geladeira não gela o que fazer
Crédito: Freepik
em

A geladeira não gela? Saiba o que pode ser e o que fazer

Nem sempre o problema é sério, às vezes pode ser um descuido simples e fácil de resolver

A geladeira é, sem dúvida, um dos eletrodomésticos mais úteis e essenciais dentro de casa. Quando ela está funcionando em perfeitas condições, ninguém se lembra que ela precisa de manutenção. Porém, quando a geladeira não gela, ela simplesmente não cumpre com sua função principal. Então é necessário saber identificar o problema e resolver o quanto antes para evitar gastos com uma manutenção complexa e com o aumento da energia elétrica.

O que pode ser quando a geladeira não gela?

geladeira não gela como resolver problemas
Crédito: Freepik

A boa notícia é que, quando isso acontece, nem sempre é um problema complexo que necessita de suporte técnico. De acordo com a especialista Consul, comece observando detalhes simples que podem estar fazendo sua geladeira não gelar como esperado. Somente depois de uma análise rápida das condições do eletrodoméstico é que se deve pensar em problemas mais complexos.

Porta não fecha direito

Já parou para observar se a porta da sua geladeira fica bem fechada todas as vezes que alguém a abre? Esse problema é bem comum principalmente na porta do refrigerador, quando ele está com gelo em excesso e acaba impedindo a porta de fechar totalmente. Nesse caso, descongele e limpe a geladeira, seguindo as instruções do manual e tudo voltará ao normal.

Borracha desgastada

A borracha de vedação colada na porta da geladeira precisa estar em boas condições de uso. Se a sua geladeira não é nova e a borracha está gasta, pode ser que o ar frio esteja escapando e a geladeira não gela por causa disso. Abra a porta do eletrodoméstico e observe se a borracha está muito ressecada ou com falhas. Se estiver, precisa ser trocada para resolver o problema.

Abertura excessiva da porta

Não existe um número de vezes que a geladeira pode ser aberta por dia. Mas para que o eletro consiga manter os alimentos na temperatura ideal, ele precisa estar fechado a maior parte do tempo. Então, deve-se evitar ficar abrindo a geladeira o tempo todo sem necessidade, como muitas pessoas que têm o famoso hábito de “abrir a geladeira para pensar”.

Temperatura desregulada

Toda geladeira tem funções específicas para que você regule a temperatura ideal conforme a quantidade de alimentos que será colocada dentro dela. Será que a sua geladeira está na temperatura recomendada no manual de instruções? Essa pode ser a causa de o eletro não estar gelando conforme o esperado. Dê uma conferida no manual e corrija o problema com facilidade.

Verifique o fio da tomada

Outra situação recorrente que pode fazer a geladeira não gelar é algum problema no fio da tomada. Antes de acionar um técnico, observe se o fio está ligado diretamente na tomada, sem o uso de benjamins. Veja se ele está solto, sem nós ou dobras. Teste se a tomada está mesmo funcionando, pode ser um problema na elétrica da residência. Confira se a corrente de voltagem está de acordo com o aparelho.

Passagem de ar obstruída

Assim como o problema do excesso de gelo acaba impedindo que a porta do refrigerador fique bem fechada, o mesmo pode ocorrer nas saídas de ar da geladeira. Se elas estiverem obstruídas, o aparelho não vai conseguir gelar como esperado.

Entupimentos

Além da obstrução da passagem de ar, outros pontos de fluido da geladeira podem estar entupidos. Nos componentes do motor de uma geladeira existem diversos caninhos que podem entupir ou quebrar internamente e somente um técnico consegue identificar.

Vazamento de gás

Toda geladeira possui um compartimento com gás que faz parte do seu sistema de funcionamento. Se por acaso você está sentindo um leve cheiro de gás e sabe que não vem do botijão, sua geladeira não gela porque é o gás dela que está vazando. Se isso ocorrer, abra as janelas da casa para o gás sair e chame um técnico imediatamente.

Tem conserto?

De modo geral, todos os problemas mencionados acima podem ser resolvidos. Alguns com facilidade e rapidez, por você mesmo, outros somente com o serviço de um técnico. Então, ao perceber que a geladeira não gela, comece observando os aspectos visíveis, aqueles externos mencionados no início da lista de problemas.

Se não conseguir resolver, ligue para a assistência técnica autorizada e peça uma visita para fazer um orçamento. Se achar muito caro, chame outros técnicos para comparar os preços. Não se deixe levar pelo desespero, pois infelizmente poderá pagar muito mais caro sem necessidade.

4 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

fogo selvagem penfigo

Fogo selvagem: o que é essa doença e como é a transmissão

óleo de rícino para pele

Óleo de rícino para pele: conheça os benefícios e como usar