Quando algum problema de saúde aparece, deixando o corpo inflamado, um dos sintomas mais clássicos entre todos é a febre. Ela ocorre em pessoas de todas as idades como um aviso de que o corpo está trabalhando para combater algum agente invasor. Mas você sabe exatamente o que é, quando ela acontece, seus tipos e tratamentos? Veja a seguir.
Veja também: dicas de como aliviar a tosse
O que é?
De acordo com o Dr. Drauzio Varella, em seu site, a febre é quando a temperatura do corpo aumenta temporariamente. Trata-se de um fenômeno de defesa do organismo quando sofre algum tipo de agressão. Sendo assim, na verdade, ela é um bom sinal de que o sistema imunológico está trabalhando e tendo uma melhor resposta das células de defesa para destruir os invasores, que normalmente são vírus ou bactérias.
Possíveis causas

A parte do cérebro que atua na regulação da temperatura corporal é chamada de hipotálamo. Ele também atua na regulação da sede e fome, controla o sistema nervoso autônomo, atua em processos como de contrações musculares, emoções e comportamentos, controle de hormônios, desejo sexual e do relógio biológico.
De fato, essa é uma pequenina parte do cérebro que é essencial para a manutenção da saúde. No caso da febre, quando o hipotálamo recebe a informação de que o organismo está sofrendo algum tipo de ataque, ele reage deslocando a temperatura normal do corpo para ativar o sistema imune. As situações mais comuns que fazem essa reação ocorrer, são:
Infecção por vírus ou bactérias
Os vírus e as bactérias são agentes portadores de diversas doenças que podem afetar o corpo humano de forma leve ou grave. Quando eles aparecem no corpo, o organismo necessita reagir imediatamente para evitar complicações, então ela surge como um dos sintomas, ainda que seja baixa.
Excesso de sol
Pessoas que ficam longas horas sob o sol podem ter a chamada insolação que deixa o corpo todo quente, causa tontura, náuseas, vômito, vertigem e fadiga. A temperatura do corpo fica mais alta como um dos sintomas, não só por causa do calor do sol, mas porque o organismo está trabalhando para reverter o quadro.
Condições inflamatórias
Algumas condições que causam inflamação no corpo também podem manifestar a temperatura alta como um dos sintomas. Um exemplo é a artrite reumatoide, uma inflamação que ocorre nas articulações do corpo. Não quer dizer que a pessoa com essa doença terá febre o tempo todo, mas ocasionalmente, sim.
Desidratação
A desidratação é quando o organismo está com uma quantidade de água abaixo do necessário para promover a manutenção da saúde. A água é essencial para a vida humana, então, quando está em falta, o corpo reage pedindo ajuda, manifestando a alta temperatura como um dos sintomas e como um alerta. Muitas vezes, a desidratação ocorre junto com a insolação, pois a pessoa passa horas sob o sol e se esquece de repor todo o suor (água) que está eliminando.
Medicamentos
Alguns medicamentos, como certos antibióticos, para pressão ou para convulsão, também podem causar o aumento da temperatura, porque é uma reação do organismo ou entrar em contato com o remédio ainda desconhecido.
Reação de vacinas
No caso das vacinas é semelhante ao dos medicamentos. Muitas vacinas são compostas de uma determinada quantidade do próprio vírus ou bactéria causador da doença que está sendo imunizada no corpo. Sendo assim, receber a vacina é como receber a própria doença em doses bem baixas, mas o suficiente para o organismo estranhar e tentar combatê-la. Essa reação é justamente o que faz o corpo ficar imune, ou seja, a vacina ter o efeito esperado a longo prazo.
Causa indeterminada
A partir de quantos graus é febre?
A temperatura normal do corpo humano é de 36,1 graus até 37,2 graus, dependendo do organismo. Quando ela sobe para 37,3 graus é considerado uma febre baixa, não preocupante em adolescentes e adultos. No caso dos bebês, considera-se algo diferente quando a temperatura corporal está a partir de 37,3 graus nas axilas. Já é o suficiente para considerar febre, pois o bebê é mais frágil e necessita de mais atenção.
Quando a temperatura em adultos sobe para 38 graus ou mais é considerada uma alta de temperatura que requer atenção e mais preocupante, pois o corpo não pode ficar muito tempo nessa temperatura. Se chegar a passar de 39 graus é possível que o corpo esteja sofrendo uma forte agressão e a pessoa também irá experimentar os efeitos do excesso de temperatura, como alucinações e convulsões, em alguns casos.
Sintomas que podem vir junto

Os sintomas que surgem junto com ela variam muito de acordo com a doença ou a condição que está afetando o corpo. Em uma gripe, por exemplo, surge junto com calafrios, suor, dores por todo o corpo, fadiga, tosse, espirros, catarro e falta de apetite.
Cada doença tende a manifestar seus sintomas clássicos junto com o aumento da temperatura corporal. Mas quando está muito alta, superior a 39 graus, também pode causar alucinações, confusão mental, convulsão e desidratação, em especial quando a pessoa está apresentando quadros de forte diarreia e vômito, pois há grande perda de água.
Quando procurar um médico
O médico pode ser procurado quando se percebe que a temperatura corporal está acima dos 38 graus. Como existe a necessidade de avaliar outros sintomas e conhecer a situação de saúde da pessoa antes de dar qualquer tratamento, o melhor a fazer é procurar um médico, ainda que o problema não seja grave. É uma questão de segurança.
Quando a alta de temperatura vier acompanhada de sintomas como manchas na pele, gemidos, mudanças de comportamento, dificuldade para respirar, vômito, diarreia e dor de cabeça intensa, é necessário levar o paciente para a emergência.
Como tratar?
O tratamento não é feito somente para baixar a temperatura. Ele precisa ser prescrito para tratar o que está causando-a, então varia muito conforme o caso de cada paciente. Se for apenas uma gripe com sintomas clássicos, ela pode ser aliviada com compressas de água fria e mantendo a pessoa em um ambiente bem arejado e fresco. Se persistir por mais de um dia ou se os sintomas piorarem, o paciente deve ser levado ao médico.
Em alguns casos, para as não muito altas, até 38 graus, podem ser administrados antitérmicos que ajudam a regular a temperatura e aliviar o desconforto. Mas não se deve usar esse medicamento para baixá-la sem saber o que está acontecendo no corpo do paciente, pois a temperatura serve como aviso de que algo ainda está errado, então, não é recomendado “esconder” esse sintoma.

