frango macio
Crédito: PxHere
em

Como deixar frango macio para receitas mais gostosas

Com alguns truques simples você nunca mais vai comer frango ressecado e sem graça. Confira essas dicas.

O frango é uma das carnes mais populares e também recomendadas para consumo, por ser magra. Mas para ser gostoso, o frango precisa ser macio e suculento. Com certeza você concorda com isso. Porém como deixar frango macio quando você não tem muitas habilidades culinárias? Descubra 10 truques maravilhosos agora mesmo.

10 Dicas para deixar o frango macio e suculento

As formas de deixar frango macio e suculento variam de acordo com a receita que você pretende preparar, mas basicamente os truques são bem simples e deixam a carne ainda mais saborosa.

1. Selar na frigideira e cozinhar no forno

como deixar frango macio selar e assar
Crédito: Pixnio

A primeira dica é para fazer filé de peito de frango e impedir que ele fique ressecado. Você deverá preaquecer o forno a 160 °C, selar os filés na frigideira rapidamente e colocá-los em uma assadeira para terminarem de cozinhar no forno, por apenas 6 minutos.

2. Fazer uma marinada

A marinada é uma opção de preparo que deixa qualquer carne mais gostosa e molhadinha. Mas nesse caso, para deixar seu frango bem suculento, faça uma marinada com óleo de gergelim, shoyu, alho e gengibre e mergulhe os pedaços de frango nesse caldo por 15 minutos. Depois é só preparar normalmente.

3. Fazer uma salmoura

como deixar frango macio salmoura
Crédito: Pixabay

A salmoura vai ajudar a preservar o líquido do frango para que ele permaneça suculento. Para fazer, coloque 100 gramas de sal para cada litro de água em um recipiente e deixe o frango mergulhado nessa mistura meia hora antes de prepará-lo. Uma boa dica é aproveitar para aromatizar a salmoura com louro, tomilho e alecrim.

4. Cortar filés finos

Se não tiver tempo para fazer esses processos e quiser deixar frango macio para uma refeição rápida, apenas corte os filés bem finos e coloque-os na frigideira somente por dois minutos de cada lado. É o suficiente para não ficarem ressecados.

5. Fazer uma marinada de leite

como deixar frango macio marinada leite
Crédito: Pixabay

Outra versão da marinada, que é deixar o frango de molho em líquido, é utilizar uma mistura de leite, raspas de limão e sálvia. O leite ajuda a deixar a carne mais macia e molhadinha, e os demais ingredientes vão agregar um sabor delicioso.

6. Salgar o frango depois de selar

Outra dica para quando não quiser deixar a carne de molho e acelerar o preparo é não salgar antes de cozinhar ou fritar. Primeiro sele o frango na frigideira e só depois coloque o sal. Essa técnica evita que ele perca o líquido e fique seco e sem graça. Outros temperos que não sejam o sal podem ser usados.

7. Passar manteiga

como deixar frango macio manteiga
Crédito: Pixabay

A manteiga é outro ingrediente que ajuda a deixar frango macio. A dica para utilizá-la é quando você for preparar o frango com pele. Descole a pele da carne, mas sem retirá-la por completo. Entre a carne e a pele aplique uma generosa camada de manteiga com ervas aromáticas do seu gosto. Depois coloque o frango para assar em temperatura baixa até que ele fique dourado.

8. Usar seringa culinária para temperar

Em vez de passar o tempero pela superfície do frango, aplique-o dentro da carne com uma seringa culinária. Esse tempero deve ser uma mistura de suco de limão com sal e pimenta. Depois leve o frango para o forno em temperatura média, previamente aquecido, até dar o ponto desejado.

9. Faça um caldo de legumes e carcaça

como deixar frango macio caldo legumes
Crédito: Pixabay

Para receitas de peito de frango cozido, a dica é temperar o peito com bastante sal, pimenta e ervas aromáticas e reservar. Então, coloque a carcaça e legumes variados, cortados, em uma panela cobertos com água.

Depois de mais ou menos meia hora, quando o caldo estiver com o sabor dos legumes, coloque o peito temperado para cozinhar. Quando mudar da cor crua para cozida, está pronto para servir.

10. Escolher um frango de qualidade

Por fim, a última dica valiosa para deixar frango macio é escolher uma carne de boa qualidade. Escolha um frango de granja ou orgânico, inteiro, com pele e ossos. A qualidade é superior em todos os sentidos.

Agora, para inspirar a escolher seu reparo favorito, veja no vídeo abaixo como fazer um delicioso frango assado de padaria com farofa:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

alimentos com mais vitamina C que a laranja

16 Alimentos com mais vitamina C que a laranja

molho tártaro

10 Receitas de molho tártaro para dar mais sabor aos pratos