hortaliças para colher mais rápido
Crédito: Freepik
em

Horta para impacientes: 9 hortaliças para colher mais rápido

Veja o que plantar para fazer a colheita em até 50 dias, e tenha uma horta sempre farta

Na hora de começar uma horta em casa, você precisa entender que vão levar alguns meses até fazer a primeira colheita. Mas, se você é impaciente e quer ver o resultado da sua plantação o quanto antes, o melhor a fazer é escolher plantas que crescem rápido, às vezes até antes de completar um mês. Veja quais são as melhores nesse sentido.

1. Agrião – colheita em 10 dias

O agrião é interessante porque não precisa esperar que fique adulto para consumir. Além disso, o cultivo é bem fácil, desde que receba bastante umidade.

Compre as sementes, coloque em uma terra rica em matéria orgânica e mantenha em um local de sol ameno algumas horas por dia, regando sempre ou em um recipiente tampado para fazer uma estufa.

Depois de 10 dias, as plantas deverão estar com até 15 centímetros, então use uma faca para cortar os primeiros 10 centímetros de cada uma.

2. Cebolinha – colheita em 21 dias

Se você adora temperar a comida usando cebolinha, vale a pena plantar esse vegetal que cresce rápido. Escolha um solo com pH equilibrado e que não fique tão encharcado, plante e mantenha em local com sol ou sombra, tanto faz.

Quando estiver nos 21 dias, pode fazer sua primeira colheita, usando uma faca para cortar na base das cebolinhas. Nunca arranque da terra, pois assim a sua produção é interrompida. Mesmo depois de colher, continue cuidando delas para brotar mais.

3. Rabanete – colheita em 22 dias

Para o rabanete, o melhor clima é o frio e com sol pleno para se desenvolver mais rápido. No entanto, ele vinga em qualquer época do ano, ocupa pouco espaço e já no terceiro dia você se anima ao ver os primeiros brotos.

Depois de 22 dias, já pode retirá-lo debaixo da terra, puxando suas folhas com cuidado. Não pode deixar muito mais tempo, ou o sabor e a textura ficarão ruins.

4. Alface – colheita em 30 dias

É legal que você plante o alface no mesmo período das opções anteriores, pois ele vai levar um pouco mais de dias até poder ser colhido. Mas, enquanto espera, você já vai colhendo as outras hortaliças que ficam boas mais rápido, e assim fica menos ansioso.

Plante seus alfaces em um ambiente fresco e arejado, dando espaço entre as mudas de acordo com o tamanho que as folhas adultas vão ficar. Pode plantar vários tipos de alface no mesmo local. Na hora de colher, pegue firme na base e puxe da terra.

5. Espinafre – colheita em 40 dias

Ao lado dos alfaces, separe um espaço para os espinafres usando um solo bem rico em matéria orgânica e que pegue meia sombra, ou seja, um pouco de sol e um pouco de sombra ao longo do dia.

Não precisa plantar o espinafre na mesma quantidade do alface, pois não é recomendado comer espinafre todos os dias. Essa hortaliça contém oxalatos que, em excesso, fazem mal ao organismo.

6. Rúcula – colheita em 40 dias

Com o mesmo período de formação do espinafre tem a rúcula, uma hortaliça que vai colocar muito ferro nas suas refeições.

Você pode plantar em solo bem rico em matéria orgânica e ir mantendo a terra úmida, em local com sol algumas horas do dia. Quando for colher, corte na base e deixe um pedacinho para rebrotar.

7. Cenourinha – colheita em 50 dias

A cenoura precisa estar na sua horta para colocar mais cor na sua mesa. Essas pequenas, que são mini, ficam prontas para colher em até 50 dias, ou seja, menos de dois meses de espera.

Passado esse tempo, segure firme na base das folhas que estão fora da terra e puxe com cuidado e firmeza para ter a surpresa das cenourinhas que vai colher. Depois é só lavar bem e aproveitar.

8. Beterraba – colheita em 50 dias

A beterraba também fica boa para colheita em menos de 2 meses, e ainda tem o benefício de poder colher suas folhas em 30 dias e consumir também. O plantio deve ser feito, de preferência, nos meses de outono e primavera, que são mais frescos, pois essa planta não gosta de clima muito quente.

9. Abobrinha – colheita em 50 dias

Escolha um cantinho bem arejado fora de casa, lá no seu quintal, para plantar a abobrinha. Ela gosta de um local com bastante sol e terra umedecida, rica em matéria orgânica.

Diferente da cenoura e da beterraba, a abobrinha cresce sobre a terra, então fica mais fácil observar sua evolução e saber quando está na hora de colher.

Veja também: Dicas preciosas para ter sucesso na sua horta

Como fazer poda nas plantas

Guia geral de como fazer poda nas plantas

como pintar vaso de barro

Como pintar vaso de barro: 7 ideias para customizar e decorar