em

Seu filho dá birra? Veja 7 erros que os pais cometem e deixam os filhos mimados

Veja os principais erros cometidos pelos pais na criação dos filhos

Quando uma pessoa que não tem filhos vê uma criança dando birra diz: se fosse filho meu não daria birra assim! Mas a verdade é que raras são as crianças que não dão birra e na maioria das vezes elas acontecem por erro dos pais. Alguns erros comuns ocorrem por falta de preparo das jovens famílias que acabam deixando os filhos mimados. Veja quais são esses erros e como não cometê-los!

Filhos mimados – os erros mais comuns

Toda criança precisa de amor, carinho e proteção, mas alguns pais exageram na dose e acabam mimando a criança. Filhos mimados não conhecem a noção de limites, acabam se tornando crianças autoritárias e birrentas. Veja as ações dos pais que contribuem para esse tipo de atitude dos filhos.

1. Não mostrar quem é autoridade na relação

As crianças precisam entender que os pais têm autoridade perante eles, elas não nascem sabendo disso e se toda vez que chora, insiste ou dá birra os pais acabam cedendo, elas pensam que têm autoridade sobre os pais e a forma de conseguir atingi-la é através da birra. Os pais precisam, desde muito cedo, estabelecer limites e impor ordens aos filhos.

2. Não ensinar ao filho ter paciência

A maioria das birras das crianças acontece porque elas querem algo, e querem agora! Quando os pais cedem, as crianças não aprendem que existe uma hora e um lugar para cada coisa, e usam a birra como uma forma de acelerar o processo para receber o que querem. Quando os pais conversam e ensinam à criança a ter paciência e esperar, eles percebem que a birra não será necessária. Ceder à pressão da criança só irá criar um problema a longo prazo e deixar os filhos mimados.

3. Nunca questionar a criança

Alguns pais não questionam os filhos, sempre acha que a criança está fazendo o que é certo, como em situações: “Se ele não quer comer, deixa, depois ele come!”, “Se ela não quer tomar banho agora, mais tarde eu dou banho”, “Se ele não quer emprestar o brinquedo não tem problema, criança é assim mesmo!”. Não, não é assim mesmo, criança sem limite é que é assim. Assim a criança vai achar que ela está sempre certa, que ela sabe o que é melhor para ela e seus pais a obedecem, tornam-se autoritários sem nunca saber lidar com posicionamentos contrários.

4. Não ensinar o filho a dividir e a socializar

A criança que não brinca com outras crianças acaba se tornando mimada pois não se habitua a dividir os brinquedos, a dividir a atenção dos adultos, a dividir momentos com outros que são iguais a eles. Muitos pais acabam dizendo: “é que ele é tímido, gosta de brincar sozinho”. A criança pode ser tímida e mesmo assim ter relações sociais com outras crianças, isso é muito importante para que ele aprenda a se relacionar e a dividir.

5. Proteger demais a criança

Tem pais que não deixam a criança viver, tomar decisões, por excesso de zelo. Se toda vez que a criança precisa tomar uma decisão ela recorre aos pais que lhe dão logo a solução, ela não irá ter poder de decisão sozinha e se tornará um adulto indeciso e inseguro. Deixe que a criança faça escolhas, não superproteja hoje para que ela possa começar a ter independência desde cedo e não seja um adulto escorado nos pais.

6. Não ensinar os filhos a reconhecer quando eles estão errados

Crianças que têm dificuldade de pedir desculpas e não reconhecem quando estão erradas são crianças mimadas. E isso os pais é que têm que ensinar, pois aos olhos dos pequenos, se admitir errado é um sentimento ruim, difícil. Quando as crianças escutam os pais e eles também se admitem errados de vez em quando, a criança percebe que essa ação não é ruim, que é necessária. As crianças aprendem com exemplo, não com conselho, então seja o exemplo para o seu filho, admita-se errado quando cometer um erro e mostre a elas a importância de pedir desculpas.

7. Não dizer não

Muitos pais têm receio de dizer ‘não’ aos filhos e que eles fiquem com raiva dos pais. Essa desculpa é muito utilizada por pais que ficam muito tempo fora de casa e que quando estão com a criança querem evitar conflitos. Isso só vai gerar maiores problemas, pois a criança não vai enxergar os pais como autoridade, mas sim como um amigo que vem para brincar. A missão de educar passa por aprender a dizer ‘não’ às crianças, é tão importante quanto dar carinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Tenha um cabelo radiante e macio usando soro fisiológico! As famosas já o usam!
benefícios da semente de linhaça
7 Ótimos benefícios da linhaça para a sua saúde