filtro de barro mofa
Crédito: Wikimedia Commons
em

Filtro de barro mofa? Veja como fazer a manutenção

O filtro de barro é o mais eficiente do mercado, mas para isso precisa ser limpo da forma correta

O filtro de barro é considerado o melhor filtro de água para se ter em casa. Se você está pensando em comprar algum tipo de filtro para ter água sempre fresca e bem limpa, com certeza essa é uma opção recomendável. Mas é preciso se lembrar que o filtro de barro precisa de manutenção de limpeza interna e externa para remover uma manchas que se parecem com mofo.

Filtro de barro mofa?

Quem já tem filtro de barro há algum tempo pode notar que, na parte externa, surgem pontinhos brancos e esverdeados semelhantes ao mofo. Na verdade, o nome dessas manchas é eflorescência.

De fato, a causa são fungos que possuem essa coloração, e se formam ali por conta da umidade em contato com o material não esmaltado e poroso.

Essa eflorescências se formam pelo acúmulo de sais solúveis presentes no material do filtro, que vão surgindo com o tempo na superfície da cerâmica. Mesmo limpando, elas voltam.

Esses sais podem se soltar das paredes do filtro por causa de alguma infiltração ou pela evaporação da água que vai transportando os sais do revestimento do filtro para fora das suas paredes porosas.

Qual a diferença de eflorescência e mofo?

A aparência do mofo e da eflorescência é praticamente a mesma. Mas a diferença é que o mofo é formado por micro-organismos externos, enquanto a eflorescência é formada pelo próprio material cerâmico do filtro.

Como prevenir o surgimento de eflorescências no filtro?

A limpeza periódica é a forma mais eficiente de prevenir o desenvolvimento da eflorescência no filtro, garantindo também a qualidade da filtragem para ter uma água realmente limpa.

A forma correta de limpar o filtro de barro é apenas com água e uma esponja macia, sem usar qualquer tipo de produto de limpeza, nem mesmo detergente de louça. A esponja deve ser usada só para a lavagem do filtro, e ficar armazenada em um local seco e arejado.

Não espere até aparecerem as manchas para limpar seu filtro. Mas, se deixar isso acontecer, primeiro limpe as manchas com papel-toalha ou um pano limpo e macio, e depois faça a limpeza com água.

Todos os dias, passe papel-toalha ou um pano limpo e macio em volta de todo o filtro, evitando que os primeiros sinais de eflorescências se desenvolvam.

Como manter o filtro de barro sempre em bom estado de conservação?

Veja mais algumas dicas importantes para garantir que o seu filtro de barro forneça sempre a melhor água:

  • Limpe seu filtro com água e uma esponja nova, por dentro e por fora, uma vez por mês;
  • Lave bem as mãos antes de lavar o filtro;
  • Quando comprar seu filtro novo, lave-o antes de começar a usar. A água vai ter um leve gosto no início, mas é normal;
  • A cada três meses lave a vela do filtro com uma esponja e água. Se notar que, mesmo lavando, a vela não fica bem limpa ou a água fica com gosto, é hora de comprar uma vela nova;
  • Limpe seu filtro com um pano ou papel-toalha seco, por fora, todos os dias.
idoso causa explosão com raquete elétrica

Idoso causa explosão na cozinha tentando matar mosquito com raquete elétrica

desenhos animados anos oitenta e noventa

11 Desenhos animados anos 80 e 90