Crédito: Freepik

Fungo negro: o que essa doença tem a ver com a Covid?

Saiba o que é a mucormicose, quais os sintomas e se tem como prevenir

Publicidade

A mucormicose, conhecida por fungo negro, é uma doença causada pelo mofo encontrado em ambientes úmidos. Em uma pessoa saudável, o fungo negro não costuma provocar infecção, pois o sistema imunológico combate os esporos que são inalados.

No entanto, nas pessoas com a saúde debilitada, principalmente com o trato respiratório doente, o problema tem alto risco de agravamento. É aí que existe uma estreita relação entre o fungo negro e a Covid-19.

Mas não foram relatados casos no Brasil. Desde o início de maio de 2021, alguns casos de fungo negro em pacientes com Covid-19 foram identificados na Índia, e mesmo estando tão longe, é importante acender o alerta, principalmente porque, no Brasil, o inverno chegou e os ambientes costumam ficar ainda mais fechados e úmidos, com formação de mofos.

Sintomas de fungo negro

Essa doença não é contagiosa. Mas o paciente que estiver com Covid-19 ou outra doença que enfraquece muito o sistema imunológico, como diabetes, e inalar os esporos do fungo negro, pode apresentar os seguintes sintomas:

Publicidade
  • Dificuldades para respirar
  • Dor no peito
  • Febre
  • Inchaço facial
  • Lesões pretas na boca
  • Tosse com sangue
  • Úlceras na pele
  • Visão turva

Pacientes com uma infecção grave por fungo negro podem sofrer lesões no cérebro capazes de levar à cegueira ou mesmo deixar um buraco aberto.

Como tratar e prevenir?

O fungo negro é uma doença rara. Se o paciente for diagnosticado, terá que passar por um tratamento com medicação antifúngica que pode durar até 6 semanas.

A prevenção do fungo negro consiste em tomar cuidado para que não se forme mofo em nenhum ambiente da casa. Também é importante evitar sair de casa, principalmente para ir em lugares com umidade, se estiver com a imunidade baixa.

Em casa, é importante manter os ambientes arejados e secos, usar desumidificador de ar se o clima estiver muito úmido e limpar constantemente as áreas em que o mofo costuma surgir, inclusive dentro dos armários, pois a pessoa pode não ver o fungo, mas acabar inalando seus esporos que ficam pelo ar, nas roupas e outros objetos.

Publicidade

Veja também: dicas de como evitar a umidade no banheiro

PODE GOSTAR TAMBÉM