flor onze-horas
Crédito: Pixabay
em

Flor onze-horas: aprenda como plantar e cuidar dessa planta

Essa flor deixa seu jardim ou jardineira florida o ano todo, e você pode vê-la se abrir todos os dias

A flor onze-horas é uma suculenta e é uma planta nativa do Brasil, mas também muito encontrada o Uruguai e na Argentina. Ela tem esse apelido, pois abre suas flores, todos os dias, às 11 horas da manhã. Mas o seu nome científico é Portulaca grandiflora. Se você tem interesse em cultivar essa flor, saiba mais detalhes sobre o plantio e os cuidados com ela.

Veja também: Os principais segredos de quem tem plantas lindas

Como plantar flor onze-horas

como cuidar da flor onze-horas
Crédito: Pixabay

A flor onze-horas pode ser plantada em vasos, jardineiras ou canteiros. É uma planta que gosta de bastante sol e vai dar flores o ano inteiro, mas com uma redução no inverno. Mesmo em climas frios, de geada, ela também sobrevive, embora prefira climas mais quentes.

  • Você pode escolher plantar essa flor por sementes ou estaquias.
  • O plantio deve ser feito no verão, em um solo fértil, irrigado e permeável.
  • A melhor mistura para plantio é de uma parte de terra comum com uma parte de terra vegetal e duas partes de areia.
  • Quando é bem fertilizada, ela floresce bastante.
  • Se for plantar em canteiros, deve calcular cerca de 25 a 45 mudas por metro quadrado.

Adubação e regas

A adubação da flor onze-horas é simples: uso de calcário, fórmula N, P, K 10-10-10 e matéria orgânica.

Quanto à irrigação, durante o verão deve ocorrer uma vez ao dia. No inverno, a cada dois ou três dias. Evite molhar as flores abertas.

Florescimento da flor onze-horas

Na primavera e no verão é quando ocorre o florescimento da flor onze-horas com mais abundância. As flores abrem todos os dias, por volta das 11 horas, e logo depois se fecham, de acordo com a intensidade do sol.

A germinação das sementes ocorre por volta de 15 dias depois do plantio e o florescimento acontece cerca de um mês após o desenvolvimento das plantinhas.

Características gerais de cultivo

A flor onze-horas é uma planta que precisa de um solo fértil e permeável, de clima quente, mas que consegue sobreviver a geadas, e é bem barata para comprar mudas ou sementes. Ela é uma planta de pequeno porte, que pode ir em vasos ou preencher canteiros com suas variadas cores.

Cuidados com as chuvas

Se você cultivar as onze-horas do lado de fora de casa, onde pega chuva, precisa cuidar mais delas em épocas de chuva. Como são suculentas, água em excesso vai deixá-las amolecidas e menos floridas. Se puder trazê-las para dentro, melhor. Se não, faça uma poda drástica e aguarde até a época de menos chuva para ela se recuperar. Enquanto isso, suspenda as regas.

batata de forno com frango

Batata de forno com frango: almoço prático e saboroso

usos da colher de pau

Utilidades da colher de pau que muita gente não sabe