Gata no cio
Crédito: Freepik

Gata no cio: como identificar e quanto tempo dura?

Essa é aquela fase em que as gatas e os gatos emites miados fortes e persistentes

Publicidade

Não é difícil identificar uma gata no cio, pois o comportamento dela muda para atrair os machos. Mesmo quem não convive com gatos, percebe a diferença. Mas para quem convive, tem mais detalhes para prestar a atenção. Então, veja agora como identificar o período do cio, quanto tempo dura e em qual idade começa.

A partir de que idade as gatas entram no cio?

O cio é o período em que os animais estão preparados e dispostos a se reproduzir. A partir de quando entram na puberdade, os machos estão sempre dispostos a acasalar. Então, eles dependem do período ideal das fêmeas (o cio) para conseguirem se aproximar delas com essa intenção.

Geralmente, o primeiro cio de uma gata ocorre quando ela entra na puberdade, que é entre os 8 e 10 meses de idade. Essa variação é porque o primeiro cio depende de fatores como o peso mínimo da fêmea, sua aproximação com o macho, a raça e até a exposição à luz solar.

Veja também: Gato filhote: os estágios de crescimento dos gatos

Publicidade

De quanto em quanto tempo uma gata entra no cio?

Depois do primeiro, as gatas entram no cio a cada dois ou três meses. E a exposição das fêmeas à luz solar faz diferença, pois bastante sol estimula o cio. É por isso que se vê (e se ouve) uma gata no cio com mais frequência nos meses mais quentes, com mais sol.

Características de uma gata no cio

Mesmo para quem não tem gatos, a característica mais comum de uma gata no cio é o miado prolongado e agudo, que se ouve de longe. Quando ouvem, os machos respondem com um miado parecido, mais forte e persistente do que o normal.

Mas, não é só o miado das fêmeas que muda para atrair a atenção dos machos. Elas passam a se esfregar em todos que se aproximam, em objetos, ficam meigas e chamando a atenção dos donos, andam rebolando e param em posição de cópula com a coluna curvada e a cauda afastada lateralmente.

As quatro fases de uma gata no cio

O cio das gatas é dividido em quatro fases: proestro, estro, diestro e anestro.

Publicidade

Proestro

É quando a gata começa a mudar de comportamento. Dura 1 ou 2 dias, e o macho ainda não tem permissão para se aproximar. Ela urina mais vezes por dia, começa a emitir uns miados e sons diferentes, se esfrega em objetos, roda em volta de si própria e arqueia a coluna para trás.

Estro

O comportamento do proestro fica mais acentuado. É quando as gatas emitem miados agudos, longos e estridentes. A fêmea deixa o gato se aproximar e, se houver acasalamento, essa fase dura de quatro a seis dias. Caso contrário, pode durar até quatorze dias.

Diestro

Se a gata não estiver grávida, esse período dura por volta de 15 dias.

Publicidade

Anestro

O ovário não produz hormônio e o comportamento volta ao normal.

É melhor vacinar ou castrar para evitar o cio?

É melhor que as gatas e os gatos sejam castrados para evitar algumas doenças e crias indesejadas. Por consequência, evita-se o abandono de animais e todos os males que isso causa.

Agora, entre vacina e castração, recomenda-se castrar as fêmeas, pois a vacina tem efeitos colaterais perigosos, como infecções e tumores no útero e nas mamas.

Publicidade

Veja também: Castração de animais: saiba por que é importante e como funciona

Artigo com informações de Patas da Casa

PODE GOSTAR TAMBÉM