Gestos
Crédito: Freepik

Gestos de afeto que valorizam o relacionamento

Se você tem o privilégio de oferecer estes gestos a alguém que ama, faça sem hesitar

Publicidade

Com certeza você já ouviu falar que gentileza gera gentileza. Essa máxima não serve só para as relações familiares, de amizade e do trabalho. A gentileza deve estar presente em todos os gestos de afeto em um relacionamento amoroso.

Ela atua em conjunto com o respeito, formando uma dupla imbatível para manter a relação saudável e viver bons momentos ao lado da pessoa amada. Veja de que formas você pode botar em prática os gestos de afeto a partir de agora na sua relação.

Veja também: Os 5 significados do beijo na testa

Prestar atenção aos gostos do outro

Quando você nota nos detalhes do comportamento e nos gostos da pessoa amada, fica muito mais fácil manter gestos de afeto que vão agradá-la. Então, na verdade, ter o cuidado de prestar atenção no outro é um caminho, e não o gesto em si, mas é igualmente importante.

Fazer carinho

Quase todo mundo gosta de receber um carinho da pessoa amada. Pode ser um cafuné, uma massagem nas mãos ou nos pés. Pode apenas encostar, mantendo os corpos conectados quanto estão curtindo um momento juntos. Abraçar e beijar também contam. Claro, sempre respeitando o limite da pessoa, que você descobre qual é seguindo a dica anterior.

Publicidade

Dormir juntinho e fazer carinho aproxima o casal e diminui o estresse

Dizer o que sente

Algumas pessoas começam a falar sobre o que sentem mesmo que ninguém pergunte. Outras são mais misteriosas, fechadas.

Seja qual for o seu jeito, é importante falar o que sente para a pessoa amada. Esse é um dos gestos de afeto mais importantes para ser claro sobre seus sentimentos na relação e manter o amor correspondido.

Quando uma pessoa ouve o quanto ela é importante e está fazendo o outro feliz, mais segura e entregue ao relacionamento ela fica.

Publicidade

Fazer pequenas surpresas

Pode ser um chocolatinho, um mimo que a pessoa queria há algum tempo, um recado no espelho. Os gestos de afeto que mais ficam na memória são os inesperados e certeiros, que dizem o que o outro precisa ouvir e enchem o coração dele de alegria.

Respeitar a individualidade do outro

Quando falamos em gestos de afeto, não confunda com invasão de privacidade. A ideia não é estar presente o tempo todo, até quando a pessoa prefere estar ou decidir algo sozinha, fazer uma escolha com base somente na opinião dela mesma.

Não tem nada de errado em querer passar um tempo sozinho às vezes, não é sinal de menos amor ou de traição.

Publicidade

Todos nós precisamos exercer nossa individualidade, e respeitar isso é um dos gestos que gera maior gratidão na relação.

Gratidão e saúde: ser grato traz benefícios, diz estudo

Oferecer cuidado

Como é bom se sentir cuidado e protegido. Até os marmanjos mais broncos gostam de saber que podem contar com uma pessoa especial nos momentos difíceis. Oferecer cuidado é mais do que ter gestos de proteção moral ou física. Cuidar é saber, só pelo olhar, quando a pessoa precisa de atenção, de silêncio, de uma conversa ou de uma nova aventura.

Veja também: 5 Atitudes que fazem o relacionamento não dar certo

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM