filho
Crédito: Freepik

Como agir quando seu filho discordar de você?

Discordar é normal e importante, desde que se tenha argumentos e não se perca o respeito

Publicidade

Vai chegar o momento em que seu filho terá as próprias ideias sobre as coisas. E neste momento ele poderá discordar de você. Aliás, ele vai discordar de você, cedo ou tarde.

Veja como uma coisa boa, pois a criança quando está aprendendo a desenvolver o pensamento, ainda não compreende tudo o que precisa considerar quando defende uma opinião.

Então, mesmo diante de uma ideia que vai de encontro à sua, você não deve brigar porque seu filho discordou de você. Sua função é de mentoria. É orientá-lo a refletir sobre a própria ideia, seus pontos positivos e negativos.

E também explicar que tudo bem as pessoas terem ideias e opiniões diferentes, desde que continuem se respeitando. Você só pode fazer isso com sucesso, se der o exemplo.

Publicidade

Veja também: Métodos de uma psicóloga para educar filhos

Questione a opinião do seu filho

A ideia aqui não é deixar seu filho constrangido ou sem resposta. Então, seja gentil ao perguntar: “filho, por que você discorda de mim? O que faz você pensar diferente?” Explique ao seu filho que toda opinião é formada por argumentos e que você está interessado em saber a dele sobre isso.

Além de estimular seu filho a construir as próprias opiniões depois de conhecer melhor certos assuntos, você o estará incentivando a pensar duas vezes antes de falar alguma coisa.

E isso vale para crianças de todas as idades. Quando os pequenos começam a discordar dos pais, não é com o mesmo nível de raciocínio e consciência dos mais velhos. Porém, vale a pena perguntar “por quê?” quando ele discordar de você. É um treino para o futuro.

Aproveite e veja: 4 formas de educar as crianças que mudaram hoje em dia

Publicidade

Lembre-se de ser um bom exemplo

A criança vai formando as próprias ideias com base nas referências que ela tem desde o momento em que acorda até quando vai dormir.

Ao longo de um dia inteiro, por quanto tempo seu filho observa o que você está fazendo? Leve em consideração todo o tempo que passam juntos, mesmo quando ele parece não estar observando você.

Se quiser que seu filho desenvolva um raciocínio ágil, lógico e ideias mais analíticas sobre as coisas, seja o principal exemplo dele.

Publicidade

Seja mais criterioso antes de dar uma opinião. Estude sobre um assunto o qual deseja conhecer melhor para poder opinar.

Mostre ao seu filho que, antes de dar qualquer opinião, deve esperar que o outro termine de falar. Respeitar o tempo de pensar e de falar das outras pessoas é demonstrar que você respeita a capacidade de refletir, contribuir e evoluir.

Às vezes é preciso apenas ser franco

As crianças são bem espertas e acham mais interessante quando um adulto diz a verdade do que quando inventa uma história que elas já nem têm mais idade para acreditar.

Publicidade

Se você achava que as crianças de 30 anos atrás eram espertas, as de hoje são pequenos gênios disfarçados de carinhas fofas.

O que estamos querendo dizer é que, quando seu filho discordar de você, por um motivo que você não pode dar vários argumentos, mas precisa que ele obedeça, use a sua franqueza e diga a verdade.

Diga que você é a mãe/pai responsável e é quem dá as ordens na casa para que tudo continue funcionando e nada falte. Então, dessa vez, você apenas precisa que seu filho lhe obedeça.

Publicidade

Quando a criança entende e sente que ela é uma peça importante na engrenagem da família, e que pode confiar em você, a tendência é colaborar e concordar.

Veja também: Como educar os filhos: 5 conselhos especiais

PODE GOSTAR TAMBÉM