Menu

Como fazer grão-de-bico chips para petisco

Esse é um dos melhores petiscos para você comer à vontade e não sair da dieta

Crédito: Reprodução Pinterest

Publicidade

Se você adora comer um petisco no meio da tarde ou quando está jogando conversa fora com os amigos, mas ao mesmo tempo se preocupa com a saúde, grão-de-bico chips é a solução. Esqueça os salgadinhos fritos e comprados prontos. Faça o seu aperitivo, crocante e temperado, saudável e muito gostoso. Veja a receita e experimente fazer em casa.

Ingredientes

Grão-de-bico cru: 1 xícara
Sal: 1 colher (chá);
Azeite: ½ xícara;
Especiarias ou ervas frescas picadas: orégano, pimenta do reino, curry, masala, cominho, páprica, alecrim, tomilho.

Modo de preparo

  1. Coloque o grão-de-bico de molho na água por, pelo menos, 6 horas. Coloque água suficiente para cobrir os grãos e mais três dedos. Neste período, tente escorrer e trocar a água por, pelo menos, duas vezes.
  2. Depois do tempo de molho, escorra a água, coloque o grão em uma panela de pressão e adicione 3 xícaras de água potável. Feche a panela e leve ao fogo alto.
  3. Quando a panela ganhar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos.
  4. Desligue o fogo, espere esfriar. Abra a panela.
  5. Despeje tudo (com a água) em um recipiente com tampa e leve à geladeira até o dia seguinte.
  6. No dia seguinte, passe o grão-de-bico por uma peneira e recolha o líquido (conhecido como aquafaba, pode ser usado em outras preparações).
  7. Escorra os grãos em uma peneira e depois seque levemente em um pano bem sequinho para garantir que eles fiquem bem crocantes quando forem ao forno.
  8. Coloque os grãos-de-bico em uma assadeira de modo que eles fiquem bem espalhados, regue com o azeite (seja generoso na quantidade, para ajudar a dar crocância) e salpique o sal e seus temperos, mexendo tudo com as mãos ou uma espátula, garantindo que todos os grãos fiquem temperados uniformemente.
  9. Asse em forno preaquecido a 180°C por 20 a 30 minutos ou até dourar. Mexa nos grãos na assadeira a cada 10 minutos, garantindo que todos fiquem uniformemente dourados.
  10. Espere esfriar antes de servir e armazenar. Dentro de um vidro hermético dura por muitos dias.

Veja também: Grão-de-bico engorda ou emagrece?

Leave a Reply

Sair da versão mobile