Menu

7 Frutas que têm sementes com muitas propriedades

Pare de ignorar as ricas sementes das frutas, pois elas têm muito a oferecer para sua saúde

Crédito: Freepik

Publicidade

A fruta começa pela semente, logo, a semente é onde existe toda a concentração nutricional que vai dar início à formação da fruta. Então, por que jogar as sementes fora, quando muitas delas podem ser consumidas? Não são todas, mas você vai conhecer agora quais são as frutas que têm sementes com muitas propriedades, além de deixarem seus pratos mais bonitos e com diferentes texturas.

1. Mamão

As sementes do mamão são bolinhas bem pequenas e macias, com um sabor levemente amargo.

Não são deliciosas para comer puro, mas são ricas em proteínas, lipídios e fibras, além de antioxidantes, desintoxicantes do fígado e ativos bactericidas e anti-inflamatórios, como a papaína e a carpaína.

A dica é comer o mamão com as sementes ou esperar as sementes secarem e bater para virar farinha, adicionando a outros pratos.

Publicidade

2. Uva

Quando você apenas lavas os bagos de uva e os coloca inteiros na boca, acaba engolindo as pequenas sementes junto. Se não faz isso, deveria fazer, pois as sementes de uva têm alta concentração de lipídios, tanto que são usadas para fazer o óleo essencial de semente de uva.

Além do ômega-6, essas sementes têm muitos antioxidantes que ajudam no combate ao excesso de radicais livres que adoecem as células do corpo e ajudam a proteger as estruturas dos vasos sanguíneos, beneficiando os níveis de glicose e gordura no sangue.

Quando for comer uvas, sejam puras e inteiras, em sobremesas ou quando for fazer bebidas com a fruta, não retire as sementes, triture tudo junto ou mantenha-as dentro da fruta.

3. Abacate

Quase ninguém pensa em comer aquele grande caroço no centro do abacate, pois ele não tem nada de apetitoso. No entanto, esse caroço oferecer carboidratos, fibras, aminoácidos, antioxidantes, ácidos-graxos poli-insaturados, ferro, zinco e potássio.

Publicidade

Uma boa forma de consumir o caroço de abacate é desidratá-lo, remover a película marrom e ralar ou processar para transformá-lo em farinha que pode ser usada em receitas de bolos, pães, biscoitos, smoothies e sucos.

4. Jaca

A jaca está sendo cada vez mais valorizada, especialmente por conta da descoberta da “carne de jaca” nas dietas veganas. Então, as sementes merecem ser tão aproveitadas quanto a polpa, já que contêm amido, proteínas, vitaminas, potássio, ferro, cálcio, cobre e zinco.

Para consumir essas sementes, o ideal é macerá-las para depois torrá-las, também pode cozinhá-las ou secá-las para triturar e fazer farinha.

Publicidade

5. Melão

Não precisa mais jogar fora as sementes do melão enquanto corta as fatias. Essas sementes oferecem fibras, proteínas, lipídios, potássio, cálcio, ferro e zinco.

Assim como se faz com as sementes de girassol e abóbora, você pode assar e salgar as sementes do melão para consumir como um petisco leve e crocante. Também pode desidratá-las e transformá-las em farinha para adicionar às receitas com massas.

Saiba mais: Tipos de melão

6. Tangerina

É bem comum comer um gomo de tangerina e cuspir as sementes que sente na boca. Mas, a partir de agora, engula as sementes junto, pois elas vão lhe oferecer um melhor armazenamento de energia, combate aos radicais livres, vitamina C e outros ácidos importantes para a saúde.

Publicidade

7. Maracujá

Não tem como retirar as sementes do maracujá, pois elas fazem parte da polpa, embora muita gente apenas engula, sem mastigar. O fato é que as sementes de maracujá são fonte de fibras, ácidos graxos, proteínas, propriedades que relaxam os vasos sanguíneos, ajudando na manutenção da pressão e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Sair da versão mobile