Como diminuir a umidade no banheiro
Crédito: Freepik
em

Como diminuir a umidade no banheiro?

Veja desde dicas para fazer no dia a dia até soluções antecipadas se estiver construindo ou reformando

Publicidade

O banheiro é um ambiente úmido por causa do vapor do chuveiro e isso não tem como evitar. O que se pode fazer é tomar alguns cuidados para que o banheiro esteja sempre arejado, permitindo a secagem do vapor. É assim que você previne o surgimento de fungos que criam o bolor. Então, veja quais são os cuidados necessários para diminuir a umidade no banheiro.

Janelas e portas abertas

Durante todo o dia, e principalmente depois do banho, as portas e janelas do banheiro devem ser mantidas abertas. Aliás, a porta do box também, se possível. Assim você permite que o ar quente do vapor dissipe e dê espaço ao ar da rua, mais seco.

Instalar um exaustor

Se o seu banheiro não tem janela ou ela é muito pequena, a melhor solução para diminuir a umidade é contratar um profissional para instalar um exaustor. Esse aparelho tem a função de trocar o ar do ambiente pelo ar que está do lado de fora, reduzindo a umidade e também o mau cheiro que ela causa.

Tirar tapetes e toalhas molhados

Depois do banho, tire do banheiro as toalhas molhadas e estenda-as no varal. Quanto ao tapete que você tem na porta do box para sair do banho, vale a mesma regra: tire-o do banheiro e coloque-o para secar pendurado em algum lugar na área externa ou na lavanderia. Faça isso mesmo se for um tapete de plástico ou borracha.

Publicidade

Desumidificador de ar

O desumidificador é um aparelho pequeno que tem a função de remover o excesso de umidade do ambiente. Todo dia após o banho você pode ligar o desumidificador no banheiro por alguns minutos para reduzir a umidade, mas mesmo assim mantenha todas as dicas anteriores.

Soluções em caso de construção ou reforma

Se você está construindo ou reformando seu banheiro, antecipe-se para prevenir infiltrações, umidade e mofo. Você pode usar tela de impermeabilização entre as camadas de argamassa, também pode usar argamassa impermeabilizante, bem como tinta impermeabilizante e, claro, revestir com piso o banheiro todo, até na linha do teto ou pelo menos na área de banho.

como fazer Sauna vaginal

Sauna vaginal: saiba o que é essa “moda” das famosas, se funciona e como fazer

Comida salgada demais

Comida salgada demais: como salvar arroz, feijão e outras receitas