em

Fechar a porta do quarto para dormir pode garantir sua segurança

Dormir com a porta fechada pode salvar a sua vida
fechar a porta do quarto para dormir
Crédito: Pixabay

Incêndios domésticos são mais comuns do que se possa imaginar e são a causa de muitas tragédias. Fechar a porta do quarto para dormir é um dos meios para se manter em segurança em casos como esses.

O fogo normalmente se espalha rápido, consumindo tudo que vê pela frente. Para sua família não ser assombrada por essa possibilidade, veja o que pode ser feito na sua casa para evitar essa situação, mantendo aqueles que ama são e salvos.

Fechar a porta do quarto pode salvar a sua vida

fechar a porta do quarto para dormir incendio
Créditos: Pixabay

O simples ato de fechar a porta do quarto para dormir pode ser a grande diferença em uma situação de incêndio. A maioria das pessoas dorme de portas abertas por acreditar que essa é a melhor forma, pois assim se escuta se alguém entrar na casa ou se as crianças chorarem durante a noite. Em casos de fogo, isto não é seguro.

Ao fechar a porta do quarto ao dormir,  a propagação do fogo torna-se mais lenta. Além de reduzir a fumaça, que é tóxica, diminuir as temperaturas e melhorar o nível de oxigênio.

Com o crescente aumento de materiais sintéticos nos móveis e na construção, fechar a porta do quarto para dormir faz uma enorme diferença. Esses materiais são muito inflamáveis; para se ter uma ideia, o tempo médio para se escapar de uma casa em chamas passou de 17 minutos para 3 minutos, em consequência do uso destes materiais.

Nos Estados Unidos, existe uma campanha chamada “Close Before You Doze” (feche antes de você cochilar, em tradução livre), que mostra como fechar a porta do quarto para dormir pode salvar a vida das pessoas. O vídeo a seguir é uma demonstração de como o fogo se propaga se fechar a porta do quarto para dormir e como se espalha com os quartos abertos.

O que fazer em caso de incêndio

Se você notar que há fogo na sua casa, seja pela fumaça ou o cheiro de algo queimando, a primeira coisa a se fazer é descobrir a origem. Nunca chegue perto demais, mantendo uma distância segura. Veja se é possível apagar fogo. Caso não possa, chame os bombeiros.

É importante que todos saiam da casa e que ninguém tire as roupas, mesmo com o calor intenso. A roupa vai proteger a sua pele e se puder molhá-las vai ajudá-lo mais ainda.

Ao sair da casa, mantenha as portas e janelas fechadas, pois abertas a quantidade de ar que entra é maior, ajudando o fogo a se alastrar. Tome cuidado com as maçanetas das portas, pois esta pode estar muito quente por causa do fogo.

Caso seja impossível sair da casa, feche-se em um quarto e tente vedar a porta. Isso faz com a fumaça de fora não chegue até você. Para isso, pode usar toalhas, cobertores, roupas ou tapete. Depois fique no chão próximo da janela, que deve estar aberta, e cubra a boca e o nariz com um pano molhado, assim evitando a inalação de fumaça.

Lembre-se sempre que a vida é mais importante que qualquer objeto. Em casos de incêndio de preferência a você e seus familiares sempre, e nunca volte a casa para pegar nada.

Dicas para dormir com segurança

Existem várias coisas que você deve tomar cuidado para que não aconteça um incêndio no seu lar. Além de fechar a porta para dormir, é preciso tomar outras precauções.

Celular

A maioria das pessoas deixa o celular carregando durante a noite, assim ele estará com a carga completa quando acordar. Deve-se ter cuidado onde o apoia. Nunca o coloque sobre móveis estofados ou sobre a cama, pois caso o celular superaqueça há um risco de incêndio maior.

Tomadas

Nunca sobrecarregue as tomadas com vários adaptadores. É comum que as pessoas liguem vários aparelhos a uma única tomada usando adaptadores “T” e até os acoplarem a outros adaptadores para ter mais entradas. Isso é um grande risco, pois sobrecarrega a tomada e assim pode se tornar um foco de incêndio.

No lugar dos adaptadores em “T” utilize os filtros de linha que possuem fusíveis, pois eles se rompem quando ocorre a sobrecarga de energia.

Velas

Se caso você está sem energia à noite e precisa utilizar velas para iluminar o ambiente, as coloque em copos altos e nunca sobre pratos. Assim não há riscos da vela cair e iniciar um incêndio.

Também nunca as deixe perto de cortinas, tapetes ou sobre a cama.

Gás

Sempre tome bastante cuidado com os botijões, registros e aquecedores a gás. O aquecedor deve sempre estar em um espaço isolado e pelo menos 1 metro distante de outros objetos.

Os botijões devem sempre ser comprados de fornecedores conhecidos e as mangueiras devem ser trocadas periodicamente, tanto do botijão quanto do registro. E se houver sinal de vazamento, interrompa o fluxo do gás, abra todas as portas e janelas e não ligue interruptores ou equipamentos eletrônicos.

Sistema elétrico

É importante fazer periodicamente uma revisão do sistema elétrico da sua casa, para verificar as suas condições. Sempre contrate um profissional habilitado para o serviço e revise tomadas, fios e disjuntores. Esses componentes podem se superaquecer e soltar fagulhas que podem iniciar um incêndio.

Fonte: Women’s Health

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Se esta feliz nao precisa contar a ninguem
Se está feliz não precisa contar a ninguém
sorvete faz mal
Sorvete faz mal à saúde: mito ou realidade?