Tratamento do herpes com amora alpina

O herpes é uma doença infeciosa e transmissível através do contato físico, que afeta 90% da população mundial.

Publicidade

O vírus do herpes labial é muito comum e se for tratado mal aparece, não é muito grave, mas o herpes genital, que é transmitido pelo contato com a pele de uma pessoa infetada que tem bolhas, lesões visíveis ou erupções, é muito perigoso.

Para além de afetar a autoestima, se não travarmos a infeção rapidamente, ela se pode alastrar e passar para outras zonas do corpo, podendo provocar dor na gengiva, febre, dor de cabeça, dor muscular, entre outros sintomas.

Na universidade de Kaohsiung, em Taiwan, os cientistas revelaram que a amora é muito poderosa no trato do vírus do herpes, esse vírus que pode resultar em feridas nos órgãos genitais e nos lábios. A amora combate também problemas de bexiga e combate a infeção pulmonar.

A amora alpina nasce de um arbusto chamado de Vaccinium vitis-idaea. Ela é rica em vitaminas C,  E e antioxidantes e tem um aroma muito doce e forte. Pois que esse fruto é usado para combater o vírus do herpes tipo 2 (denominado de herpes simples ou HSV-2), que é o culpado pelas feridas penosas nos órgãos genitais e nos lábios. Esse fruto contém um composto chamado proantocianidina A-1, que consegue diminuir os efeitos da infeção, mas não consegue eliminar de vez o vírus. Hua-Yew Chung foi um dos pesquisadores da universidade de Kaohsiung que apresentou testes que mostravam que a amora podia eliminar a infeção.

Publicidade

Quando ouvimos alguém dizer que tem o vírus do herpes, mas a gente não vê a pessoa com nenhuma ferida, o que isso quer dizer é que a pessoa tem o vírus, mas que ele não está ativo. Ele fica alojado em o nosso organismo.

Embora não exista cura para o vírus, você pode tomar alguns cuidados. Lave bem as mãos com sabão para não espalhar o herpes e para não transmitir o vírus a outras pessoas e evite apanhar banhos de sol, porque as bolhas aumentam com a exposição solar. O herpes pode demorar uma ou mais semanas, por isso é importante que reduza o risco de se alastrar.

A amora alpina pode ser encontrada na ilha de Formosa ou ilha de Taiwan, mas também se encontra em algumas zonas do Brasil.

Pode utilizar esse fruto como tratamento caseiro, mas é importante que consulte sempre o seu médico.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM