Menu

Impermeabilização de sofá: sim ou não?

Impermeabilizar estofados é importante e apresenta muitas vantagens e desvantagens. Conheça todas elas!

Crédito: Max Pixel

Publicidade

A impermeabilização de sofá é o processo de proteção das fibras do tecido que cobre o móvel, blindando-o para a penetração de líquidos e umidade no estofado. Através de um produto específico, é criada uma resina que envolve toda a trama do tecido. Ele é aplicado por pulverização utilizando uma bomba que gera efeito de spray.

Se você está pensando se vale a pena fazer essa proteção, saiba para quais casos ela é indicada.

Vantagens da impermeabilização de sofá

Crédito: Ciello Móveis

Essa proteção é importante pela facilidade de manutenção e prevenção de manchas e outros problemas que possam acontecer no estofado. Algumas das vantagens que ela pode trazer são:

  • Evita o surgimento de manchas causadas por líquidos;
  • Facilita o processo de limpeza;
  • Deixa o sofá com cara de novo por mais tempo;
  • Recupera a beleza de um sofá antigo;
  • Deixa o tecido mais resistente ao sol;
  • Deixa a casa livre de agentes infecciosos.

Desvantagens da impermeabilização de sofá

Para um produto que promete e cumpre tantas coisas boas para facilitar a vida doméstica e manter o seu estofado em um estado incrível, é difícil encontrar desvantagens. Porém, apesar de poucas, existem:

Publicidade
  • Cheiro muito forte durante o processo de secagem;
  • Risco inflamável durante aplicação;
  • Substâncias ácidas, como o vômito, podem ultrapassar a camada de impermeabilizante, mesmo sendo incomum acontecer;
  • É preciso refazer o processo com alguma frequência.

Como impermeabilizar sofá

Crédito: Lavagem a Seco de Estofados

Esse processo pode ser feito em casa ou por empresas especializadas. Para fazer em casa, basta comprar um dos produtos disponíveis no mercado e seguir as instruções de uso.

Se optar por empresas especializadas, o processo é feito utilizando produtos exclusivos, com proteção contra ácaros e bactérias, além de garantir que as características originais do seu sofá sejam preservadas.

Um ponto importante para ter cuidado é que alguns impermeabilizantes são inflamáveis. Se não forem utilizados com total cuidado, podem provocar acidentes e explosões.

Quanto tempo dura?

O processo feito por um profissional leva cerca de 30 minutos. A secagem completa do produto no estofado é mais demorada e leva entre 2 e 3 horas.

Publicidade

É indicado que o processo seja retocado anualmente, caso seja um estofado que tem um uso muito constante. Caso seja um estofado que não tenha muito uso, ou seja, alguém senta-se lá uma vez ou outra, a proteção pode durar até 3 anos.

Quanto custa?

O valor varia de uma região para outra e também de uma empresa para outra. O serviço em um estofado de modelo comum com dois lugares pode ter um custo inicial de R$ 130.

Para um estofado de 3 lugares, o preço de partida é de R$ 150. O tipo de tecido pode influenciar no valor. O ideal é fazer uma pesquisa pelas empresas que fazem esse serviço na sua cidade, colher orçamentos de três ou quatro delas, sempre com referências e indicações e então escolher com base no custo-benefício.

Publicidade

Veja também: como limpar sofá em casa

Ficou curioso para fazer em casa? Veja mais no vídeo:

Leave a Reply

Sair da versão mobile