em

Inclua gorduras boas no seu regime alimentar e emagreça!

A gordura boa é essencial para o organismo, por isso, confira aqui os alimentos onde pode encontrá-la!

Quando se fala em gordura, todo o mundo pensa que ela faz mal. Ou seja, consideram apenas a gordura ruim. Contudo, existem dois tipos de gordura – a boa e a ruim. A gordura é, com efeito, uma forma de o organismo ter energia, por isso você precisa dela. Para sua informação, o organismo, através da gordura, absorve minerais e vitaminas.

Além disso, as bainhas dos nervos e as membranas das células também dependem deste tipo de gordura. Por outro lado, ela é igualmente importante para a inflamação, a coagulação sanguínea e os movimentos dos músculos.

Basicamente, para preservar a sua saúde no futuro, você precisa de considerar as gorduras boas. Assim sendo, apresentamos 5 alimentos que as têm presentes. Contudo é importante que os inclua na sua dieta para que consiga perder peso.

1. Azeite Extra Virgem

Todos os tipos de regime alimentar devem incluir azeite. Ele faz bem ao coração, por exemplo. Em 2013, uma pesquisa provou que, quem tem dieta mediterrânica com azeite, baixa os riscos de ter doença cardíaca ou ataque do coração. O motivo – as suas gorduras monoinsaturadas. Além disso, as células estão resguardadas devido à presença de antioxidantes no azeite. Este alimento tem também poderes anti-inflamatórios e causa efeitos positivos nas funções cognitivas e na memória.

Você não deve comprar azeite por impulso. Em primeiro lugar, prefira azeite extra virgem. Assim estará a garantir que não ingere químicos envolvidos no processo de refinação. Contudo, tem-se verificado a existência de azeites falsos. Em 2011, uma investigação da UC Davis encontrou várias marcas, que não cumpriam as normas do azeite extra virgem, o que levou a que fossem instaurados vários processos.

2. Abacate

Trata-se de uma fruta tremendamente benéfica – uma das mais saudáveis. As suas gorduras monoinsaturadas impulsionam o bom colesterol e decrescem o ruim. A vitamina E presente no abacate promove o sistema imunitário, não permite o envelhecimento precoce e erradica estragos dos radicais livres.

Além disso, é a fruta com maior teor de proteína saudável. Gestantes devem comê-lo já que tem folato, a vitamina que evita chances de deformidades no feto.

Faça receitas com abacate ou use o seu óleo para temperar as suas refeições.

3. Ômega 3

Este ácido graxo não consegue ser produzido pelo organismo, por isso você deve ingeri-lo através dos alimentos ricos nele. Os três gêneros de ômega 3 são: ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido alfa-linolênico (ALA) e ácido docosa-hexaenoico (DHA). Os melhores são o EPA e o DHA, que estão presentes nas sardinhas e no salmão, por exemplo. Alimentos de fonte vegetal, tais como as sementes e as nozes, têm o ALA.

Na verdade, o organismo pode passar o ALA a DHA e EPA. Contudo, ter EPA e DHA vindos diretamente de alimentos é bem melhor. Ainda assim, essa transformação ainda não está totalmente comprovada, por isso as entidades de saúde aconselham a ingestão de todas as fontes de ômega 3.

Tem-se observado que os povos que comem bastante ômega 3, como o de Okinawa, no Japão, conseguem vidas mais longas e mais sãs, do que as pessoas que têm mais fracos níveis de consumo desse ácido graxo. Note que existem diferenças entre o óleo extraído do fígado de bacalhau e o óleo de peixe. O óleo de fígado de bacalhau tem pouco ômega 3 mas, tem valores altos de vitamina A e D. Pelo contrário, o óleo de peixe é pobre em vitaminas, mas rico em ácidos DHA e EPA.

4. Óleo de coco

Este óleo tem tantos proveitos que você até pode usá-lo no cabelo e na pele. Ele favorece a ação das células e tem bastantes ácidos graxos, de fácil absorção pelo organismo. Por isso, o corpo não retém a gordura.

A memória e a saúde do cérebro são igualmente aprimoradas por ação dos ácidos graxos. As suas gorduras saturadas permitem que este óleo suba os níveis de colesterol bom e ajude as funções cardíacas. Além disso, os seus antioxidantes permitem combater artrite e garantem a ação anti-inflamatória. Use, de preferência, óleo de coco extra virgem, já que o refinado não permite tantas vantagens.

5. Nozes

Esta fruta seca tem também gorduras benéficas. Em cada 100 g de nozes, você pode encontrar 9 g de gorduras monoinsaturadas e 47 g de gorduras poli-insaturadas, nestas incluiu-se o ômega 3, que evita inflamações e equilibra os valores do colesterol.

Mais benefícios:

  • Reduz distúrbios do sono;
  • Equilibra o açúcar no sangue;
  • Evita estresse;
  • Permite aumento da massa muscular;
  • Baixa chances de ter diabetes;

Com toda esta informação sobre gorduras boas, trate já de incluir estes alimentos no seu regime alimentar. Vá atrás de resultados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comportamento suicida: pistas que podem salvar uma vida

Livre o seu cabelo da caspa e salve o seu organismo usando apenas limão!