em

Homem quase morreu por roer as unhas

Conheça a história desse homem que ficou meses internado por causa da sua mania de roer unhas
homem quase morreu por roer as unhas
Crédito: Freepik

Você não consegue deixar as unhas crescerem? Pois saiba que isso pode resultar em muito mais do que dedos doloridos e unhas estragadas. Veja o caso do homem que quase morreu por roer as unhas, por conta de uma infecção generalizada.

A onicofagia – ou mania de roer unhas – é mais comum do que você imagina. Cerca de 40% da população mundial já teve ou tem esse hábito. Ele pode surgir na infância, mas começa a se intensificar na adolescência, podendo durar uma vida inteira.

Esse é o caso de Ricky Kennedy, o homem que quase morreu por roer as unhas aos 57 anos. Conheça a história.

O que aconteceu

homem quase morreu por roer as unhas história
Crédito: Media Scotland

Há décadas roendo unhas, Ricky não imaginava que sua mania poderia levá-lo para uma situação de quase morte. Depois de ferir a ponta do dedo, ele notou que começou a se formar uma bolha estranha na região.

Ele e sua esposa procuraram o médico da família para ter certeza de que não se tratava de nada grave, pois ele tem diabetes tipo 2. Chegando lá, foi recomendada a limpeza do local com antibióticos, mas com o passar dos dias, começaram a surgir feridas em outros locais do corpo.

No dia do seu internamento, foi a esposa Ghislaine, de 65 anos, que percebeu que havia algo errado. Ele estava se queixando de muitas dores e já estava começando a ter alucinações. Ghislaine chamou rapidamente a emergência, o que salvou sua vida, pois o homem quase morreu por roer as unhas.

homem quase morreu por roer as unhas infecção
Crédito: Media Scotland

As dores estavam mais intensas e ele pensou que poderia ser um problema no coração, mas o médico o diagnosticou com sepse: infecção generalizada. Para uma pessoa mais jovem e sem problemas sérios de saúde, isso pode causar sérios transtornos, mas para um idoso pode causar a morte, como no caso do homem quase morreu por roer as unhas.

E foi o que quase aconteceu com Ricky. Ele foi internado rapidamente, já inconsciente e afirma não lembrar de nada do que aconteceu nos primeiros momentos no hospital. Após ficar internado por meses, ele teve que seguir com o tratamento a base de antibióticos em casa, por mais algumas semanas.

Apesar de estar sofrendo com a debilidade do organismo, Ricky agradece por estar vivo: “eu posso não ser mais tão saudável ou tão forte como antes, mas eu ainda estou aqui com a minha família e isso é muito precioso para mim. Eu tenho sorte em estar vivo”.

Que bom que sua esposa percebeu a tempo. Mas e você, conhece os sinais de uma possível infecção generalizada? Então acompanhe.

Sinais de uma possível infecção

Lembre-se que pessoas saudável muito dificilmente vão repetir a história do homem que quase morreu por roer as unhas. Porém, pessoas com o organismo debilitado, idosas, com doenças que afetam o sistema imunológico e outras, são mais propensas a desenvolver sequelas, além de correr um maior risco de morte.

Veja quais são os sintomas da infecção generalizada:

  • Aumento da temperatura corporal;
  • Alteração da frequência dos batimentos cardíacos;
  • Batimentos inconstantes;
  • Úlceras na pele e mucosas;
  • Falta de ar;
  • Hiperventilação;
  • Queda da pressão arterial acentuada;
  • Redução da urina;
  • Confusão;
  • Ansiedade;
  • Desorientação;
  • Desmaios.

Então, atenção a esses sintomas. Consulte regularmente um médico de confiança e realize exames preventivos. É também fundamental parar de abrir portas para a entrada de bactérias.

Como parar de roer as unhas

1. Encontre a causa

Já parou para pensar no porquê de você ter essa mania? Quando ela surgiu? Quais são as sensações que ela te traz? Satisfação? Culpa? Alívio?

Entender o que acontece em sua mente para provocar e alimentar o hábito é fundamental. Preste atenção aos momentos em que leva o dedo à boca. Qual foi o gatilho?

Se for complicado fazer isso sozinho, procure ajuda! Um bom psicólogo é ótimo para sentar, conversar e colocar as ideias em ordem.

2. Mantenha as unhas curtas

Pelo menos até o hábito passar, corte as unhas e mantenha-as mais curtas por um tempo. Isso evita que qualquer pontinha tentadora te chame de volta.

Além disso, vai dar mais chances de sua unha se fortalecer, antes de crescer de forma frágil, quebrando e atrapalhando o processo.

3. Cuide das suas unhas

Seja homem ou mulher, existem manicures adequadas. Vá ao salão e se dê esse pequeno prazer, semanalmente.

Isso vai te ajudar a cuidar melhor, fortalecer as unhas e ainda ficar com pena de roer, já que você investiu tempo e dinheiro nelas.

4. Hidrate as cutículas

Se tem uma coisa que é tão tentadora quanto a unha, é aquela pelezinha que fica soltando em volta da unha.

Evitar morder ou puxar às vezes é difícil, inflamando assim a ponta dos dedos e deixando dolorido por dias.

Para que isso não aconteça, hidrate bem as mãos, principalmente a ponta dos dedos. Isso vai manter sua pele saudável e sem soltar as tirinhas.

5. Use uma base amarga

Se tem uma coisa que comprovadamente funciona é o comportamentalismo. Essa é só uma palavra grande para dizer que as pessoas aprendem através de estímulos positivos e negativos.

Se sentir um gosto amargo sempre que levar as mãos à boca, vai desistir de fazê-lo. Coloque algumas gotas de óleo de tea tree na sua base e veja suas unhas ficarem mais fortes e amargas.

Se você gosta de pintar as unhas, é uma boa ideia deixá-las sempre bem pintadinhas. Lixe sempre os cantinhos que começam a lascar, para evitar a tentação de morder.

Se cuide, tanto física quanto mentalmente. Faça atividades físicas, encontre tempo para você e aproveite melhor o dia, sem ansiedade.

 

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

ideias penteados para formatura
24 Ideias de penteados para formatura
organizar chá de panela
Como organizar um chá de panela