em

Melhores incensos para perfumar a casa e melhorar as energias

O que você sabe sobre incensos? Descubra o poder dos aromas na sua vida e nos ambientes para escolher os melhores.
incensos para perfumar a casa
Crédito: Pixabay

A palavra incenso vem do latim incendere, que significa “queimar”. Os incensos tradicionais são varetas bem finas cobertas por uma mistura de materiais aromáticos provenientes de plantas aromáticas e óleos essenciais. Esses tipos contêm também uma substância para causar a combustão e mantê-los acesos, queimando até o final da vareta. É essa queima que vai liberar o aroma, através da fumaça. Então utilizar incensos para perfumar a casa é uma ótima ideia.

Há ainda os incensos líquidos, que não contêm combustível para a queima, pois utiliza-se uma fonte separada de calor que vai aquecer o líquido e fazê-lo liberar o aroma através do vapor.

Para todas as formas, existe uma imensa diversidade de aromas de incensos, cada um com um significado místico para atrair algo de bom para a casa ou para a vida. Hoje em dia há incenso para atrair amor, amizade, dinheiro, para renovar as energias, para a alegria e muito mais.

Utilizar incensos para perfumar a casa é um hábito muito antigo, muito usado nos tempos neolíticos pelo chineses, que remete aos 5 mil anos a.C. Nessa época eles eram usados especialmente em ritos religiosos e outras cerimônias importantes. Para essa mesma finalidade os incensos também são utilizados pelos hindus, especialmente com plantas da flora indiana.

Escrita bem mais tarde, a Bíblia também traz registro dos incensos, que foram um dos primeiros presentes para Jesus Cristo no seu nascimento pelos Reis Magos.

Então se você gosta de manter a casa cheirosa e acredita que os incensos trazem boas energias e afastam os maus fluidos, pode começar a usar incensos para perfumar a casa.

É muito fácil encontrá-los nos seus diversos formatos em casas de decoração, artesanato e de ornamentos místicos, ou até mesmo no supermercado. As opções são muitas, e o que cada aroma significa já vem escrito na embalagem para ajudar a escolher. Veja a seguir 12 aromas e seus significados.

12 Aromas de incensos para perfumar a casa

Os aromas selecionados a seguir são os mais conhecidos, porém certamente você vai encontrar muitos outros. Mas atenção, pois o cheiro que você vai sentir do incenso antes de ser queimado, não é o mesmo da fumaça da queima, podendo ser mais intenso depois de aceso. Então leve alguns para casa e faça o teste para depois ir escolhendo seus favoritos.

As marcas também fazem diferença, e a dica nesse sentido é que dê prioridade aos incensos importados da Índia, que têm fama de serem os melhores. Mas o único jeito de saber quais são seus favoritos é testando.

1. Sândalo

incenso de sândalo
Crédito: Natural Cura

O sândalo é uma árvore indiana chamada cientificamente de Santalum álbum. Em forma de incenso é usado há milênios nos rituais com a intenção de limpeza dos ambientes e almas. Possui efeitos de elevação dos sentimentos espirituais.

A madeira da qual é feito o incenso de sândalo é muito cheirosa, e o óleo essencial que é outro produto extraído da árvore, é usado por povos indianos, chineses e egípcios para benzer bebês e embalsamar mortos.

O aroma também está presente nas portas dos templos feitas com essa madeira, deixando o ambiente naturalmente perfumado. O perfume do sândalo é dito como quente, envolvente e aconchegante, levemente adocicado e afrodisíaco.

2. Alfazema

incenso de alfazema
Crédito: Pixabay

A alfazema também é chamada de lavanda, que é o seu nome mais correto, pois cientificamente é chamada de Lavandula officinalis chaix. Essa plantinha é um arbusto verde acinzentado com sementes e flores roxas. Possui um aroma bem característico que pode ser descrito como acolhedor.

Sua função enquanto incenso ou para banhos com o óleo essencial é a de restabelecer o equilíbrio energético no corpo, limpar, purificar os ambientes, trazendo harmonia e paz para sua casa ou local de trabalho.

3. Arruda

incenso de arruda
Crédito: Química Alimentar

A arruda é uma das principais plantas utilizadas para afastar mau olhado e energias negativas. Na época dos romanos, as mulheres mais velhas costumavam andar com ramos de arruda nas mãos para afastar as doenças contagiosas.

Essa planta é arbusto muito aromático e as folhas são utilizadas como calmante. Quando está plantado, ele não vinga em ambiente com pessoas mal intencionadas ou frustradas. No caso dos incensos de arruda, são recomendados para essa mesma finalidade e também para aumentar a autoconfiança.

4. Canela

incenso de canela
Crédito: Pixabay

O aroma da canela todo mundo conhece de longe, e a maioria das pessoas gostam. Especialmente porque esse pauzinho ou pó é utilizado nas receitas e chás, remetendo à sensação de aconchego e acolhimento. Se for o seu caso, aproveite para usar aromas desses incensos para perfumar a casa.

Mas ela é muito mais. A canela tem muitas propriedades terapêuticas e espirituais. O efeito mais conhecido do incenso de canela é a atração da prosperidade. Junto com ela atrai-se o dinheiro e a abundância em todos os aspectos, seja para o corpo físico, o espiritual ou para o ambiente.

O incenso de canela também aflora a sensualidade, por ser adocicado e amadeirado. Ele estimula a libido, a autoconfiança e poder de sedução. Tranquiliza o ambiente, traz bem-estar, sorte e alegria.

5. Jasmim

incenso de jasmim
Crédito: Pixabay

A jasmim é uma planta que produz uma linda e delicada flor. Na verdade, esse é o nome comum das espécies do gênero Jasminum. O incenso de jasmim é o símbolo da felicidade celestial, sendo o preferido dos anjos pela sua delicadeza. Ao ser aceso, liberta nas pessoas do ambiente uma sensação de relaxamento e leveza, por isso pode ser utilizado contra o estresse.

Sendo assim, é uma excelente escolha entre os incensos para perfumar a casa. O incenso de jasmim, assim como o de canela, é afrodisíaco, então induz à sensualidade e ao romantismo. O aroma também eleva as energias espirituais, então é uma boa opção para acender nos momentos de prece e meditação.

6. Cravo

incenso de cravo
Crédito: Incenso Cravo

O cravo é uma erva especialmente utilizada para combater males de todos os tipos. Por isso, o incenso de cravo é usado como estimulante, para abrir caminhos, para atrair recursos financeiros, repelir energias negativas e restabelecer a boa saúde.

Seu aroma intenso faz aflorar a sensualidade e sexualidade de muitas pessoas, porém essa é uma questão pessoal de cada um com o aroma exalado pelo incenso. Precisa sentir para saber como seu corpo vai responder. O aroma do incenso de cravo pode, ainda, oferecer propriedades analgésicas, aliviando dores.

7. Mirra

incenso de mirra
Crédito: Baixaki

A mirra é uma árvore nativa da África, existindo também no Oriente Médio, na Índia e na Tailândia. É uma boa opção entre os incensos para perfumar a casa porque, desde a antiguidade, pois a característica de equilibrar as energias do ambiente e facilitar a conexão de cada ser com o seu interior e a natureza que o cerca.

O perfume da mirra é delicado e possui um alto valor agregado já que, segundo a bíblia, foi também um dos presentes dos Reis Magos para Jesus no dia do seu nascimento. Então tem esse simbolismo de contato com o divino. É um tipo de incenso usado para transmitir a paz e a tranquilidade espiritual.

8. Rosas Brancas

incenso de rosa branca
Crédito: Pixabay

De nome científico Rosa alba L, a rosa branca é uma planta belíssima e com muitas propriedades medicinais. O chá dessas rosas é usado para tratar problemas causados por fungos, problemas oculares e também como laxativo.

Além disso, as rosas brancas são as flores que simbolizam a paz. Elas são oferecidas com essa intenção para vivos e mortos. Portanto o incenso de rosa branca tem a função de acalmar o corpo e a alma, florescer a harmonia nos ambientes e repelir as energias negativas.

9. Rosas Vermelhas

incenso de rosa vermelha
Crédito: Pixabay

Se for perguntar para qualquer pessoa sobre o significado popular da rosa vermelha, certamente a resposta será relacionada ao amor e à paixão. Por isso, acaba que realmente o seu significado místico se relacione aos sentimentos mais íntimos das pessoas.

O aroma da rosa vermelha é intenso e estimula o desenvolvimento da telepatia, da paz de espírito, da tranquilidade e do senso do que é belo, conforme o seu real significado. Então acenda um incenso de rosa vermelha quando quiser atrair bons fluidos, sem qualquer julgamento, promovendo o bem-estar na sua mais verdadeira manifestação.

10. Flor de Laranjeira

incenso de flor de laranjeira
Crédito: Pixabay

A flor de laranjeira, também chamada de flor de laranja-amarga, não é exclusiva da planta que dá o fruto laranja. Ela também nasce no limoeiro e na cidreira. Possui propriedades terapêuticas, calmantes e ajuda a tratar distúrbios do sono e as tensões nervosas.

Assim como a mirra, a flor de laranjeira é conhecida por afastar os maus fluidos. Mas também vai ser uma ótima escolha entre os incensos para perfumar a casa, promovendo ainda os efeitos de acalmar o ambiente, estimular a concentração e reduzir a ansiedade.

11. Violeta

incenso de violeta
Crédito: Violeta

Transformação e purificação do ambiente são as duas principais características do incenso de violeta, porém não as únicas. A violeta também está relacionada à paz, calma e equilíbrio mental e espiritual.

Com um incenso de violeta aceso na sua casa, além de ser um dos incensos para perfumar a casa, também é uma opção para auxiliar nas tomadas de decisões difíceis, para elevar a autoconfiança, a determinação e a paz de espírito. Ele ajuda a reduzir os sentimentos negativos, como o ciúme, o egoísmo e o orgulho.

12. Alecrim

incenso de alecrim
Crédito: Pxhere

Ao falar em incenso de alecrim, o primeiro benefício que remete é a limpeza espiritual, seja das pessoas ou dos ambientes. O alecrim é uma planta muito antiga, tanto quanto a arruda, utilizada para proteção das pessoas e suas almas.

Ao cumprir com o seu papel, o incenso de alecrim vai proporcionar imediatamente a leveza, a fluidez e o afastamento das energias negativas. Ele vai transformar o que está físico, em elemento espiritual, permitindo aproximar a calma, a tranquilidade a paz. É recomendado para pessoas com depressão, por ajudar a clarear e acalmar os pensamentos.

Benefícios do incenso

Como você pôde ver na descrição de cada tipo de incenso, a função deles não está ligada somente à perfumar os ambientes. Ao acreditar no poder dos incensos para transformar a energia das pessoas e dos espaços, também percebe-se uma manifestação espiritual e mística muito forte.

Então, se estiver realmente conectado ao sentido de utilizar incensos para perfumar a casa e promover o bem-estar, vai obter benefícios como a clareza mental, a concentração, o estímulo de bons sentimentos, encorajamento, vai sentir energias positivas agindo sobre seu corpo e sua mente.

Claro que é uma questão de crença e de sensibilidade com o plano espiritual. Mas acreditar é o princípio para realizar. Então, é um sentimento fundamental para que consiga realizar o que é mais importante na sua vida.

Como acender incenso?

Depois de conhecer todos os requisitos para utilizar incenso para perfumar a casa, também é importante saber como acender incenso. Na prática é muito óbvio. Você acende um isqueiro ou fósforo e faz o incenso começar a queimar.

Mas para despertar seus efeitos místicos é preciso acender um incenso no momento certo, de real necessidade. Por isso, depois de escolher o incenso ideal para o seu objetivo, o primeiro passo é acreditar no que o aroma dele se propõe a oferecer.

Então, deve faze sua prece e acender o incenso enquanto ora pelo que deseja obter através da queima do incenso. Enteja conectado ao que determinado incenso tem potencial de oferecer para você.

Por fim, deixe que o incenso queime sozinho, até o final. Jamais apague um incenso, ou estará quebrando o seu ciclo de efeito, abrindo portais para os sentimentos opostos àqueles que desejou.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

3 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

receitas com ovo
30 Receitas com ovo para variar o cardápio do mês inteiro
animais de estimação dentro de casa
Dicas para ter animal de estimação dentro de casa