em

Esta é a forma mais fácil de limpar o forno do fogão

A arte de cozinhar não é só feita de bons cheiros e paladares – exige tempo, simultaneamente paciência e, acima de tudo, requer algum asseio.

Neste sentido todos nós sabemos o quanto é difícil lidar com as gorduras e os maus odores que habitam no nosso fogão… Mas não vale a pena virar as costas a este problema, existem alguns truques que o vão ajudar a manter uma boa limpeza no interior e exterior do forno.

É importante se lembrar que a limpeza do forno deve ser regular, dependendo claramente da quantidade de vezes que cozinha neste eletrodoméstico. Uma limpeza metódica pode ser uma tarefa aborrecida, mas vai ajudar a prevenir a sujidade no forno, não esquecendo também a janela que, inevitavelmente, vai ficando salpicada de gordura e afetada pelo calor.

A solução começa aqui! Você vai precisar de 3 produtos: vinagre, água e bicarbonato de sódio e, para a sua utilização, uma tigela ou um recipiente pequeno, um frasco de spray e um pano liso, preferencialmente macio – agora estará pronto para o passo seguinte. Atente que nunca deverá usar produtos como detergentes ou ácidos porque estes deterioram o forno e, além disso, são nocivos à sua saúde.

É importante que comece por retirar as grelhas do fogão ou qualquer prateleira que tenha, deixando o fogão “a nu” e que este esteja frio. Em seguida peque no recipiente e dissolva no mesmo, utilizando duas colheres de sopa, o bicarbonato de sódio e alguma água. Misture tudo, pois através desta mistura vai obter uma pasta pronta a espalhar nas superfícies do fogão. Depois de espalhar vai reparar que o bicarbonato vai ficando escuro, mas não se assuste, é suposto isso acontecer, é sinal de que o produto está a atuar corretamente. Deixe o produto atuar pelo menos doze horas e, passando este tempo, coloque o vinagre no frasco de spray e pulverize as superfícies todas, de modo a ser mais fácil retirar o bicarbonato das paredes do fogão. Pegue depois no pano, molhe-o e limpe todas as superfícies. Para a janela do forno use o mesmo processo, mas só tem que esperar meia hora para a pasta atuar. Pode ainda limpar as grelhas e as prateleiras com um pano com água e depois passar com um pano seco. Agora que fez a limpeza volte a colocar as grelhas e ligue o forno a uma baixa temperatura para que este seque na totalidade.

Não tem mais motivos para torcer o nariz quando o forno está sujo. Lembre-se que com um forno limpo por dentro e por fora, cozinhar tem outro brilho. É melhor para si e para a sua saúde porque vai ter outra disposição para cozinhar e para o seu forno, que se vai manter como novo.

3 Comments

Leave a Reply
  1. peguei uma receita de vcs, com limão, bicarbonato e água. para tomar um copo em jejum, mas não escrevi para o q era. rsrs. esqueci. pode me dizer pra q serve? acho q era pra gastrite…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Truques com sal para poupar dinheiro e facilitar as suas rotinas

Água de coco em jejum e os seus benefícios desconhecidos