inseto tesourinha
Crédito: Wikimedia Commons

Inseto tesourinha: conheça o perigo e saiba como eliminar a lacrainha

Você conhece o tesourinha ou lacrainha? Pois saiba que ele apresenta prós e contras, mas pode oferecer risco para algumas pessoas

Publicidade

Você sabia que o inseto tesourinha pode, sim, fazer mal para o ser humano? Claro que não se compara a um escorpião, mas ele pode causar muita irritação na pele e mais. Conheça melhor a lacrainha e veja os prós e contras de se ter no jardim. Além disso, veja como fazer para eliminar, caso seja o melhor para você.

Veja também: como acabar com baratas em casa

O que é

O inseto tesourinha, popularmente conhecido também como lacrainha é uma ortopteroide, com nome dermaptero. Elas têm o corpo comprido e um exoesqueleto que protege os órgãos internamente. Seu nome se dá por causa da pinça, utilizadas para se alimentar, sendo quase inofensivas ao homem.

Se por um lado elas ajudam a controlar pragas nos jardins, como formigas, pulgões, lagartas, ácaros e aranhas, por outro podem fazer mal ao homem. Claro que guardadas as devidas proporções, já que elas não podem causar a morte.

É venenoso?

inseto tesourinha lacrainha eliminar
Crédito: Wikimedia Commons

Existem algumas espécies que contém glândulas com veneno no abdome, porém ele é muito fraco e só causa urticária. Se acontecer com você, basta lavar bem o local e aplicar uma compressa com gelo. Se quiser, pode também lavar o local com vinagre branco, reduzindo assim o desconforto. Se o quadro se agravar, procure um médico, pois pode ser reação alérgica ao inseto.

Publicidade

Mas, primeiro de tudo, o maior risco do inseto tesourinha não é o ataque em si. Eles gostam de habitar locais úmidos e escuros e, por incrível que pareça, esses insetos descobriram um local perfeito. O ouvido é tudo o que a lacrainha precisa para viver em paz, porém não é nada interessante para o humano hospedeiro.

Ao contrário do que diz a crença popular, ela não irá colocar ovos ou comer o cérebro da pessoa. Por outro lado, pode incomodar muito e até causar dor, caso ela se sinta intimidada e ataque. Por isso, é fundamental pesar se vale a pena deixar no jardim para acabar com as pragas.

Como eliminar

Se você acha que o risco de ter uma tesourinha no ouvido no meio da noite não compensa, então pode pensar em formas de eliminação. Veja como fazer.

Lata de óleo

Preencha uma lata tipo as de sardinha, já lavada e sem a tampa, com óleo vegetal e algumas gotas de óleo essencial de neem. Coloque nos locais onde elas costumam andar a noite, preferencialmente escuros e úmido. Deixe por alguns dias e vá eliminando os insetos que forem ficando presos na armadilha.

Publicidade

Predadores naturais

Não tem forma melhor de acabar com o problema do que chamar quem entende do serviço. E esqueça os químicos e desinsetizadores. Nada melhor do que colocar no ambiente predadores naturais da lacrainha. E se você quer uma opção inofensiva para o homem e ainda bonitinha, leve centopeias para seu jardim.

Ácido bórico

Sem paciência para esperar a natureza fazer o seu trabalho? Então pode apelar para o ácido bórico – aquele que se usa em slimes. Para isso, espalhe uma boa quantidade nos locais onde elas costumam ficar ou passar. O remédio irá impedir que elas excretem, o que vai levar a morte em pouco tempo.

Pulverizador com óleo de neem

Talvez essa seja a melhor solução de todas, pois não apenas tem efeito rápido, como combate uma série de outras pragas. Inofensiva para animais, plantas e humanos, o óleo de neem é perfeito para eliminar tesourinhas do jardim. Basta dissolver e aplicar com um pulverizador, nas plantas e nos locais onde elas ficam.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM