em

Filho superdotado: 4 sinais para reconhecer um

É preciso, antes de tudo, observar para reconhecer os sinais de que seu filho pode ser diferente
filho superdotado sinais
Crédito: Pixabay

A maioria dos pais sempre acredita que o seu filho é mais especial e inteligente que as outras crianças, mas isso nem sempre é verdade. Ao mesmo tempo, algumas crianças são verdadeiramente mais inteligentes que as outras, o que os pesquisadores chamam de crianças com altas habilidades. Um filho superdotado é aquele que apresenta excelentes níveis de aptidão em uma ou mais áreas de domínio.

Como saber se seu filho é superdotado?

como saber se seu filho é superdotado
Crédito: Pixabay

Se você acredita que o seu filho é superdotado, primeiramente você tem que observar se ele apresenta alguns sinais clássicos. Só isso não basta para diagnosticá-lo, ele precisará ser testado e ter um acompanhamento especial.

Veja também: como criar uma criança criativa

Desenvolvimento mais rápido que as outras crianças

Os primeiros sinais de crianças superdotadas aparecem logo no início da vida. Elas se desenvolvem mais antecipadamente, dominando marcos de desenvolvimento – como falar, ler, escrever – antes do que se é esperado naturalmente.

As habilidades de linguagem da crianças superdotadas é acima do nível para a idade, falando com frases mais complexas e tendo um vocabulário extenso desde pequeno.

Saber tudo sobre determinado assunto que goste

As crianças superdotadas frequentemente apresentam um vasto conhecimento sobre determinada área que gostem. Por exemplo, se ele gostar de carros, vai saber explicar o funcionamento de um motor e suas peças; se gosta de dinossauros, vai saber o nome científico de cada um deles.

Qualquer que seja o tema de interesse, uma criança superdotada vai conhecê-lo profundamente, em um nível que só os adultos normalmente conhecem.

Preferir a companhia de adultos ou crianças mais velhas

Normalmente as crianças superdotadas acham difícil se relacionar com crianças da mesma idade, pois elas possuem habilidades e interesses diferentes. Por essa razão, elas procuram se relacionar com crianças mais velhas ou até mesmo adultos.

Isso acontece, porque crianças superdotadas se sentem entediadas quando o assunto é muito fácil. Crianças mais velhas e os adultos podem proporcionar a eles conversas mais estimulantes.

Ser extremamente focado e determinado

Quando uma criança superdotada precisa ou quer fazer algo, ela foca somente no que está fazendo. Elas não se distraem das suas tarefas com videogames, TV ou computador, pois a sua atenção é extremamente focada. E quando estão em busca de algum conhecimento, ela não vai parar até conseguir dominar a área de interesse.

Saiba mais sobre esse assunto no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
parar de pensar em tudo
8 Dicas para parar de pensar demais nas coisas
reconstituição de fotos da infância
15 Reconstituições de fotos da infância que ficaram hilárias