, mas existem soluções cheias de praticidade que vão ajudar a tornar mais simples a sua rotina de cuidados. Veja a seguir.

Veja também: como plantar violetas em casa

Como ter um jardim simples e bonito: 10 dicas

Ter um jardim bonito não deve ser uma obrigação, e sim, um hobby que sirva como terapia. A ideia não é dar dor de cabeça, então, precisa de dicas que facilitem o cultivo das suas plantas e ajudem a manter seu jardim limpinho, com flores bonitas o ano todo.

1. Tenha as ferramentas adequadas

ferramentas de jardinagem jardim bonito
Crédito: Pixabay

Você até pode pegar uma faca da cozinha para retirar os matinhos que nascem perto das plantas, mas essa não é a ferramenta ideal. Para agilizar a limpeza do seu jardim, compre um kit de ferramentas para jardinagem.

Elas são próprias para todos os cuidados que vai ter com o plantio, rega, replantio e nutrição das plantas, fazendo com que essas atividades sejam mais fáceis de executar.

2. Aposte em pedras para decorar

É mais difícil manter com grama do que com pedras. Isso porque a grama cresce muito rápido, principalmente no verão, e dá bastante trabalho cortar dependendo do tamanho do terreno.

Então, nos canteiros em que for possível usar pedrinhas, escolha modelos bem bonitos para ornamentar.

As pedras mais usadas em jardins são aquelas branquinhas ou então as pedras de rio. Todas ficam lindas e você encontra em vários tamanhos. As pedras de rio também oferecem o benefício de ajudar a absorver a água da chuva, evitando que as mudas fiquem encharcadas.

3. Use cascas de troncos de árvore

Se você não quiser usar só pedras para colocar em cima da terra, pode também comprar sacos de cascalho de troncos de árvore em lojas de jardinagem. Elas são uma opção às pedras ou também um complemento, podendo alternar os dois materiais e ter canteiros de diferentes estilos. Essas cascas ajudam a proteger o solo, mantendo as plantas úmidas em períodos sem chuva.

4. Grama sintética

Faz questão de ter um gramado bem verde, mas não gosta da ideia de ter que roçar? Então a solução perfeita é usar grama sintética. Você nunca vai precisar se incomodar com regas, podas ou replantio, pois a sua grama vai estar sempre verdinha e curta. Só vai precisar escolher o modelo que achar mais bonito.

5. Escolha as plantas conforme o clima local

jardim bonito com plantas adequadas
Crédito: Pixabay

Se quiser ter menos trabalho, também precisa escolher as plantas certas. Primeiro, pesquise qual é o clima da região onde você mora. Depois, vá à floricultura e peça pelas sementes ou mudas de plantas nativas e das que melhor se adaptam a esse clima. Vai ficar muito mais fácil cuidar e vê-las florescendo com toda a beleza.

6. Mantenha a limpeza do jardim em dia

Para manter um jardim bonito, crie uma agenda de limpeza. Se deixar as ervas daninhas crescerem e acumularem, vai dar um trabalhão para limpar tudo e deixá-lo limpinho outra vez. Então, marque uma ou duas vezes por mês para fazer essa limpeza e, assim, o serviço será mais rápido e prático.

7. Sistema de irrigação para jardins grandes

Para aqueles bem grandes, o ideal é instalar um sistema automático de irrigação das plantas. Claro, é preciso fazer um estudo sobre a necessidade dessa solução no seu jardim, dependendo dos tipos de plantas, do clima e outros fatores. Se quiser investir nisso, pode contratar um paisagista para dar as dicas ideais e desenhar um projeto de irrigação perfeito.

8. Parede viva/jardim vertical

Investir em paredes vivas está em alta como tendência dos projetos de paisagismo. Essas paredes ficam maravilhosas dentro e fora de casa, oferecendo um visual bem interessante, deixando o ambiente fresquinho e são bem práticas de manter. Para montar dá um pouco de trabalho, mas vale a pena cada minuto investido para ter mais praticidade depois. Fale com um paisagista e peça para ele ajudar a escolher as plantas recomendadas para essa finalidade.

9. Use vasos bonitos

vasos para jardim bonito
Crédito: Pixabay

Mesmo tendo um jardim disponível, você pode plantar várias espécies em vasos. Assim elas podem ficar nas calçadas e quando quiser fazer o replantio vai ser mais fácil também. Além do mais, colocar as plantas frágeis em vasos ajuda a preservá-las das intempéries, pois é fácil tirá-las da chuva ou do vento muito forte e colocar em local coberto para proteger.

10. Cactos e arbustos

Se quiser deixar o seu jardim com um visual mais impactante e um estilo meio rústico, escolha cultivar arbustos e cactos. Eles são bem fáceis de cuidar, não exigindo rega frequente e a poda nos arbustos pode ser feita uma vez ao mês ou até menos vezes. Muitos tipos de cactos e arbustos também florescem, então a cada época do ano terá um espetáculo visual em volta de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

massa para empada

Receitas de massa para empada e o segredo para derreter na boca

o que é dieta vegetariana

Dieta vegetariana emagrece? Descubra a verdade antes de aderir