em

5 Vantagens de ter uma irmã mais velha

Ser a filha mais nova tem mais vantagens do que você imagina. Saiba quais são!

vantangens de ter uma irmã mais velha
Crédito: Unsplash

Você já parou para pensar em quais são as vantagens de se ter uma irmã mais velha? Se você tem essa sorte, deve saber como passar os melhores momentos.

Ter uma companheira de aventuras e aprendizado é muito gratificante, mesmo que não tenha sido como você esperava que pudesse ser. Na ficção – seja em filmes ou livros – elas são retratadas como heroínas, pessoas fortes, amáveis, que estão lá para lhe salvar de qualquer mal. O problema é que nem sempre é assim.

Ser a filha mais nova ajuda a compreender o mundo por outra ótica e a aprender na prática o que é o relacionamento humano. Você tem falhas e sua irmã também, mas apesar de todos os desentendimentos, vocês se amam de verdade.

Vantagens de ter irmã mais velha

1. Ela foi educada primeiro

vantangens de ter uma irmã mais velha educada primeiro
Crédito: Unsplash

Ela veio antes de você e preparou o terreno, foi o laboratório de testes de técnicas de educação e teve seus pais com mais tempo e paciência para corrigir cada passo.

Pode parecer pouco, mas se você tem uma vida mais tranquila agora, é porque ela desafiou os limites primeiro e ajudou seus pais a encontrar equilíbrio na educação.

As regras sempre são mais severas para os primeiros filhos, com o tempo, os pais amadurecem e compreendem a importância da flexibilidade.

2. O peso da responsabilidade cai sobre ela

vantangens de ter uma irmã mais velha responsabilidade
Crédito: Unsplash

Quantas vezes você já não ouviu seus pais dizerem para ela que, por ser a mais velha, deveria ter mais paciência?

A responsabilidade de se controlar e ajudar a irmã ou irmão, certamente cai sobre ela, deixando novamente sua vida mais fácil.

3. Um exemplo a seguir (ou a não seguir)

vantangens de ter uma irmã mais velha exemplo
Crédito: Unsplash

Ela pode se tornar um modelo para você, do que fazer ou do que não fazer. Se é motivo de admiração, certamente vai querer seguir seus passos e o caminho fica mais fácil, pois ela sempre vai estar lá para lhe orientar.

Caso ela tenha pego alguns atalhos que não funcionaram muito bem, você também aprende com eles, sabendo o que não é muito inteligente ou sensato seguir.

4. Ponte de comunicação

vantangens de ter uma irmã mais velha ponte de comunicação
Crédito: Unsplash

Muitas vezes, ela trabalha como uma ponte de comunicação entre os mais novos e os pais, pois ela compreende mais o que os pais estão tentando dizer e ensinar, mas também entende os sentimentos e motivos dos irmãos mais novos.

Como tem mais maturidade e capacidade adquirida de comunicação, acaba sendo uma ponte, uma tradutora entre os universos de gerações diferentes, ajudando a resolver conflitos ou até mesmo convencer os pais a liberarem aquela festinha.

5. Ela sempre vai estar por perto

vantangens de ter uma irmã mais velha estar sempre por perto
Crédito: Unsplash

Mesmo que vocês tenham se desentendido inúmeras vezes, ela sempre vai se preocupar com você e vai estar lá para o que precisar.

Ter essa companheira é maravilhoso se você souber como aproveitar essa bênção. Curta, ria, chore, desabafe, saiam juntas. Discordar sempre pode acontecer, mas essa é uma amizade para a vida inteira.

Dicas para lidar com a irmã

Apesar de ser maravilhoso ter alguém para se orientar, tem hora em que o relacionamento não está assim tão legal. E como lidar com ela no dia a dia, deixando tudo mais fácil e divertido? Siga essas dicas!

  • Tenha consideração pelos pensamentos dela, que podem divergir dos seus. É com diálogo e respeito que se encontra o caminho;
  • Entenda as chatices da sua irmã, como não emprestar maquiagem, roupas e livros. Lembre-se que você já foi uma máquina de destruição e essa imagem leva um tempo para mudar;
  • Aceite que nem sempre vocês farão coisas juntos, pois há uma certa diferença de idade e gostos;
  • Tenham um hobbie juntos, seja um esporte, dança, clube de leitura, arte… Isso ajuda a fortalecer os vínculos;
  • Criem uma turma juntos, com os melhores amigos de ambos, criando tardes divertidas para todos;
  • Respeite o espaço dela, quando for o caso de ela querer estar sozinha.

O mais importante em qualquer relacionamento é o diálogo. Converse, com respeito, tom de voz adequado, sem agressões.

Não use de nenhum tipo de violência e cultive o relacionamento, afinal, é ela quem vai seguir a caminhada da vida ao seu lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

fazer chá verde

Como fazer chá verde: 7 receitas

como fazer vinagre de maçã

Como fazer vinagre de maçã caseiro