em

Janaúba: o que é e benefícios

Essa planta muito conhecida no Nordeste ainda está sendo estudada, mas já se conhece algumas de suas propriedades

janaúba
Crédito: Wikimedia Commons

Existem algumas plantas que são popularmente chamadas de janaúba, por isso é preciso ter muito cuidado na hora de escolher qual usar, já que alguns tipos são tóxicos. A que você vai conhecer agora é a verdadeira, também chamada de janaguba, janaúna, pau-santo e pau-de-leite, mas seu nome científico é Himatanthus drasticus ou também Plumeria drastica, são a mesma planta. Essa árvore se distribui naturalmente desde o sudeste do Brasil até a Guiana Francesa, Guiana e Suriname. Veja quais são os benefícios que ela oferece à saúde e como utilizar.

Benefícios da janaúba

janaúba benefícios para a saúde
Crédito: Useful Tropical Plants

Na região Nordeste, onde essa árvore é abundante, as pessoas costumam cortar um pedaço da casca para extrair o seu látex, que se parece com um leite. Ele é diluído em água para uso medicinal. A própria casca (parte interna) também é usada e pode, sim, oferecer benefícios, de acordo com informações de um estudo publicado na Revista Brasileira de Plantas Medicinais.

No estudo realizado, foi feito um extrato hidroalcoólico com as cascas da planta, no qual foram encontradas substâncias que participam com eficiência em tratamento de diarreia, reumatismo, pressão alta, hemorragias e processos inflamatórios, com propriedades comprovadas como bactericida, fungicida, antiviral, anti-inflamatório, antioxidante antitumoral e moluscicida (atua no combate a moluscos como caracóis e lesmas).

Cicatrizante

Conforme as propriedades detectadas no estudo, um dos benefícios dessa planta é o efeito cicatrizante do seu leite, usado popularmente para colocar sobre feridas, ajudando o tecido a se regenerar, reduzindo a inflamação e combatendo sua causa em muitos casos.

Combate às miíases

As miíases são as bicheiras ou bernes, larvas que se instalam na pele de pessoas que vivem principalmente em zonas rurais, depositadas por insetos. O leite da janaúba sufoca as larvas, matando-as. Depois, ajuda a desinfetar a região e promover sua cicatrização.

Controle de úlceras

Por ser uma planta com propriedade anti-inflamatória e antioxidante, o chá também pode ser útil no tratamento de úlceras internas e externas, como as gástricas e as que ocorrem na pele. O chá ajuda a limpar a região afetada e promover sua cicatrização, em especial junto ao tratamento da medicina tradicional recomendado pelo médico.

Tratamento de inflamações

Outros tipos de inflamações que acontecem no corpo, desde artrites, dor de garganta até nos demais órgãos do sistema digestivo e na parte externa do corpo, o chá ou o leite também ajudam a tratar o problema oferecendo sua ação bactericida, fungicida, cicatrizante e anti-inflamatória.

Tratamento de tumores

O tratamento de um tumor ou de câncer deve ser feito, em primeiro lugar, com a supervisão de um médico. Nunca confie apenas no tratamento caseiro, pois não comprovação científica suficiente para isso. Mas como foram encontradas propriedades antitumorais no extrato da janaúba, a planta pode ser usada como apoio ao tratamento médico, sempre lembrando de informar ao médico caso queira fazer uso da planta para ver se oferece bom resultado.

Contraindicações e cuidados a ter

Um cuidado muito importante que deve ter é com a qualidade do subproduto que vai consumir. Na região Nordeste, onde a planta é abundante, é bem comum serem vendidas as garrafas feitas pelos próprios moradores.

Entretanto, em muitos casos essas garrafas estão contaminadas com germes por conta da falta de cuidado na sua fabricação que é caseira. Sendo assim, o ideal é não confiar nessas garrafadas quando não souber como ela foi preparada.

Como plantar janaúba

Como essa árvore se desenvolve muito bem no Brasil, é fácil cultivá-la. Ela é encontrada nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, Piauí, Pará e Maranhão.

Na hora de comprar uma muda para que possa, no futuro, aproveitar as propriedades já mencionadas, tenha o cuidado de se certificar que é mesmo a Himatanthus drasticus/Plumeria drastica, pois há muitas outras parecidas que não oferecem as mesmas propriedades.

Como essa planta é de médio porte, chegando a ter sete metros de altura, precisa ser plantada em um terreno onde tenha espaço para se desenvolver. O solo deve ser fértil e bem drenado, podendo oferecer sol ao longo do dia. Como é uma planta que cresce muito no Nordeste, não é necessário ter grande preocupação com regas, pois ela é bem adaptada aos períodos mais secos e às altas temperaturas.

centella asiática emagrece como-usar

Centella asiática emagrece: sim ou não?

grão-de-bico benefícios

10 Benefícios do grão-de-bico para sua saúde