como guardar alimentos frescos
Crédito: Freepik
em

Como guardar alimentos frescos corretamente

Confira como evitar desperdícios e aumentar a durabilidade dos produtos em casa

Frutas, verduras, legumes… Quem nunca armazenou algum ingrediente errado que atire a primeira pedra! Infelizmente, é um desperdício de recursos que poderia ser evitado com medidas simples para guardar alimentos frescos. Então, não sofra mais com esse problema e confira dicas imperdíveis para armazenar corretamente os alimentos e acabar de vez com o desperdício!

Como guardar comida fresca do jeito certo

Diversos exemplos errados de métodos de armazenamento de produtos são perpetuados na cozinha. Aprendidos por gerações, essas pequenas falhas propiciam maior índice de desperdício, que contribui para prejudicar a natureza e o seu bolso! Então, confira as técnicas abaixo e saiba como quebrar essa corrente e economizar na cozinha, ao saber como guardar alimentos frescos corretamente.

Armazene os tomates fora da geladeira

É importante que se guarde os tomates fora da geladeira, em temperatura ambiente, para que eles amadureçam da maneira correta. Isso influenciará em sua textura e sabor, o que faz uma enorme diferença na hora de preparar a sua salada.

Mesmo assim, vale destacar que se os seus tomates estiverem verdes ou previamente cortados, é importante que os guarde na geladeira. Afinal, se isso não for feito, o processo de apodrecimento será acelerado. Outro ponto importante é que se cubra os tomates que estão guardados fora da geladeira com um pano limpo, para que pequenas moscas não alterem a sua qualidade e padrão de higiene.

Congele frutas silvestres

Amoras, morangos, framboesas e blueberries, são exemplos de frutas que estragam muito rapidamente. Em geral, essas frutas podem levar de dois a três dias para estragarem, enquanto as blueberries podem levar mais de uma semana.

É importante que se saiba quando elas apodrecem, para que você as coloque no congelador nos dias anteriores. Assim, elas podem virar base para o preparo de diversas vitaminas, o que as tornam excelentes opções para refeições diversas, como smoothies.

Armazenar tempero verde

guardar alimentos frescos manjericão
Crédito: Learning Herbs

Se você colocava o manjericão, salsa, coentro e similares na geladeira e, mesmo assim, o achava maravilhoso, ficará de queixo caído com essa nova técnica! Afinal, essa erva perde parte de sua textura, aroma e sabor quando armazenada na geladeira (mesmo que por pouco tempo).

Por isso, experimente armazenar o seu manjericão em um recipiente com água, como se fosse uma plantinha que você queira cultivar. Desse modo, a erva manterá as suas propriedades naturais na hora de ser utilizada em alguma refeição.

Separe os legumes das frutas

Quando for guardar os legumes e frutas na geladeira, tome cuidado para não os deixar unidos. Isso é explicado pelo fato de que as frutas liberam um hormônio chamado etileno, responsável pelo amadurecimento. Esse hormônio é o único que possui o estado de um gás, o que o torna muito fácil de se propagar e influenciar outros alimentos.

Desse modo, colocar esses alimentos juntos propiciará o apodrecimento de diversos componentes, o que torna essencial sua separação. Afinal, são essas pequenas medidas que geram maior economia na compra seguinte. Então, se você não quer que as batatas estraguem rapidamente, deixe-as longe das maçãs, preferencialmente na gaveta de baixo.

São medidas simples e que vão fazer toda a diferença na sua comida e também no bolso. Melhor sabor, textura e durabilidade só com esses cuidados simples. Aproveite para dar uma olhada na sua geladeira e ver o que pode ser mudado logo.

sarampo mata

Sarampo mata? Entenda a gravidade da epidemia

pamonha assada

Pamonha assada: 3 receitas doces e 1 salgada