em

4 Receitas fáceis de geleia de jabuticaba

Veja as formas de preparar esse doce, como armazenar e não deixar que fique com sabor amargo.
geleia de jabuticaba
Crédito: Pxhere

A jabuticaba é uma frutinha tipicamente brasileira, de casca grossa, roxa e amarga, mas com interior mole, branco e doce com toque azedinho. Com ela é possível fazer diferentes receitas, como a geleia de jabuticaba, que fica deliciosa para acompanhar pães, bolos e biscoitos. Veja agora 4 receitas para experimentar e veja também como armazenar e evitar que a geleia fique com sabor amargo.

4 Formas de fazer geleia de jabuticaba

Com a mesma base de receita você pode fazer sua geleia do jeito tradicional, com ou sem casca, uma versão fit e outra com preparo no liquidificador. Confira cada uma delas e escolha a que mais gostar.

1. Receita de geleia de jabuticaba

A primeira versão é a tradicional, no fogão e com açúcar. Aquela típica da casa da avó. É muito simples de fazer, veja só:

Ingredientes

  • Jabuticaba: 500 gramas;
  • Açúcar refinado: 250 gramas.

Modo de preparo

1. Primeiro lave bem as frutas. Em seguida, coloque-as em uma panela e leve ao fogo médio, amassando com uma colher para liberar o líquido, pois não é preciso adicionar água. Se achar necessário pode colocar um pouco para não queimar. Deixe por 40 minutos.

2. Deixe as frutas cozinharem até ficarem bem macias. Depois passe por uma peneira e reserve o líquido.

3. Feito isso, coloque o líquido de volta na panela e adicione o açúcar. Leve ao fogo para engrossar por mais meia hora, mexendo de vez em quando.

4. Então é só ficar de olho quando atingir o ponto de geleia e desligar o fogo. Armazene ainda quente em potinhos de vidro esterilizados e deixe esfriar fora da geladeira.

2. Geleia de jabuticaba com casca

Em muitas receitas, como nessa acima, a jabuticaba é passada por uma peneira para remover a casca. Mas também tem a opção de fazer uma receita de geleia de casca de jabuticaba, diferente do comum. Confira.

Ingredientes

  • Jabuticaba: 1 quilo;
  • Açúcar demerara: 1 xícara;
  • Água: suficiente para cobrir as cascas na panela.

Modo de preparo

1. Lave muito bem as jabuticabas e esprema-as para remover o seu interior. Coloque as polpas em uma peneira para deixar escorrer o líquido que será aproveitado na receita.

2. Depois, coloque em uma panela as cascas das jabuticabas junto com o líquido extraído das polpas e adicione o açúcar. Coloque um pouco de água para cobrir.

3. Deixe ferver em fogo médio, mexendo de vez em quando, até engrossar e ficar no ponto de geleia. Por ser uma versão mais ácida, pode usar para acompanhar até mesmo pratos salgados, como carnes.

3. Geleia fit de jabuticaba

Para fazer uma geleia menos calórica, o jeito é usar menos açúcar e dar preferência para outro que não seja o refinado. Além disso pode deixar a casca da jabuticaba para absorver seus nutrientes. Essa versão fica com pedaços de fruta para saborear, assim como a anterior.

Ingredientes

  • Água: 200 mililitros;
  • Jabuticaba: 350 gramas;
  • Açúcar demerara: 5 colheres de sopa;
  • Suco de limão: 1 colher de sopa.

Modo de preparo

1. Lave muito bem as jabuticabas.

2. Depois coloque a água em uma panela e junte as jabuticabas inteiras. Adicione também o açúcar e o suco de limão, misture bem e deixe fervendo durante 40 minutos em fogo médio.

3. Vá mexendo de vez em quando para ver como está o ponto e para não queimar. Se achar necessário pode adicionar mais um pouco de água.

4. Quando estiver no ponto desejado, é só enfrascar em potes de vidro esterilizados com tampa hermética e deixar esfriando em temperatura ambiente.

4. Geleia de jabuticaba no liquidificador

Essa é uma receita ao estilo tradicional, mas com a facilidade de colocar tudo no liquidificador para fazer ainda mais rápido.

Ingredientes

  • Jabuticaba: 1 quilo;
  • Açúcar refinado: 500 gramas;
  • Água: 1 litro.

Modo de preparo

1. Depois de lavar bem as jabuticabas, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.

2. Depois, passe por uma peneira, coloque em uma panela em fogo baixo/médio e deixe ferver até que atinja o ponto de geleia. Mexa de vez em quando para não perder o ponto.

3. Quando estiver pronta, coloque dentro de um pote de vidro esterilizado e bem fechado e deixe em temperatura ambiente para esfriar.

Como guardar a geleia?

A geleia pode ser armazenada em um armário seco, fresco e ao abrigo da luz enquanto estiver fechada. Depois de aberta armazene na geladeira e procure não demorar muito para comer. Outro cuidado que deve ter é usar sempre uma faca exclusiva para tirar a geleia do pote, não deixando misturar com manteiga, pedaços de pão ou outros ingredientes da mesa.

Como tirar o gosto amargo da geleia de jabuticaba?

O sabor levemente amargo agrada algumas pessoas, mas há quem não goste. Ele fica mais intenso nas receitas que levam a casca, então, assim como na versão fit, o segredo é usar um pouco de suco de limão para neutralizar essa acidez. Se não tiver o suco, pode utilizar vinagre branco que vai ter o mesmo efeito.

Aproveite e confira no vídeo abaixo mais uma receita com preparo um pouco diferente de geleia feita de jabuticaba com pimenta.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

como tirar manchas de graxa de roupas
Como tirar mancha de graxa com eficiência
abacate engorda
Afinal, abacate engorda ou não?