Todo mundo já sabe que o coronavírus ataca o sistema respiratório das pessoas. Ele se aloja primeiro na garganta, onde começa a provocar a tosse. Depois, desce aos brônquios e entra nos pulmões, que é quando começam os sintomas mais perigosos, como a dificuldade para respirar. Então, para ajudar a manter este sistema em bom funcionamento, um fisioterapeuta ensina a fortalecer o sistema respiratório com exercícios caseiros.
Exercícios para fortalecer o sistema respiratório
Vale lembrar que estes exercícios precisam ser feitos em conjunto com os demais cuidados de prevenção do coronavírus, como manter uma alimentação saudável e equilibrada, e manter a casa e o corpo desinfectados.
Esses exercícios são passados pelo fisioterapeuta Cadu Ramos, de São Paulo, e servem para melhorar a condição respiratória e pulmonar, ajudando o organismo a reagir melhor caso haja o contágio por coronavírus.
Exercício respiratório 1
- De pé ou sentado, com a coluna ereta, inspire fundo e lentamente, abrindo e elevando os braços para os lados.
- Em seguida, expire fechando os braços para baixo, na lateral das pernas.
- Depois, inspire novamente, mas agora levantando os braços para frente, e expire baixando os braços em direção às coxas.
- Repita essa sequência completa por 3 vezes.
Exercício respiratório 2
- Sente-se em uma cadeira e mantenha a coluna ereta. Posicione os braços cruzados no peito.
- Inspire profunda e lentamente. Na hora de expirar, vá descendo o tronco na direção nas coxas.
- Volte devagar à posição normal e repita esta sequência 5 vezes.
Exercício respiratório 3
- De pé ou sentado, inspire o ar bem profundamente até sentir os pulmões cheios. Em seguida, solte mais devagar até esvaziar completamente.
- Depois, faça a mesma coisa, só que em dois tempos: puxe o ar em dois tempos, e solte também em dois tempos, dando uma paradinha de uns 2 segundos entre cada tempo.
- Por fim, inspire o ar para encher os pulmões, segure a respiração por 8 segundos, e solte o ar lentamente. Esse exercício pode ser feito 3 vezes ao dia: manhã, tarde e noite.
Dicas para trabalhar o condicionamento físico das crianças
Embora esse período de quarentena seja mais propício à brincadeiras mais calmas, é importante manter o condicionamento físico das crianças.
Se você tem um quintal, estimule as crianças a brincarem nessa área externa por uma meia hora, de preferência com brincadeiras de correr, que exercitem a respiração.
Dentro de casa podem brincar de encher bexigas, dançar e fazer gincanas de agilidade que podem ser montadas na sala mesmo, sem precisar de muito espaço.