em

Como identificar uma pessoa egoísta?

Saiba como identificar uma pessoa egoísta para poder afastá-la de sua vida.
identificar uma pessoa egoista
Créditos: Max Pixel

Ironicamente, uma pessoa egoísta dificilmente sabe que o é. Ela crê ser uma pessoa amigável, quando na verdade apenas o é com aqueles que lhe podem oferecer algo. Para identificar uma pessoa egoísta, você deve ter muita atenção e começar a reconhecer algumas de suas características mais peculiares.

Características das pessoas egoístas

identificar uma pessoa egoista caracteristicas
Créditos: A mente é maravilhosa

Se você não foi capaz de notar nenhuma forma de identificar uma pessoa egoísta, não se sinta culpado. Fique atento a cada um dos detalhes e atitudes típicas desses indivíduos.

Amigáveis

As pessoas egoístas geralmente são amigáveis e agradam a todos, mas apenas no início do relacionamento. Esteja atento a qualquer mudança de comportamento, mesmo quando você já estiver muito envolvido com a pessoa.

Favores

Uma das formas de identificar uma pessoa egoísta é observando e comparando a quantidade de favores que ela pede e os favores que ela faz a você. Pelo fato de as pessoas egoístas serem também amigáveis, elas têm essa facilidade em terem seus pedidos atendidos. Porém, quando o assunto é fazer um favor a alguém, elas tentarão esquivar-se o máximo possível.

Falsidade

Essa característica torna mais fácil a tarefa de identificar uma pessoa egoísta caso você seja próximo a ela. Pelo fato de essas pessoas estarem sempre tentando agradar a todos, é comum vê-las sendo extremamente amigáveis até mesmo com pessoas que elas detestam e até falam mal.

Usando pessoas ao seu favor

Pessoas egoístas têm uma facilidade enorme em usar os outros. Isso porque elas não dão a importância necessária para como essas pessoas possam se sentir. Muitas vezes, você poderá notar que quando essa pessoa estiver a lhe contar uma história, sobre como conseguiu algo, ela estará naturalmente se vangloriando, e até mesmo rindo, por tê-lo feito se aproveitando de outra pessoa.

Tenta agradar a todos

Se você notar uma pessoa que seja “puxa saco” até demais, e que esteja sempre tentando agradar a todos, você provavelmente está diante de uma pessoa egoísta. As pessoas egoístas conseguem coisas através de outras pessoas, por isso para eles é tão natural a necessidade de agradar a todos que um dia eles possam precisar.

Indiferença

Apesar de estar sempre tentando a agradar a todas as pessoas, as pessoas egoístas geralmente não permanecem dessa forma por muito tempo. Você pode identificar uma pessoa egoísta em uma outra fase, que é quando elas logo passam a mostrar um lado mais indiferente, preguiçoso e cheio de segundas intenções.

Falta de empatia

Sabe quando você se predispõe a fazer algo que não deseja para alguém, mas você o faz devido a importância que esse “algo” tem para ela e a importância que essa pessoa tem para você? Não espere essa mesma atitude de uma pessoa egoísta. Elas dificilmente fazem favores ou sacrificam as suas vontades pelas dos outros. Elas deixam claro o desinteresse quando não tiram nenhum benefício disso.

Manipulação

Identificar uma pessoa egoísta pode ser bem difícil, pois elas são muito manipuladoras. Quando você menos esperar, já estará entranhado na rede de mentiras e histórias dessa pessoa. Além disso, elas dificilmente se consideram erradas e pedem desculpas, fazendo com que você se sinta culpado mesmo quando o erro não é seu.

Somente depois de muita reflexão e observação de forma imparcial, para que não haja conflito de sentimentos, é que você poderá identificar uma pessoa egoísta e tirá-la da sua vida.

Ignoram a sua opinião

As pessoas egoístas têm muita dificuldade em aceitar que estão erradas. Por isso, elas dificilmente concordarão com a sua opinião e até podem considerá-la inferior.

Despreocupados demais

Pessoas egoístas dificilmente levam as coisas a sério, a menos que estejam relacionadas a elas ou que possam tirar algum benefício disso. Por isso, é possível notar que têm atitudes extremamente narcisistas como, por exemplo, se acharem superior aos outros e a vontade em agradar apenas as suas vontades.

Como lidar com elas?

identificar uma pessoa egoista como lidar
Créditos: Algarve Primeiro

Lidar com uma pessoa egoísta não é nada fácil. Se você está em um relacionamento com uma pessoa egoísta, você poderá notar a indiferença que essa pessoa tem pelas coisas que você faz. Não importa o que você faça, ela sempre faz com que você se sinta como se não estivesse dando suficiente a ela.

A culpa de tudo que há de errado no relacionamento será constantemente sua e a pessoa exaltará mais os seus defeitos do que as suas qualidades e atitudes positivas.

Por isso lidar com essas pessoas é tão difícil. O relacionamento, seja amoroso ou não, passa a se tornar tóxico e extremamente desagradável. Quando a vítima já está muito envolvida nesse relacionamento, pode ser ainda pior, pois todas as suas questões interiores e sentimentais podem estar desmoronadas, apresentando baixa autoestima, sentimento de incapacidade, repulsa por si mesmo, entre outros.

Para sair dessa situação você deve ser forte e criar muita coragem. Comece por identificar se você está doando muito de si, enquanto a outra apenas recebe. Dessa forma você pode perceber se está sendo constantemente usado na relação.

Quando você notar que isso acontece, fale e conteste. Não aceite de boca calada, pois às vezes a pessoa egoísta não sabe que está agindo mal. A mudança deverá acontecer aos poucos se ambas estiverem dispostas a lutar. Mas infelizmente pessoas egoístas raramente estão dispostas a mudar por já se considerarem tão melhores que os outros.

Se você já não se vê mais nesse relacionamento e se sente miserável o tempo todo, comece a desprender-se lentamente. Dessa forma você consegue avaliar mais a atitude da pessoa de maneira imparcial ao deixar de ter uma ligação emocional tão forte com ela.

Se rodeie de boas companhias e de pessoas que querem o seu bem para que você possa unir ainda mais forças e sair desse relacionamento tão autoritário. Seus amigos e sua família estarão sempre lá para lhe ajudar, desde que você não deixe de expressar a ajuda que realmente precisa.

Recupere a sua essência que estava apagada e tire desse relacionamento apenas as coisas boas e os aprendizados de vida que você poderia recolher. Não se culpe pelo o que lhe aconteceu, se engrandeça pela coragem e braveza que teve para finalizar esse ciclo e começar a dar um rumo diferente na sua vida de uma vez por todas.

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

preenchimento labial
Como funciona preenchimento labial: tipos, custos e riscos
sonhar com assalto
Significado de sonhar com assalto: veja interpretações