Homens emagrecem mais rápido que as mulheres
Crédito: Freepik

Homens emagrecem mais rápido que as mulheres?

Estudo mostrou que homens perdem peso mais rapidamente, sim, mas não é assim tão simples

Publicidade

Será que é verdade que os homens emagrecem mais rápido que as mulheres? Ou é só um daqueles sensos comuns que todo mundo repete? Pesquisadores também ficaram interessados em saber a resposta. Então veja o que diz o estudo realizado pela Universidade de Copenhague.

É muito comum ouvir mulheres dizendo que têm muita dificuldade para emagrecer, enquanto algum familiar ou amigo homem emagrece muito facilmente. Basta tirar o pão, a cerveja, os lanchinhos… Já ela tem que fazer um esforço muito maior e se privar do que gosta. Mas será que é realmente assim?

Homens emagrecem mais rápido?

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Copenhague, os homens têm, sim, uma maior facilidade para perder peso. Ao menos foi o que mostrou o resultado do estudo. É importante salientar que o mesmo apresenta limitações, já que não levou em consideração o gasto metabólico entre os dois grupos.

Isso porque, em média, os homens que participaram da pesquisa tinham mais peso do que as mulheres. Dessa forma, eles já tinham uma vantagem na quantidade de emagrecimento, já que quanto maior o peso, maior é a quantidade emagrecida. Você certamente já reparou isso a medida em que os tempo passa em uma dieta.

Publicidade

Como foi feita?

Mesmo com a limitação encontrada na pesquisa, ela foi bem estruturada, contando com a participação de 2,5 mil pessoas, entre homens e mulheres. O período analisado foi de 8 semanas, só começando a contar a partir do início da dieta estabelecida. Para isso, seguiram algumas regras rígidas de alimentação.

Primeiro de tudo, eles tinham que seguir exatamente a dieta recomendada, limitada a 810 calorias ao dia – ou seja – bastante restritiva. Além disso, tinham que voltar ao consultório periodicamente para aferir o peso e também fazer exames. Além de analisar aspectos relacionados à resistência a insulina, também foram analisados outros componentes como as massas magra e gorda.

Os participantes eram oriundos de 8 países europeus, além de Austrália e Nova Zelândia. Todos tinham IMC maior do que 25 kg/m² e pré-diabetes. Então, por dois meses, eles tiveram que seguir rigorosamente o plano e visitar os pontos de estudo cadastrados. Ao final, 90,8% dos participantes chegaram até o final do estudo.

Qual foi o resultado?

Após a análise final dos dados dos participantes em todos os países, foi apresentado um resultado nada surpreendente. Sim, homens emagrecem mais facilmente do que as mulheres. Nesse estudo, eles tiveram uma perda de peso 16% maior do que as mulheres participantes. Além disso, a frequência cardíaca masculina melhorou mais acentuadamente que a feminina.

Publicidade

Por outro lado, elas apresentaram maior redução de gordura no abdome, na quantidade de colesterol no sangue e na pressão arterial. Mas o melhor resultado é que, depois da dieta restritiva, 35% dos participantes regularizou a taxa de glicemia no corpo. Ou seja, ficaram mais distantes do diabetes tipo 2.

Em suma, sim, foram encontrados resultados diferentes entre homens e mulheres. Mas é importante lembrar que há aquela limitação na pesquisa, mostrada no início do artigo. Porém fica uma importante lição: há um comportamento diferente de emagrecimento entre homens e mulheres e é importante ter atenção ao gênero ao definir a dieta.

PODE GOSTAR TAMBÉM