em

Fumaça de churrasco pode causar câncer? Sim ou não?

Um estudo recente publicado mostrou que grande parte das substâncias da fumaça é absorvida pelo corpo

fumaca de churrasco pode causar cancer
Crédito: Pixabay

Fumaça, de qualquer natureza, não faz bem aos humanos. No caso da fumaça que é produzida na churrasqueira, ela contém níveis altíssimos de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) e compostos cancerígenos. Um estudo que foi publicado em 2018 mostrou que grande parte dessas substâncias é absorvida pelo corpo, não só pela respiração e ingestão das carnes, mas também pela sua pele. Portanto, a fumaça de churrasco pode causar câncer, sim.

Por que inalar fumaça de churrasco faz mal à saúde

No ano passado, a revista científica Environmental Science & Technology publicou uma pesquisa coordenada por Eddy Zeng em conjunto com cientistas da Universidade de Pequim. Esse estudo analisa a absorção de substâncias cancerígenas e com HPA presentes na fumaça do churrasco pelo corpo humano.

fumaca de churrasco pode causar cancer estudo
Crédito: Pixabay

O estudo foi realizado com 20 homens com idades entre 22 e 25 anos e eles estiveram expostos à fumaça de churrasco durante 2,5 horas. Estes participantes foram divididos em três grupos, o primeiro que ingeriu os alimentos do churrasco e tomou precauções para evitar a exposição à fumaça.

O segundo grupo ficou exposto à fumaça, porém não ingeriu a comida. Já no terceiro grupo, foi usada uma máscara para evitar a inalação da fumaça, porém estiveram expostos a ela e não comeram nenhum dos alimentos.

Os pesquisadores fizeram a coleta de urina dos participantes antes e depois do churrasco. Depois dos cálculos e estimativas de ingestão de HPAs, os cientistas chegaram à conclusão de que a ingestão dos alimentos preparados no churrasco trazia a maior quantidade de HPA. Enquanto a segunda maior quantidade de HPA foi absorvida pela pele e seguido pela inalação.

A conclusão do estudo é que a exposição prolongada a HPAs aumenta o risco de alguns tipos de câncer, inclusive os tumores de pele, mama, bexiga, próstata e etc.

Dicas para evitar fumaça de churrasco

Depois de saber dos malefícios da fumaça de churrasco, você pode estar pensando no que poderia fazer para evitar ter de lidar com isso. Saiba que existem algumas outras opções para que você continue a comer churrasco porém evitando a fumaça produzida nele. Acompanhe.

Grill

fumaça de churrasco grill
Crédito: Magazine Luíza

Além de ser muito mais saudável e produzir receitas com pouca gordura, o grill é uma ótima opção para fazer um churrasco livre de tóxicos no ar e na comida. Ele é muito prático e muitas vezes portátil também.

Churrasqueira elétrica

fumaça de churrasco churrasqueira elétrica
Crédito: eFacil

A churrasqueira elétrica é uma excelente opção para preparar o seu churrasco. Você apenas precisa manter o nível da água na bandeja, seguindo as instruções do seu equipamento. Essa característica da churrasqueira elétrica é ótima, porque a água diminui a fumaça incômoda que é produzida pela gordura da carne ao cair na brasa.

Chapa de ferro

fumaça de churrasco chapa
Crédito: Casas Bahia

As chapas de ferro são ótimas opções para aqueles que não têm muito espaço em casa para adaptar qualquer outro tipo de churrasqueira. Elas podem ser a gás ou elétricas e trazem uma grande facilidade para o uso no dia-a-dia. Outra vantagem a ser considerada é a versatilidade, você consegue preparar uma refeição completa ao mesmo tempo que assa as carnes do churrasco.

receitas de doce de banana

8 receitas de doce de banana com sabor de infância

arroz doce sem leite condensado

Receitas de arroz doce sem leite condensado – 10 opções