em

16 Receitas de geleia de amora para experimentar

São muitas as combinações com amora para resultar em geleias saborosas. Todas fáceis de fazer!
geleia de amora
Crédito: Pixabay

As geleias são doces muito antigos e pode-se utilizar praticamente qualquer fruta para fazer. O preparo também é muito simples, basicamente derretendo a fruta junto com açúcar até que a calda engrosse. Hoje você vai aprender a fazer várias receitas de geleia de amora, que é uma deliciosa opção para ter em casa e passar nos pães, bolos, também para usar como recheios, coberturas e, inclusive, para dar um toque especial nos molhos salgados.

Como fazer geleia de amora

Como a receita não tem muito segredo, você vai ver a seguir opções que combinam outras frutas e ingredientes, também versões menos calóricas e diet para quem está de dieta ou precisa controlar o consumo de açúcar.

Aliás, falando em dieta e consumo de açúcar, é interessante mencionar que a amora é uma fruta benéfica para a saúde, então é mais uma razão para fazer uma geleia fresca. Ela ajuda a controlar a pressão arterial, a fortalecer o sistema imunológico, melhora a saúde da visão, é uma rica fonte de ferro, fortalece ossos e dentes e contribui com o rejuvenescimento das células.

A geleia deve ser feita preferencialmente com a fruta fresca e bem madurinha, que é mais doce e liberta o suco com mais facilidade. Quanto mais fresca, mais gostosa. Então, o ideal é que você colha ou compre muitas amoras na época de colheita e faça doces para durarem ao longo do ano.

Veja também como fazer geleia de jabuticaba.

1. Receita simples

receita de geleia de amora simples
Crédito: Tudo Gostoso

Para começar, uma receita básica que só leva as frutas, açúcar refinado e água. Antes de levar as amoras para a panela, elas devem ser bem higienizadas e batidas no liquidificador para reduzirem de tamanho. Depois elas serão coadas para que a geleia fique bem lisa.

2. Amora com pimenta

receita de geleia de amora pimenta
Crédito: Les Choses de Cuisine

Para quem gosta de pratos picantes, mesmo combinando a pimenta com doce e o leve azedinho da fruta, essa receita vai fazer sucesso. O processo é tão simples quanto na versão anterior, mas acrescenta-se à receita uma pimenta dedo-de-moça e também suco de limão.

3. Geleia com maçã

receita de geleia de amora maçã
Crédito: Maria Mestre Cuca

A primeira sugestão de combinação com outra fruta é utilizando a maçã. Nessa opção também usa-se o suco de limão e o sabor mais doce ou mais ácido da geleia vai depender do quanto as amoras estão maduras e do quão doce forem as maçãs que escolher.

4. Amora com canela

receita de geleia de amora canela
Crédito: A Cozinha Coletiva

Se você aprecia o sabor da canela em vários pratos, pode ser que goste também misturado à geleia de amora. Nessa receita ainda tem outro diferencial, que é um toque de vodca. Mas não se preocupe, pois ela não fica alcoólica. O álcool evapora durante o processo de cozimento.

5. Amora com morango

receita de geleia de amora morango
Crédito: Cookpad

Essa combinação de frutas vermelhas é muito boa. As duas são docinhas e azedinhas ao mesmo tempo, vão deixar a geleia com uma cor e um aroma especiais. Só vai precisar de amoras e morangos bem frescos, açúcar e água.

6. Geleia rústica com açúcar mascavo

receita de geleia de amora rustica
Crédito: Cozinha e Afins

O açúcar mascavo tem a diferença de ser mais saudável do que o refinado, pois mantém na sua composição mais propriedades nutricionais. Ele também tem um sabor mais forte característico da cana, então já sabe que vai alterar um pouco o sabor.

7. Geleia diet

receita de geleia de amora diet
Crédito: Tudo Receitas

Agora uma versão especial para quem está de dieta ou precisa controlar a ingestão de açúcares. Nessa receita o açúcar comum é substituído com adoçante de forno e fogão. Ainda assim lembre-se que a própria fruta já tem açúcar, então mesmo sendo diet, deve consumir em pequenas porções.

8. Amora com vinho do Porto

receita de geleia de amora vinho
Crédito: Dani Noce

O vinho do Porto é um tipo de vinho bem doce, como um licor, e de sabor bem característico. Essa receita é diferente das demais, pois leva amoras congeladas, o vinho do Porto, açúcar cristal e raspas de laranja. E uma deliciosa mistura de doce e cítrico que vale a pena experimentar.

9. Geleia de frutos vermelhos

receitas de geleia de amora frutos vermelhos
Crédito: Receitas Especiais

Essa é uma receita em que pode escolher com quais outras frutas vermelhas combinar as amoras. Pode adicionar morango, framboesa, mirtilos e até acerola para deixar o sabor bem sortido. Só vai precisar das frutas, de suco de limão e de açúcar. A dica é fazer mais de um tipo com diferentes combinações das frutas vermelhas para ver quais são suas favoritas.

10. Geleia com pudim de chia

receita de geleia de amora pudim
Crédito: Sabor sem Limite

Para essa geleia de amora você só vai usar a fruta congelada e açúcar cristal. Para aproveitar e servir uma sobremesa completa e muito saudável, faça junto um pudim de chia. Separe um pouco da geleia para a sobremesa e armazene o restante para outras receitas.

11. Amora silvestre com laranja

receita de geleia de amora laranja
Crédito: Tudo Receitas

Se na receita de geleia com vinho do Porto usou-se a casca da laranja, agora é a vez se aproveitar o suco da fruta. Escolha uma laranja mais doce e combine com as amoras e açúcar. Ao final pode escolher entre enfrascar com pedaços da fruta ou bater no liquidificador para ter uma opção mais lisa. As duas formas ficam deliciosas.

12. Geleia com gelatina

receita de geleia de amora gelatina
Crédito: Para Cozinhar

Quando utiliza a gelatina em folhas, acaba deixando a consistência da geleia um pouco diferente. Ideal para quem aprecia, de fato, uma geleia menos líquida. Para isso só precisa adicionar folhas de gelatina na receita com amoras, açúcar e água, não tem segredo.

13. Amora com framboesa

receita de geleia de amora framboesa
Crédito: Pela Cozinha

Quando não quiser misturar vários frutos vermelhos, a sugestão é que experimente a mistura de amora com framboesa, ambas fresquinhas. Só vai precisar de meio quilo de cada fruta e 800 gramas de açúcar. Depois bata tudo para os sabores se misturarem e as frutas ficarem em pedacinhos bem menores.

14. Geleia com especiarias

receita de geleia de amora especiarias
Crédito: Julice

Outra forma de adicionar sabores sutis e variados à geleia é com as especiarias. Nessa receita você vai usar amora congelada, suco e raspas de laranja, canela, cravo, anis estrelado, glucose, açúcar, pectina, água e suco de limão. Uma geleia completa com um sabor maravilhoso para adicionar em diversos pratos.

15. Amora com baunilha e cardamomo

receita de geleia de amora baunilha
Crédito: Petit Chef

Mais uma versão com outros tipos de especiarias para experimentar. Nessa receita vai usar amoras, açúcar, favo de baunilha, sementes de cardamomo, grãos de coentro, grãos de pimenta do reino e limão. É uma ótima combinação de sabores para os paladares mais aguçados.

16. Amora com gengibre

receita de geleia de amora gengibre
Crédito: Guia da Cozinha

Já que o gengibre está em várias receitas doces e salgadas, de comidas e bebidas, também pode estar na receita de geleia de amora. Você só precisar adicionar gengibre à receita tradicional que leva amoras, açúcar, água e limão. Aproveite os benefícios e o sabor dessa raiz em mais uma opção de receita deliciosa.

Como conservar a geleia?

É comum que a geleia de amora fique bem conservada durante um ano inteiro, quando o vidro ainda está fechado. Para isso é necessário que a geleia seja armazenada em potes de vidro esterilizados. Ou seja, que tenham passado por água fervente, bem como as tampas.

Esse processo evita que a geleia tenha contato com micro-organismos que possam acelerar sua deterioração. Se as tampas dos potes estiverem manchadas ou com alguma sujeira que não saia após a esterilização, não utilize. Compre tampas novas.

Essas tampas devem manter o pote muito bem fechado, assim como os vidros de conserva que se compra no supermercado. Para fazer esse processo de vácuo, que vai manter a tampa bem presa ao pote, assim que a geleia for enfrascada até a boca do pote e fechada com a tampa, você deverá colocar todos os vidros dentro de uma panela com água até quase a tampa dos potes, deixando ferver durante 10 a 15 minutos.

Depois, com muito cuidado, retire os vidros da panela e deixe-os esfriar completamente, o que pode levar um dia inteiro. Depois disso, pode armazená-los em um armário arejado e ao abrigo da luz por até um ano. Quando abrir um pote, mantenha-o na geladeira até que a geleia de amora acabe. Para que ela tenha uma duração maior na geladeira, procure usar uma colher ou faca que não esteja em contato com outros alimentos ao mesmo tempo.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
escurecer cabelo com café
Como escurecer cabelo com café
como meditar
Meditação: 8 dicas de como meditar para principiantes