folha de algodão
Crédito: Freepik
em

Folha de algodão: saiba para que serve e como usar

Essa planta é muito usada na medicina popular, mas pouco se sabe sobre suas propriedades medicinais reais

Para quem não sabe, o algodão nasce em uma planta. Sim, aqueles chumacinhos de algodão que você compra no supermercado são colhidos em plantações e tratados na indústria para serem usados de diversas formas, inclusive nos tecidos de algodão. Mas não é só essa parte da planta que se aproveita. Conheça os benefícios da folha de algodão para a saúde.

Veja também: para que serve e como tomar chá de unha-de-gato

Folha de algodão serve para câncer?

Ainda que você tenha visto relatos na internet sobre a folha de algodão curar o câncer, não há comprovações científicas disso. Portanto, não se deve considerar a planta como uma opção de tratamento fitoterápico para a doença.

Benefícios para a saúde

para que serve a folha de algodão na saúde
Crédito: Pixabay

Além da folha de algodão e das fibras do algodão, também existe o óleo de algodão que é extraído das sementes que ficam protegidas pelas fibras branquinhas da planta. Essa parte que a indústria têxtil usa para fazer os tecidos é a protetora das sementes da planta. Essas sementes viram óleo para a indústria cosmética e alimentícia.

Porém, o que você vai conhecer agora é um pouco mais sobre as propriedades do algodão para a saúde, com base tanto em alguns artigos científicos quanto no conhecimento popular ao longo dos anos, reunidos pelo canal Autor da Própria Saúde.

Antidisentérico, antidiarreico e antimetrorrágico

O chá feito com a folha de algodão, ou a folha esmagada para extrair o seu sumo, é muito utilizado para combater diarreias e disenterias, e também para conter a metrorragia, que são hemorragias uterinas causadas por outro fator que não seja a menstruação.

Ação fungicida

A ação fungicida é aquela que combate infecções causadas por fungos. Mas, nesse caso, não é a folha do algodão a parte mais usada, e sim, os frutos ainda verdes e as flores. Alguns dos problemas com fungos mais populares são frieiras, candidíase, impinge e micoses de pele.

Perda de memória

De acordo com a sabedoria popular, outra parte do algodoeiro que é bem útil é a casca da raiz da planta. Ela pode ser usada com chá para tratar a perda de memória que acontece com o envelhecimento natural do organismo. Para isso, é preciso arrancar um pé pela raiz, lavar bem e retirar a casca dessa raiz para fazer o chá.

Ajuda a regular a menstruação

Assim como a planta é reputada por ajudar a conter sangramentos uterinos que não sejam causados pela menstruação, ela tem outra função no mesmo órgão. O chá da folha de algodão é popularmente usado para fazer a menstruação descer.

Alívio dos sintomas da menopausa

Em muitas regiões interioranas, em que os chás são muito usados para tratar da saúde, é comum as mulheres na fase da menopausa usarem o algodão para aliviar os sintomas como fogachos e aquele mal estar geral que muitas sentem. Mas, para isso, é mais usado o chá da raiz do algodão.

Purgativo e vermífugo

Essas propriedades estão presentes no óleo da semente de algodão, e não nas folhas, pois o óleo é mais concentrado. Pode ser o óleo extraído em casa ou industrializado.

Como usar

Para usar as propriedades contidas na folha do algodão, você pode escolher duas formas: o chá ou o extrato. Essa segunda opção é mais concentrada, então precisa tomar em doses bem pequenas. O extrato nada mais é do que você pegar algumas folhas já lavadas e macerar em um pilão para extrair o sumo, o líquido verde. Veja como fazer o chá.

Ingredientes

Folhas de algodão picadas: 1 colher (sobremesa);
Água fervente: 1 xícara.

Modo de preparo e uso

  1. Lave uma folha de algodão e rasque em pedaços menores. Coloque sobre uma colher de sobremesa para ter noção da medida.
  2. Ferva uma xícara de água e coloque as folhas dentro, depois de tirar a água do fogo. Tampe a xícara e deixe a mistura em infusão por 5 a 10 minutos.
  3. Depois coe e pode beber. Faça um novo chá para uma nova dose e não beba mais do que 3 xícaras ao dia. Se sentir qualquer reação inesperada, suspenda o uso e consulte seu médico.

Contraindicações e cuidados

Como você viu, muitos dos benefícios da folha do algodão são usados com base no conhecimento popular, sem comprovações científicas. Por isso, não é recomendado fazer uso de alguma das partes da planta para substituir o tratamento médico.

No máximo, o que se pode fazer, é consultar o médico para tratar determinado problema de saúde, e conversar com ele sobre o uso do chá de algodão como complemento ao tratamento.

Além disso, como pode ser que a folha do algodão atue na descida da menstruação, o chá não é recomendado para gestantes e lactantes.

One Comment

Leave a Reply
  1. eu tenho tomado raiz de algodoeiro e faz efeito contra menstruação excessiva, mas eu preciso pôr 2 colheres de raiz para 1 xícara, senão não faz efeito.
    Será que é pelo fato de não ser a folha?
    Não tem como achar folha aqui em SP, só raiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
tiara de trança

Tiara de trança: como fazer e ideias para se inspirar

Cientistas descobrem vírus que ataca o câncer

Cientistas descobrem vírus que ataca o câncer