Homens são mais fracos para aguentar sintomas de doenças
Crédito: Freepik
em

Homens são mais fracos para aguentar sintomas de doenças: sim ou não?

Quando os homens da sua casa ficam gripados, fazem mais drama do que quando a gripe é nas mulheres da casa?

Publicidade

Dizem que as mulheres são mais fortes e não ficam reclamando pelos cantos quando estão doentes. Afinal, pra quem aguenta gestações e a dor do parto, o que é uma febre e um mal-estar? Já no caso dos homens, é o contrário: quando surge uma gripe parece que estão prontos para se despedir desse mundo. Será que é isso mesmo?

O estudo que defende os homens

De acordo com um estudo publicado no periódico científico British Medical Journal, e realizado por pesquisadores da Universidade Canadense de Newfoundland, os homens realmente sentem mais os sintomas de gripes e resfriados porque o sistema imunológico masculino é mais fraco do que o feminino.

Publicidade

“A pesquisa sugere que os homens têm uma resposta imune mais fraca quando se trata de infecções respiratórias virais comuns e da gripe. Essa hipótese tem como base o fato de que eles sentem mais os sintomas, que duram mais tempo do que nas mulheres, e são mais propensos a ser hospitalizados e morrerem em decorrência dessas doenças”, disse Kyle Sue, principal autor do estudo, ao jornal britânico The Guardian.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores reuniram uma série de pesquisas científicas sobre esse mesmo assunto. Um dos estudos, feito em animais, analisou diferenças entre células masculinas e femininas e mostrou que a testosterona pode ser a responsável por essa diferença entre a imunidade masculina e a feminina.

Publicidade

Além disso, existe a hipótese de que os hormônios femininos, ao contrário da testosterona masculina, atuam no fortalecimento do sistema imune das mulheres. É por isso que muitas mulheres na menopausa, fase em que produzem bem menos hormônios, não se cura mais tão facilmente de gripes e resfriados.

Não é bem assim, mas é melhor considerar

Esses estudos usados pelos pesquisadores canadenses não são considerados conclusivos, tanto que dividem a comunidade científica até que outros estudos mais aprofundados sejam feitos, levando em conta outros fatores, como os hábitos de vida das pessoas.

Mas com certeza os homens vão concordar com essa hipótese para justificar o drama quando ficam gripados. Como não se sabe exatamente a verdade, é melhor acreditar que seja isso mesmo.

Publicidade
Doenças que têm como sintoma dor de cabeça persistente

7 Doenças que têm como sintoma dor de cabeça persistente

Máquina de lavar soltando sujeira na roupa

Máquina de lavar soltando sujeira na roupa: o que pode ser e como resolver?