em

Pais viciados em smartphone prejudicam o desenvolvimento dos filhos

Um estudo mostrou que vários aspectos da relação entre pais e filhos são prejudicados pelo abuso do uso de celular.

Muitos pais precisam chamar a atenção dos filhos por abusarem do smartphone a ponto de deixarem de se comunicar com a família. Mas também pode ocorrer o contrário: pais que interrompem os momentos com os filhos para ficarem de olho no celular.

Uma pesquisa sobre o tema foi publicada na revista Child Development com o objetivo de alertar sobre o quanto os pais prejudicam o desenvolvimento dos filhos e o relacionamento com ele quando são viciados no smartphone.

Foram 170 famílias participantes da pesquisa, todas com pelo menos 1 filho na fase dos 2 aos 6 anos, já que estas idades são a de desenvolvimento mais intenso na criança, como emocional, cognitivo, social e linguístico.

O estudo consistiu em pedir que os pais anotassem a quantidade de vezes ao dia que interrompiam um momento com os filhos para atenderem alguma chamada ou notificação do smartphone.

Como resultado, 11% confirmou que nunca o fazia. Outros 17% disseram que acontecia só uma vez por dia. 24% deixava acontecer duas vezes por dia, e impressionantes 48% confessaram que interrompem o momento com os filhos três ou mais vezes ao dia para verificar o celular.

Outro aspecto complementar da pesquisa foi observar que os filhos dos pais que mais interrompiam momentos em família para ficar no smartphone mostravam um comportamento mais agressivo e difícil de lidar, assim como o pensamento de que os pais dão mais valor para o aparelho do que para eles.

Você já tinha parado para pensar nisso? Talvez a dificuldade em se relacionar com seu filho pequeno seja mais fácil de compreender do que você imaginava, colocando a culpa nele ou em outros fatores.

Da mesma forma, as crianças preferem estar com os pais do que serem deixadas na frente de um tablet para se distraírem. O momento de valorizar a companhia da família é agora, depois poderá ser tarde, pois seu filho é que não vai querer saber de estar ao seu lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Delicioso filé de frango com molho de queijo

engrossar o cabelo

Como engrossar o cabelo: 14 dicas